sexta-feira, março 05, 2010
À vossa

A minha tarefa postadora no Trento termina aqui; nenhum motivo religioso ou inter-confessional esteve em jogo; e também nada que tenha que ver com o que tem decorrido, interessante e interpelantemente, nos posts e comentários.

Agradeço ao ex-trentista Tiago Cavaco o convite para no Trento se aturarem os dislates e expressões da minha conturbada e contínua conversão; agradeço aos irmãos Leal, ao Cbs e ao Timshel, a civilidade e humanismo com que, em divergências e concordâncias, sempre enriqueceram o diálogo, e me fizeram crescer espiritual e teologicamente; a vós, à Beguina, ao Nuno Fonseca, ao Paulo Ribeiro, ao Rui Alme, e aos restantes postadores com quem não tive diálogo directo ou nem estive em simultâneo no Trento, assim como à Hadassah, à Zazie, à MC e restantes comentadores e silentes leitores – agradeço o tudo e tanto que aqui blog-vivi e aprendi.

Salud, e que Deus vos guarde.
.
vítor mácula
posted by @ 1:10 da tarde  
19 Comments:
  • At 5 de março de 2010 às 13:48, Blogger zazie said…

    Estou um tanto perplexa e ficarei com a sensação que contribuí para esta estranha coincidência.

    Só posso lamentar pois muita atenção simpática devo ao Vitor, inclusive fora da net.

    E lamento o que não terá nunca hipótese- a maldita mistura de política com religião.

    Pela minha parte devia ter dado uma corrida à Bluesmile e deixado estas coisas para outro lugar.

    Mas ela fechou comentários no blogue dela, apesar de me atirar para a primeira página e foi aqui que quis a chicana.

    Como nunca se tratou de nenhum masturbação teórica acerca de abstracções de sexualidade mas de uma medida recentemente aprovada parcialmente em Portugal e que ainda quer aprovar o que falta- o tal lado sórdido que combato- é difícil silenciarem-me, ainda que com a originalidade do discurso fanático ateu e jacobino ser protagonizado por quem se diz católico e em absoluto estado de pureza confessional.

    Espero que voltes, Vitor. Se é por isto que se apaguem os posts e deitem fora os comentários.

    A ti sempre chamei mestre e é nesse saber que gostava de escutar.

    O resto é ideologia e lutas de poder com as quais nem tu nem eu nada temos a ver.

     
  • At 5 de março de 2010 às 13:55, Blogger maria said…

    um abraço forte, mano

     
  • At 5 de março de 2010 às 13:57, Blogger Nuno Fonseca said…

    He's going nowhere. Isto já se resolve.

     
  • At 5 de março de 2010 às 13:59, Blogger BLUESMILE said…

    Não faças isso, Vitor.
    Se é por tão pouco, deitem fora todos os meus os comentários.
    Devia ter deixado que me insultassem sem reagir, mas ao fim do centésimo post de obscenidades confesso que perdi a paciência.
    Mea culpa.
    Acho perturbadora (e perturbada) a religiosidade a tender para o fundamentalismo e o ódio explícito, parece-me que ainda grassa uma visão muito maniqueísta do catolicismo, mas acredito na conversão.
    Na dos outros e na minha, que bem preciso.

     
  • At 5 de março de 2010 às 13:59, Blogger zazie said…

    Já agora posso confessar uma coisa.

    É verdade que ultimamente tenho pensado maior aproximação à Igreja com que sempre simpatizei.

    Não se trata de ir à missa, pois isso já o fazia. Mas da tal aproximação que não seja apenas esta forma solitária que tenho.

    E posso dizer que as únicas pessoas que me levaram a pensar na questão (fora da net não tenho contactos religiosos) foram o Luís (há já muito tempo) e recentemente tu- Vitor.

    E lembrei-me disso quando disseste ao Nuno que podias indicar padres com boa formação doutrinária e humana para tal.

    Esta questão das causas fracturantes, feitas em nome de católicos, baralhou-me. A ignorância é minha- precisamente por não ter contactos com professos.

    Do mesmo modo que há muito me baralha a espécie de estranho catolicismo debitado por vários religiosos, pela pena jornalista do Frei Bentes Rodrigues e até o que o cardeal Policarpo várias vezes debita.

     
  • At 5 de março de 2010 às 14:04, Blogger Nuno Fonseca said…

    @ Zazie

    Foi o Luís que disse isso de me aconselhar gente.
    O cardeal D. Policarpo é muitas vezes quote-mined pelos média. O Bento Domingues é... Bento Domingues - e chega.

    @ BLUESMILE

    Não se dê tanta importância, que não a tem. Continue a crer na conversão, que faz muito bem. Ao menos isso.

