sábado, abril 14, 2007
Boutade
O que é então acreditar?
Falamos bastante mal de "crer" quando não fazemos o trabalho de casa prévio, que consiste em reconhecer o fundamento fenomenológico último daquilo que falamos.

Assim, tratamos espontaneamente o acto de crer como um acto de pensamento.
Referida ao pensamento intelectual (cogitatum) e tratada como um modo deste (racional), a crença não pode deixar de ser mais do que uma forma inferior, na medida em que nunca mais chega a ter uma evidência clara daquilo que crê.

Creio em Cristo, quer dizer “estou certo da Verdade que há Nele.”
Na vida, toda a relação se edifica entre os “Si” transcendentais, entre os “Eu” imanentes; “Eu estou certo da Verdade que há Nele” quer dizer “Eu estou certo da verdade que há em Ti”
Mas como posso eu estar certo da verdade que está Naquele a quem digo “Tu”, a não ser porque a Verdade dele está em mim?
A verdade que está em mim (a minha própria certeza) sendo a Verdade que está Nele, implica (aqui racionalmente) necessáriamente que Lhe é homogénea, não sendo com efeito pensamento algum, mas a própria Verdade do Verbo... que em mim se acendeu.
cbs inspirado fenomenológicamente
posted by @ 2:27 da manhã  
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here