domingo, maio 18, 2008
A Nova Era Já Era Desde a Serpente, pt 2.
Do episódio intitulado 'Expiação' da série Serviço de Urgência, surge uma crítica à impraticabilidade da espiritualidade da Nova Era, quando certo indivíduo se confronta com uma emergência moral, no meio do desespero com que uma pós-modernidade sem ética lhe infectou, e em que um homem, em pleno leito de morte, aclama a uma Autoridade Supra-Existencial para que justifique a sua humanidade, a que vê, num momento de lucidez moribunda, como iníqua e irredimível.



"(...) E ele demorou 90 segundos a definhar. Meses mais tarde, um agente da polícia apresentou o caso. O rapaz foi julgado pelo homicídio. Mas não cometeu o crime.
— O senhor não tinha possibilidade de saber disso.
Deus tentou impedir-me de matar aquele homem inocente, e eu ignorei-O. Como é que eu posso sequer esperançar por perdão?
— Penso que por vezes é mais fácil sentirmo-nos culpados que perdoados.
E isso significa o quê?
— Que talvez a sua culpabilização destas mortes se tenha tornada a sua razão de viver. Talvez precise duma nova razão para progredir.
Mas eu não quero 'progredir'... - Não vê que estou velho, com cancro? A única coisa que me sustém é o ter medo. Tenho medo do que se segue.
— E o que pensa o senhor que isso é?
Diga-me você a mim, ou é assim tão difícil? O que quer Deus de mim?
— Penso que cabe a cada um de nós interpretar o que Deus deseja.
Para que façamos o que nos apetecer - matar, violar, roubar,... - e isso, quando em nome de Deus, está certo?
— Não, não foi isso que estou a dizer.
Então, o que está a dizer, afinal? Porque tudo o que ouvi de si até agora foi só porcaria dessa Nova Era do 'Deus é amor', 'faz o que te dá na gana'!
Dr. Truman!...
Não, eu não tenho tempo para isto agora!
— Dr. Gregg, está tudo bem. Olhe, eu compreendo... -
Não, você não compreende! Como pode ter coragem para dizer-me isso? Oiça-me lá: quero um capelão a sério, que acredite num Deus a sério, e num Inferno a sério.
— Ouvi dizer que anda frustrado, mas precisa de se questionar se... -
Não, eu não preciso de me questionar coisa alguma! Preciso é de respostas! E todas as suas perguntas e a suas incertezas só pioram tudo!
— Eu... eu sei que o senhor está perturbado... -
Preciso é de alguém que me olhe nos olhos, e me diga como encontrar perdão, porque a mim não me resta muito tempo.
— Estou só a tentar ajudá-lo... -
Não tente! Vá-se embora!"

Nuno Fonseca
posted by @ 5:00 da tarde  
1 Comments:
  • At 19 de maio de 2008 às 14:08, Blogger Pedro Leal said…

    "Preciso é de alguém que me olhe nos olhos, e me diga como encontrar perdão."

    É aqui que os cristãos não podem falhar, porque não há mais ninguém qeu o possa fazer.

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here