terça-feira, julho 10, 2007
Do hedonismo

calirezo

"E quando a nossa procura da verdade está no hedonismo e na busca do prazer momentâneo? Será isso proibitivo socialmente?" Antonius Block

Peço desculpa, porque creio repetir-me, contudo nunca será demais colocar pontos em sítios certos, com a tua licença, Antonius.
O Hedonismo, a doutrina que faz coincidir o bem com o prazer imediato, é parente daquela ideia muito actual, de que não devemos nunca perder cada oportunidade que se oferece, porque não sendo senhores do tempo, o que se perde não volta mais.
Esta treta é fácil de objectar como fizeram Platão e Aristóteles.
Em primeiro lugar o bem do próximo não coincide com o meu prazer egoísta.
Em segundo lugar o meu bem pessoal ainda menos coincide com o prazer, pois há muitos prazeres que me são nocivos (o tabaquito por exemplo, lol);
Em resumo, o Hedonismo parece-me básico, animalesco e estúpido (o que, já agora, confesso que muitas vezes sou).
Amiúde a análise dos conceitos simplesmente acaba com as discussões, lolol
cbs

P.S.: não serve isto para discordar, porque neste comentário concordo com o que dizes Antonius. Só pra exclarexer :)
posted by @ 1:17 da manhã  
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here