quarta-feira, maio 28, 2008

Ter uma fé clara, segundo o Credo da Igreja, é frequentemente rotulado como fundamentalismo. Enquanto que o relativismo, isto é, o deixar-se levar de um lado para o outro, ao sabor de qualquer vento de doutrina, surge como única atitude digna dos tempos modernos.
Vai-se assim constituindo uma ditadura do relativismo que não conhece nada como definitivo e que deixa como última medida apenas o próprio eu e os seus quereres.
(Bento XVI, Homilia da missa pro-eligendo pontífice, 18/05/2005)
cbs

posted by @ 7:07 da manhã  
10 Comments:
  • At 28 de maio de 2008 às 13:19, Blogger maria said…

    e o que é uma fé clara? qual é a receita para?

    eu sei que foi o papa que o disse.

     
  • At 28 de maio de 2008 às 14:25, Blogger cbs said…

    MC
    creio que o Papa se refere ao Credo da Igreja Católica.
    também eu, vejo aí, um enunciado claro.

     
  • At 28 de maio de 2008 às 17:13, Blogger Vítor Mácula said…

    Olá, cbs

    Tudo o que é natural e humano é relativo a Deus; Deus é o absoluto de que tudo é relativo.

    O problema é quando tornamos absoluto algo de relativo, como se sabe.

    E o facto de Jesus ser a execução de ambos no mesmo sujeito, é a densidade do cristianismo, e que produz a dinâmica da conversão concreta, da transformação de si.

    Quanto à clareza do credo, lá venho eu ser vilipendiado por obscurecer e complicar o que é claro como a água e simples como a fome matinal; afinal, toda a gente sabe claramente o que é a ressurreição dos mortos, uma vida humana consubstancial a Deus, a união de nosostros nessa consubstancialidade gratuitamente oferecida etc

    LOL

    Abraço

    PS: Olá, mana!

     
  • At 28 de maio de 2008 às 17:19, Blogger Vítor Mácula said…

    PS 2: outra coisa, e muito importante para mim, é a salvação não depender do “saber claramente”

     
  • At 28 de maio de 2008 às 19:48, Blogger maria said…

    o meu mano, já deu comentário que baste.

    Mas não indo muito longe no raciocínio, peguemos no seguinte:

    a fÉ,sucintamente, é a nossa resposta, ao Deus que se revela. Onde é que está a capacidade de clareza da nossa parte?

    Afirmar o contrário, não vejo que possa ser outra coisa que não fundamentalismo.

    Eu quando rezo o credo, rezo-o com a convicção de milhões e milhões de cristãos que o rezam comigo e de muitos mais que já o rezaram e hoje vivem na Glória (por isso, para mim é fundamental viver em pertença a uma igreja), mas a fé pressupõe a dúvida, se não não era fé.

    Mas compreendo o papel do Papa. Ele não é um Zé maria qualquer a falar da fé.

    Não sei é se essa posição é a resposta adequada aos anseios da humanidade e a resposta certa ao que Deus quer dele.

    Não se estará a substituir a Deus, colocando as coisas assim?

    E, como diz o Vítor:" a salvação não depende da tal fé clara".

     
  • At 28 de maio de 2008 às 23:52, Blogger cbs said…

    Não tenho grande comentário a fazer,provávelmente concordamos todos com o Papa.

    Mas, e isto é pessoal; quando dizes Vitor: "muito importante para mim, é a salvação não depender do “saber claramente"

    Digo que, apesar de me interessar a salvação - e interessa dizer o que significa; liberdade na obediencia? vida eterna? união com o Pai? - para mim o importante é mesmo a Fé.

    Porque é da Fé que nasce o Amor - escrevo sempre com letra grande, desde de que o Tiago Oliveira me chamou a atenção,de que todo o Amor vem de Deus - e por consequencia o serviço ao próximo, como Ele nos pediu.

    O que me importa é amar; amar o Pai; amar o próximo.
    A salvação (o que quer que signifique) deixo-a com Deus.

    abraços Mc e Vitor

     
  • At 29 de maio de 2008 às 13:17, Blogger maria said…

    ou eu ando mesmo nhurra ou a salvação só pode ser uma coisa: AMOR.

    Mas isto são os nossos dizeres nebulosos.

    abraços amorosos :)

     
  • At 29 de maio de 2008 às 14:17, Blogger cbs said…

    e provavelmente é isso mesmo: o Amor de Deus

    tens razão Mc... nhurro ando eu ;)

     
  • At 5 de outubro de 2016 às 08:50, Blogger Unknown said…

  • At 23 de novembro de 2016 às 01:11, Blogger xjd7410@gmail.com said…

Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here