segunda-feira, outubro 20, 2008 |
Do servo e livre arbítrio |
Na relação do divino com o mal, a nossa tendência é balançar para um dos lados do problema, ilusoriamente tranquilizando a tensão aporética nas nossas cabecinhas ilustradas – ou o divino decide e decreta o mal e a condenação (palavras do coração endurecido); ou não há mal originário nem condenação universal (palavras do coração amornado).
Catolicidade: manter a noção do pecado original, separação universal do género humano com o divino (a crueldade e isolamento egoísta das crianças, senhores); manter igualmente a lucidez de que, intrincados ao mal fulguram a beleza e a bondade, que espelham em acto o divino (o divino em acto espalham todas as belas e boas obras, senhores).
Escolher um dos polos em detrimento do outro, heresia é; o que também não tem a gravidade histérica que os corações endurecidos pretendem; nem a indiferença muda que lhe atribuem os de coração morno.
Só o fio do funâmbulo, detém o sentido.
Vítor Mácula
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posted by @ 10:29 da manhã |
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10 Comments: |
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1- 'o divino decide e decreta o mal e a condenação (palavras do coração endurecido)'.
R:. Indirectas à parte, Mácula, podes dar-me um exemplo bíblico que quem é dito estar endurecido quanto ao Evangelho por crer que Deus decreta o mal e a condenação? E se sim, Job e o próprio Senhor estariam endurecidos quando disseram isto?:
'Receberemos de Deus o bem, e não receberemos o MAL? Em tudo isso NÃO PECOU Job com os seus lábios' (Job 2:10).
'Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e CRIO O MAL; eu sou o Senhor, que faço TODAS estas coisas' (Isaías 45:7)
'Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era MÁ CONTINUAMENTE' (Génesis 6:5).
2- 'Escolher um dos polos em detrimento do outro, heresia é'.
R:. Com que autoridade o dizes? Bíblica, patrística, histórica? Nesse caso, não só Pelágio mas também Sto Agostinho era herege, tal como Paulo, por defender a depravação total do ser humano já de nascença (coração endurecido?), e de crer que o Senhor salva o homem, morto nos seus pecados, monergicamente.
3- 'Só o fio do funâmbulo, detém o sentido'.
R:. Visto que a salvação do homem se balança nesse fio, would you care to elaborate aos nossos corações endurecidos? É chato quando toda uma cosmovisão se fundamenta numa metáfora.
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Soli Deo Gloria.
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Do que sabemos ou pensamos saber de Pelágio, sobretudo configurado pela contraposição agostiniana, seria uma posição que negaria a condenação congénita, e que tenderia a afirmar a possibilidade de comunhão com o divino a partir da estrita humanidade própria. Dito de outro modo: corresponderia a um coração amornado.
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Agora eu, lol... Jesus disse "Que TODO aquele que vê o Filho e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia"
Leio que somos livres... mas precisamos de Deus. Não haverá meio termo entre os duros e os mornos, meus amigos? Pelágio será morno, mas já Agostinho tão nitido...
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Meio-termo não, cbs, qu’ isso é para o nicomaqueíco Aristóteles e para o utilitarista Stuart Mill e para o liberal Walser etc; meio termo it’ s only human LOL
Manter a tensão entre os dois pólos como dois braços abertos na cruz: as obras e a criação espelham e espalham o divino; e simultaneamente, sem Ele, somos incapazes de O agir em nós. Por isso S. Paulo fala de vermos o que devemos ser e fazer, e agirmos na contramão de tal.
Agostinho é funâmbulo, “Do livre arbítrio” à “Predestinação dos santos”; e não se tratam de contradições, mas da conciliação cristã entre as tensões máximas da existência. O fio é subtil, mas consistente.
abraço
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Mas a solenidade com que se arranja um catálogo de heresias por aqui...
O Bem teve um príncípio. O Mal também. E uma coisa tenho eu a certeza - um é o oposto do outro. O resto, vai-se decidindo a cada dia, nos caminhos da vida.
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Bem, mana, não sei se se trata de catalogar… A heresia é uma categoria teológica, e que corresponde às confrontações da pinha e da vontade com o divino, com a incarnação, com a revelação… Não se trata de definir salvações e perdições como derrapa imediatamente o nosso ignaro orgulho; trata-se de tentar dar resposta à surpreendente presença do carpinteiro nazareno, e às implicações limite do verbo divino feito humano sem reduzir este a mais um rol de categorizações e, precisamente, catalogações com que brindamos os nossos mais ou menos evidentes jogos de poder e manipulação. Quanto ao Mal, o Bem é o seu princípio, ó maniqueísta: por exemplo, não há injustiça sem uma noção prévia de justiça, tal como não há doença sem um corpo são para minar. bjocas, pá
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A noção de Bem em sentido moral incide directa ou indirectamente sobre acções, omissões ou intenções. Tal noção insere-se na esfera prática da actividade humana. E de facto é importante ter presente que, como diz o Vitor, se a definição de bem não foi construída do ponto de vista da noção de mal, a definição de mal foi construída do ponto de vista da noção de bem.
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Pelágio diz ámen.