domingo, outubro 12, 2008
Nueva Esperanza - a razão de sucesso desta comunidade
"'Na Nicarágua governavam os sandinistas e estes camponeses aprenderam com eles a trabalhar em sistema cooperativo (...). Desde então nunca quiseram redistribuir a terra em sistema de propriedade privada (...)
Deve-se à opção religiosa da comunidade. decidiram manter-se católicos, continuaram unidos. Muitas outras comunidades abraçaram as seitas evangélicas e desfizeram-se (...)'
Em 1969 foi publicado um estudo encomendado por Nixon à Fundação Rockfeller, sobre, entre outras coisas, a acção que a Igreja estava a desempenhar na América Latina. O relatório Rockfeller foi peremptório: 'A Igreja Católica deixou de ser um aliado de confiança para os Estados Unidos'. (...)
Washington reagiu e financiou com milhões de dólares a penetração de seitas evangélicas apocalípticas na América Latina, entre eles os mórmones, as Testemunhas de Jeová, o tele-evangelista Pat Robertson e a seita do reverendo Moon(...)
Algumas centenas de padres e catequistas católicos foram assassinados, ao longo dos anos oitenta, para facilitar esta penetração."
(Artigo de Gonçalo Cadilhe in revista do Expresso deste fim-de-semana)

timshel
posted by @ 8:46 da manhã  
4 Comments:
  • At 12 de outubro de 2008 às 12:31, Blogger Hadassah said…

    "Washington reagiu e financiou com milhões de dólares a penetração de seitas evangélicas... entre eles os mórmones, as Testemunhas de Jeová, o tele-evangelista Pat Robertson e a seita do reverendo Moon(...)"

    Gostava de esclarecer que nem os Mórmones, nem as Testemunhas de Jeová, nem o Reverendo Moon têm nada que ver com a Igreja Evangélica ou com o Protestantismo... são de facto seitas, mas não evangélicas.

    São as conclusões fáceis da ignorância: "tudo o que não é católico, é seita, se é americano, logo, é evangélico..."

     
  • At 12 de outubro de 2008 às 18:28, Blogger zazie said…

    Não posso crer! o bacano ressu-excitou

    ":O)))

    Beijocas, mil saudades

    É que por mail, nada...

     
  • At 12 de outubro de 2008 às 19:09, Blogger maria said…

    Olá, Timshel. Gosto em "ver-te" :)

    Não conhecia estes dados. Hei-de procurar mais sobre o assunto. Não sei o que se passa com os vários movimentso religiosos, mas o catolicismo está vem vivo na América latina, bem mais que na Europa. Muito fruto da Teologia da Libertação. Pesem as contrariedades que tem sofrido.

     
  • At 12 de outubro de 2008 às 23:53, Blogger cbs said…

    Sê bem aparecido Tim
    Já agora, não me parece que alguma vez Washington tenha tido na Igreja Católica um aliado, e muito menos um aliado incondicional.
    E comungo do que diz a Hadassah; evangélicos, jeovás e reverendos Moon não me parecem miscíveis, de todo...

    Meu caro, como sabes, há que não sobrestimar o Expresso ;)

    grande abraço de saudades

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here