"Não conseguem ser cristãos, nem conseguem deixar de ser anticristãos duma vez por todas. A atmosfera que respiram é, toda ela, de reacção: é uma atmosfera de amuos, perversidades, críticas mesquinhas. Continuam a viver à sombra da fé, mas perderam a luz da fé.
Ora, a melhor relação que podemos ter com o nossos lar espiritual é vivermos suficientemente perto dele para o amarmos; a segunda melhor, porém, é vivermos suficientemente longe para não o odiarmos . . . O pior juiz de todos é aquele que, hoje em dia, mais se presta a fazer juízos: é o cristão mal formado, que se vai transformando gradualmente num agnóstico maldisposto, enredado até ao fim numa batalha cujo começo nunca compreendeu.'
in O Homem Eterno, trad. Mª José Figueiredo, Alêtheia Ed.
'Conheço as tuas obras, que não és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca!' (Apocalipse 3, 15-16)
Nuno Fonseca Asinus asinum fricat |
Nuno,
tu tem calma! A Igreja católica é também as pessoas. É também os ministérios. E o que por aqui vais derramando entusiasmado nem sequer é o critério do Magistério. Lê as cartas de Bento XVI e não encontras nelas o mínimo sinal do que aqui estás a defender.