quinta-feira, junho 28, 2007
Ficam-se?
Mário Soares vai presidir à Comissão de Liberdade Religiosa.
Depois do que o ex-Presidente da República tem andado a dizer dos evangélicos nos últimos anos, a Aliança Evangélica não vai protestar ou, mínimo dos mínimos, pedir explicações por esta nomeação?

Pedro Leal
posted by @ 7:49 da tarde  
33 Comments:
  • At 28 de junho de 2007 às 22:36, Anonymous Anónimo said…

    Oh Pedro, estás a ser um bocadinho fanático. Daqui a nada ainda te apanho a falar com Deus ou assim.

     
  • At 28 de junho de 2007 às 22:37, Blogger Marco Oliveira said…

    É uma boa escolha.
    Um Republicano, Laico e Socialista, com certeza que será mais imparcial em matéria religiosa do qualquer crente.
    Mas ainda falta saber quem são os outros membros da Comissão.

     
  • At 28 de junho de 2007 às 23:13, Blogger Hadassah said…

    O Pedro tem toda a razão!Se alguém fez alguma coisa pela liberdade religiosa, que eu saiba, foi o Dr. Jorge Sampaio... Mário Soares não se coibiu de falar mal dos evangélicos, revelando-se pouco rigoroso e muito mal informado nas apreciações que fez.

     
  • At 29 de junho de 2007 às 12:56, Blogger knit_tgz said…

    Desculpem a ignorância: o que foi que ele andou a dizer dos evangélicos?

     
  • At 29 de junho de 2007 às 13:18, Anonymous Anónimo said…

    knit_tgz

    Aqui (www.portalevangelico.pt/noticia.asp?id=3127) está um exemplo - que liga com o comentário do samuel. Mas há muito outros na mesma linha, incluindo artigos de opinião escritos.

    Pedro Leal

     
  • At 29 de junho de 2007 às 14:30, Blogger samuel said…

    Olha...outro Samuel!
    Este nem de "de" ser o Úria.
    Assim a coisa pode complicar-se.
    Paciência...

    Mas indo ao assunto, "deiam" o benefício da dúvida ao Soares, pessoal. Mesmo cheio de defeitos e imprecisões, como dizem, ele fez mais pela liberdade, incluindo a religiosa, que qualquer evangélico que eu conheça e acreditem que conheci muitos, principalmente numa época em que era bem preciso que alguém fizesse alguma coisa...

     
  • At 29 de junho de 2007 às 14:33, Blogger samuel said…

    Errata:
    Onde se lê "Este nem de "de" ser o Úria", deve ler-se "Este nem deve "de" ser o Úria"

    Preciosismo:
    Não sou, nem nunca fui do PS.

     
  • At 29 de junho de 2007 às 17:23, Blogger Luís Sá said…

    Marco,

    Esse raciocínio faz tanto sentido como pôr um criacionista a moderar um debate cientifíco entre dois evolucionistas sobre um qualquer tópico da teoria da evolução. Afinal seria provavelmente imparcial quanto às posições de ambos, porque a ambos desprezaria. É uma péssima escolha.

    O ideal seria alguém com sensibilidade ao fenómeno religioso sem ter que ser necessariamente filiado em qualquer denominação. E existem pessoas dessas. Assim de repente lembro-me do Barata Moura mas existem outras com mais perfil político. Os "desiludidos do catolicismo" do nosso país, como dizia o Ruy Belo, seriam uma bela fonte de gente séria, com sensibilidade e não filiada. a antiga JUC foi prenhe em gerar figuras públicas de relação conturbada com o seu passado religioso mas com sensibilidade ao mesmo (o Barata Moura mas também um Bénard da Costa). Talvez já estejam é demasiado alheados da coisa. Escolha-se até alguém de alguma confissão religiosa a quem fosse reconhecida a imparcialidade possível. Mas o Soares é que é descabido...

    Admiro muito o Mário Soares, mas seria o último cargo no qual o veria a desempenhar um papel de jeito.

     
  • At 29 de junho de 2007 às 17:27, Blogger Luís Sá said…

    perdão, o Ruy Belo dizia "nós os vencidos do catolicismo".

     
  • At 29 de junho de 2007 às 18:19, Blogger zazie said…

    O Barata Moura ??!?!?!!?!?!??!

     
  • At 29 de junho de 2007 às 20:50, Blogger Hadassah said…

    Assim de repente avançaria nomes como um Adriano Moreira ...

    No Prós e Contras onde o Mário Soares fez as declarações descabidas, o Pacheco Pereira revelou-se muito mais esclarecido e sensato, quando entrou em nossa defesa. Não sei se não seria igualmente um candidato à altura...

     
  • At 29 de junho de 2007 às 20:51, Blogger Hadassah said…

    Quem é o Barata Moura? É o do Fungágá?

     
  • At 29 de junho de 2007 às 21:24, Blogger zazie said…

    é esse mesmo

    ";O))

    beijoca

     
  • At 29 de junho de 2007 às 22:29, Blogger Marco Oliveira said…

    Antonius Block,

    Mário Soares foi Advogado da Comunidade Baha'i antes do 25 de Abril; ele sabe o que são problemas de liberdade religiosa.

