sexta-feira, maio 02, 2008
Acção humana e tretas minhas

Alguns, com muito poucos gestos, fazem muito.
Outros, com muito mais acção, farão pouco.
A diferença, parece-me, está na alma...
A alma animal reage instintivamente.
A alma humana age por reflexão.
A alma cristã age reflectindo... mas reflectindo a Fé em Cristo.

Ajudar os outros a cristianizarem-se deveria seguir esta sequência, parece-me; Ajudar a passar progressivamente da acção instintiva à acção reflectida; e da reflexão à acção na Fé.
cbs
posted by @ 11:37 da tarde  
3 Comments:
  • At 3 de maio de 2008 às 11:10, Blogger Vítor Mácula said…

    Sim, se "fé" fôr também acção do próprio Deus em nós. E se a reflexão não fôr a negação nem do instinto nem da graça, mas uma relação viva com estes.

    De quem é a cena na foto?

    Bom dia :)

     
  • At 3 de maio de 2008 às 11:25, Blogger cbs said…

    Bom dia Vitor
    depois dehá bocado ;)

    o que dizes é o que digo.
    quanto à foto, estava no meu arquivo sem nome, hélas... ainda procurei porque normalmente linko o autor, mas não descobri. No meu arquivo diz "Christ" só...

     
  • At 3 de maio de 2008 às 11:27, Blogger Vítor Mácula said…

    Lá Christ é... ;)

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here