terça-feira, julho 17, 2007
Há dias assim
Há dias em que vivemos sentimentos dos mais paradoxais em relação aos católicos.

Há dias em que um Pastor Protestante também se põe a caminho de Fátima. Exactamente, directo à Cova da Iria (desenganem-se os que pensem que não fui apenas para ajudar um amigo).
Há dias que, pela manhã, um pequeno passeio pelo santuário é suficiente para deixar as entranhas completamente revoltas. A idolatria pura e dura, o negócio religioso bem ao estilo do templo nos tempos de Jesus, entre outras… (tudo isto sem colocar em causa a fé genuína dos que por ali passam)

Mas, também à dias em que compramos livros de autores católicos. “O regresso do filho pródigo” de Henri Nouwen e “A construção de Jesus” de José Tolentino Mendonça.
Há dias em que se almoça à mesa com católicos (sem ser no 31 d´armada). À minha esquerda Peter Stilwell, à minha direita Vitor Feitor Pinto e à minha frente José Nuno Silva (Coordenador Nacional dos Capelães Hospitalares). Mais tarde ainda estar com pessoas ligadas à pastoral da saúde e ouvir do seu trabalho e da sua fé.
(já para não falar de alguém que me reconheceu como um dos autores deste blogue, sem ainda eu ter percebido bem se se referia a mim ou ao Tiago Cavaco – por favor esclareça-me…)
E o perceber que a fé dos católicos não é apenas fátima. Que fátima é parte das idiossincrasias dos católicos e que, embora biblicamente aberrante, não é o todo da sua fé.

Há dias em que as nossas convicções ficam ainda mais reforçadas, sem que isso signifique a “demonização” do outro.
Há dias em que o lema deste blogue toma ainda maior significado: “Protestantes e católicos. Juntos, mas sem efeminados trejeitos ecuménicos.”

Tiago Oliveira
posted by @ 10:37 da tarde  
4 Comments:
  • At 17 de julho de 2007 às 23:44, Blogger mulheres_estejam_caladas said…

    Não exactamente, mas andas perto.

    Sim acho que o ecumenismo é um sentimento feminino:
    Deus tem coração de mãe amorosa que conforta todos os seus filhos, pois todos têm lugar no seu coração, por muito diferentes que sejam, Deus é uma galinha que junta os seus filhos debaixo das suas asas.

     
  • At 18 de julho de 2007 às 00:00, Blogger zazie said…

    ahahaha já nem me lembrava

    Foi com essa rábula que o Trento arrancou. Até fiquei com saudades dessa mistura de humor cáustico com cristianismo

     
  • At 23 de julho de 2007 às 15:47, Anonymous Anónimo said…

    Tiago Oliveira, foi mesmo a ti que eu reconheci...!
    Dentro em breve, darei notícias. Como disse, necessito duma ajuda para a Formação dos Cooperadores.
    Depois, digo do que se trata.
    Um abraço.
    José António

     
  • At 24 de julho de 2007 às 10:40, Blogger Tiago Oliveira said…

    esclarecido...

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here