sexta-feira, junho 22, 2007
Minorias
Se há coisa que sempre julguei ter sido estabelecida para meu aproveitamento espiritual pelo Altíssimo, é o meu estatuto de homem branco de classe média/alta, católico e de Lisboa. Neste país, não há minoria na qual me pudesse integrar sem me submeter claramente ao rídiculo, e tendo em conta que vivo num país ainda assim parte da União Europeia e que os homens brancos continuam a dominar internacionalmente, estou em boa posição para me calar definitivamente quanto ao meu estatuto de oprimido. Não há nada no qual me possa refugiar sem ser a minha própria inépcia e miséria quando fico aquém do que seria desejável.

Mas depois há o João César das Neves e outros que tais na nossa querida Igreja, aos quais lhe parece que estão a ser vítimas de um ataque global de forças ateístas poderosas. Ainda que tal seja verdade, a postura de vítima é para mim o maior sinal de que a Igreja Católica está destinada a encolher tremendamente nos tempos mais próximos. A Igreja sempre foi atacada, o que é novo é esta posição de vítima indefesa. A virilidade que sempre caracterizou a Igreja na sua resposta às intempéries está fortemente abalada.

A Igreja já adoptou a postura de minoria no que ela tem de pior ainda antes de a ser de facto.

Antonius Block
posted by @ 11:49 da manhã  
4 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here