    Não é uma gaffe sobre muçulmanos ou evangélicos que o tornam menos apto para o cargo.

    Alternativas a Mário Soares poderiam ser Vera Jardim ou Sousa Brito.

     
  • At 29 de junho de 2007 às 23:43, Blogger Hadassah said…

    António estavas-te mesmo a referir ao cantor do Fungágá da Bicharada e do Galo Badalo e da Galinha Balbina? Tu não me faças rir! :)

    Esta ideia quase que podia concorrer no futuro a "Tesourinho deprimente" do Trento...

    Eh eh eh

     
  • At 30 de junho de 2007 às 00:10, Blogger samuel said…

    Hadassah
    Amiga, se não conhece mesmo nada do trabalho e envergadura académica do José Barata Moura e se quer ficar pelas cantigas para crianças, dê-me um ou dois exemplos de quem tenha feito muito melhor, antes de começar a rir...
    Aliás, se a ideia é desatar a rir de cantigas, há tanto por onde escolher, a começar pelas (tantas vezes lamentáveis) que se cantam nas igrejas.
    ...e agora deixa-me ir, que tenho de ensaiar
    Era uma vez um rei
    com uma grande barriguinha
    comia, comia
    e mais fome tinha...

    Paz.

     
  • At 30 de junho de 2007 às 01:03, Blogger cbs said…

    Ó Antonius, do Soares ao Barata Moura, com todo o respeitinho, vá o diabo e escolha.
    O prof. Barata Moura é um eminente kantiano, mas também tem a costela do materialismo dialético e muito dada à compreensão pelo religioso.
    Tenho um sincero respeito por ele, mas não o acredito como equilibrado quando entra a religião.

    E já agora, falas da JUC ou da JOC (juventude operária católica)?

     
  • At 30 de junho de 2007 às 01:22, Blogger Hadassah said…

    Tenho que dar a mão à palmatória ... desconheço por completo o currículo académico e intelectual do músico...se de facto é merecedor do lugar, admito que a minha ignorância tenha sido injusta.

    Associei-o de imediato à bicharada dos meus discos de vinil de criança e achei caricato...foi só isso.

    A surpresa seria a mesma se me viessem dizer que o ilustríssimo Adriano Moreira ou que o Mário Soares, foram no passado o Avô Cantigas...

     
  • At 30 de junho de 2007 às 02:43, Blogger zazie said…

    É esse, o da bicharada e o da filosfia. Mas é mesmo assim, ateuzinho e esquerdalho

    ":O)))

     
  • At 30 de junho de 2007 às 11:16, Blogger David Cameira said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 30 de junho de 2007 às 11:22, Blogger David Cameira said…

    Para fazer da religiões não católicas um " fungagá da bicharada " já lá está um não é preciso " reforçar o plantel ".

    Concordo PLENAMENTE com o Antonius isto de termos algum pseudo catolico ou ateuzado como presidente da CLR só se for para retardar, o mais possivel, as JUSTAS REIVINDICAÇOES DAS MINORIAS RELIGIOSAS

    Pq não o Antonio Reis, Vera Jardim, ou o Pacheco Pereira???

    Isto OBVIAMENTE dado q o Falecido Conselheiro Dias Bravo já não está entre nós !

    Se bem que o simples facto de, num pais de tradicao histórica católica ( conseguida e mantida sabemos bem como mas efectivamente reinante durante séculos )como o nosso, uma comissão da Liberdade Religisa NAO INCLUIR A IGreja CATOLICA ???...mas enfim...

    Samuel,

    Eu sou Socialista e digo-te q tens razao em parte, o programa Caminhos , durante 20 e tal anos sempre no mesmo horário e com a mm equipa " chefiada " pela jornalista Ana de Frias ( eu até cheguei a pensar q ela era evangélica ...)foi para o ar num governo de maioria socialista ou no governo da AD em q era 1º Ministro Mário Soares

    É tb verdade que nem todos os evangélicos são FUNDAMENTALISTAS DIREITISTAS BUCHISTAS e, supostamente, só a estes é q o meu camarada " Só ares " odeia de morte...

    Mas enfim, depois de alguns tristes resultados q o mm cidadão teve em eleições a que foi candidato não esperava tal indigitação

    ( para todos de novo )

    O q diria a Igreja Católica se, para presidir a um colóquio sobre as aparições marianas a realizarno Santuário de Fátima, comemorativo da nova basilica ( e até eventualmente para apresentar uma comunicação ) m escolhessem a MIM ???

    Achariam " piadaola " !

    Pois, a situação é parecida, julgo eu...