     
  • At 5 de março de 2010 às 14:04, Blogger zazie said…

    Agora esta estúpida da casuística inquisidora não.

    Esta não mente nem vira o bico ao prego e a esta sim, a esta trato da saúde se ela tiver coragem de resolver a questão noutro lado.

    A única pessoa que anda em todos os blogues, que nem uma endemonihada, a apelidar meio mundo de "homofóbico" é ela.

    E fá-lo de cartilha ateia e jacobina na mão, ao lado dos militantes mata-frades de sempre que têm como inimigo principal a força da moral da Igreja Católica no que ainda resta de povo português.

     
  • At 5 de março de 2010 às 14:14, Blogger BLUESMILE said…

    "a esta sim, a esta trato da saúde se ela tiver coragem de resolver a questão noutro lado."

    Isto é uma ameaça à integridade física?

    Tenha cuidado, que a sua inimputabilidade não está predeterminada à partida ( embora haja fortes indícios)
    e pode mesmo ter de responder "noutro lado" pelo que escreve publicamente.
    Um coisa é o insulto,
    outra a ameaça á integridade física.
    E, se a primeira pode não ser crime , pois há liberdade de expressão, e segunda é um crime tipificado.

    saudações.

     
  • At 5 de março de 2010 às 14:35, Blogger zazie said…

    Se tens medo de levar uma murraça pelo monitor, sim.

    É uma ameaça física que o meu teclado consegue produzir.

     
  • At 5 de março de 2010 às 15:05, Blogger BLUESMILE said…

    Ah ... era só uma cena à croquete e batatinha... ()

    infantilidade pura, portanto,
    com total inocuidade.

    gosto destes circos ecuménicos.

     
  • At 5 de março de 2010 às 16:54, Blogger Vítor Mácula said…

    companheiros e companheiras

    então, caramba, como eu digo no post, não tem nada que ver com posts nem comentários.

    trata-se de uma decisão pessoal.

    se saísse por causa de chapadarias, que raio, ´tinha saído logo ab initio LOL

    quanta a diálogos que não possa ou não queira ter, faria como sempre fiz: não os tenho, ponto.isto é blog-diálogo livre, caramba 2.

    não exponho os motivos, simplesmente porque considero que não são blog-públicos; que raio, já não há pudor e discrição? LOL

    é uma coincidência: nada tem que ver com os piparotes comentarados de vossas senhorias postadores e comentadores e eu próprio; também com eles cresço; e se faço um post relativo ao ódio e à caridade quando há refregas, é por mim, pelo cristianismo, sei lá... não é acusação a ninguém.

    isto sempre foi um "fight" e "flight" clube, não? ;)

    beijos e abraços

     
  • At 5 de março de 2010 às 16:57, Blogger Vítor Mácula said…

    PS para evitar especulações e conspirações: é evidente que o meu diálogo com o Nuno Fonseca está assaz bloqueado já há algum tempo, por motivos de civilidade, que considero, certa ou erradamente, não serem respeitados; mas nesse caso também já teria saído há muito; não há novelas nem novelos: saio como entrei, que coisa...

     
  • At 5 de março de 2010 às 16:59, Blogger Vítor Mácula said…

    PS 2: é que ainda por cima, ao pressuporem motivos que o meu post de despedida nega, estão-me a chamar mentiroso JAJAJAJAJJAJAJAJA!

     
  • At 5 de março de 2010 às 17:08, Blogger zazie said…

    ehehehhe

    És maluquito.

    Que a gargalhada alarve e gótica te acompanhe

    jajajajajajajaj

    A minha é em minúsculas porque só simpatizante

    ":OP

     
  • At 5 de março de 2010 às 17:22, Blogger Vítor Mácula said…

    strong blood ;)

     
  • At 5 de março de 2010 às 17:23, Blogger BLUESMILE said…

    Ufa, se é só por isso
    encontramo-nos por aí,

    no sítio do cortume

    :)

     
  • At 5 de março de 2010 às 17:26, Blogger Vítor Mácula said…

    do curtume, sim, bluesmile, há-que tratar sempre das cordas e velas de navegação ;)

     
  • At 6 de março de 2010 às 12:15, Blogger cbs said…

    este convento de doidos tá a seguir o rumo medieval. no fim ficam um ou dois a cortar lenha e limpar corredores vazios.
    Tá certo, faça-se a vontade dos senhores...

     
  • At 6 de março de 2010 às 17:39, Blogger Wagner said…

    AO NUNO: Caríssimo, gostaria de saber mais sobre sua conversão. Se puderes entre em contato pelo e-mail opossiveleoextraordinario@gmail.com Grato!

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here