    Se é para achincalhar e fazer menoscabo da " coisa " pq não o Ricardo Araújo Pereira, que é tão famoso ?... e os outros " gatos " iam todos para lá parar tb como conselheiros do Presidente

    Enfim, se esta indigitação correr bem, tt melhor pq fartos da " maldita escravidão " tão o protestas ( por ex ) fartos vai para mais de 30 anos...
    Mas enfim esperaemos por mais desenvolvimentos

     
  • At 30 de junho de 2007 às 18:28, Blogger cbs said…

    "num pais de tradicao histórica católica como o nosso, uma comissão da Liberdade Religisa NAO INCLUIR A IGreja CATOLICA"

    ? ó David, fui lá ver agora e no Portal Evangélico (logo o primeiro)diz a composição.
    há dois representantes designados pela Conferência Episcopal Portuguesa e que em 2003 era o dr.Borges de Pinho e o padre Dr. Saturino da Costa Gomes

     
  • At 30 de junho de 2007 às 23:45, Anonymous Anónimo said…

    Depois do café sem cafeína, do leite desnatado, dos doces sem açúcar, nada melhor do que um ateu a presidir à Comissão de Liberdade Religiosa...

     
  • At 1 de julho de 2007 às 16:05, Blogger David Cameira said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 1 de julho de 2007 às 16:11, Blogger David Cameira said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 1 de julho de 2007 às 16:19, Blogger David Cameira said…

    Cbs,

    Antes de mais gostava de saber se esta 5 feira vais ao almoço no Medeia e a que horas lá estás pq eu estive lá na semana passada, pai 5 min, como nao vi ninguem fui-me embora pq tb tinha outros compromissos

    Realativamente ao post,

    Isso é verdade mas tu com esses comentário demostras ex professo o q eu apenas quis insinuar...

    A Ig Católica não se inclui, não se obriga, pela LLR - pq apenas se encontra vinculada á concordata que assinou com o Estado Portugues.

    Mas mm assim mandou para lá dois dos seus " enviados ",para fiscalizarem os privilégios q as minorias mão católicas andam a usufruir ?

    lol

    É assim ou bem q estão lá dentro e compõe a comissao ( e então, na pratica a concordat ficava revogada ) ou bem q dela se excluem e então pq tem lá representantes ??? nenhuma confissão religiosa não católica tem assento no organismo do estado portugues q supervisiona a aplicação da concordata...

     
  • At 1 de julho de 2007 às 16:43, Blogger David Cameira said…

    Eu tenho um bocadinho de nojinho deste blog, mas eles aqui tem razão:

    http://www.ateismo.net/diario/2004/07/hierarquia-das-igrejas-em-portugal.php

     
  • At 2 de julho de 2007 às 15:57, Anonymous Anónimo said…

    O meu alheamento ultimeiro dos seguidismos religiosos colocou-me numa posição de vantajosa objectividade na qual, ao passar os olhos detidamente em muitos dos posts deste blog e dos comentários, se torna por demais evidente e claro o culto de ódio a todos "os que não pensam como nós", aos ateus, aos católicos, etc. Ao ler tudo isto e voltando a lêr só cabe concluir que se há aqui alguma inpiração de Deus, só pode ser de um Deus de ódio e violência, mau e insultuoso, descriminador tão mau como descrevem os vossos "monstros inimigos" aqui nestes posts.
    Assim, e na responsabilidade que me cabe como membro da sociedade não deixarei de recomendar aos meus e a quantos conheço, que evitem todo e qualquer envolvimento e contacto com estas ideias alegadamente de Culto "Evangélico".
    O fel aqui destilado , presunçao e apropriação da Verdade é aqui tão aberrante que, com muita segurança afirmo que se este tipo de ideias vier a vingar não resultará uma sociedade melhor. Antes pior, mais intolerante, agressiva e estéril. É com sinceridade que vos digo que afinal até tenho estado mais perto de Deus do que pensava comaprando a minha postura na vida com a vossas posições expressas.
    Sem dúvida que o Mal está neste Blog.

     
  • At 2 de julho de 2007 às 17:48, Blogger samuel said…

    TRAU!!!

     
  • At 2 de julho de 2007 às 20:23, Blogger mulheres_estejam_caladas said…

    E se estas diatribes e a nossa condição de pecadores aqui exposta como deve ser, serve para alguém se aproximar de Deus, então este blog vale.
    Acho que uma das mais valias deste blog é que não fingimos santidade. Somos pessoas com dúvidas, ódios, manias. Podemos parecer que somos donos da verdade porque debatemos assuntos que nos tocam. Mas falo por mim: tenho dúvidas e muitas vezes me engano.
    Fomos criados à imagem de Deus, mas se calhar é boa ideia não nos seguir a nós, porque somos imagens difusas.
    O Tento para mim é um sítio de liberdade onde não preciso parecer santa, e porque não buscamos a aparência o comentador vê-nos em verdade: criaturas que buscam o criador com vontade e zelo, mas muitas vezes cegas e surdas.

     
  • At 2 de julho de 2007 às 22:54, Blogger cbs said…

    OK David
    quinta cerca das 13H
    abraço

     
  • At 2 de julho de 2007 às 23:08, Blogger Hadassah said…

    jamais diria melhor, mulheres_estejam_caladas...

     
  • At 3 de julho de 2007 às 16:33, Blogger David Cameira said…

    Um evangélico que não seja dominado pelo ódio ( ao pecado ) não tem piada...

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here