terça-feira, março 09, 2010
'O Senhor é o meu Estandarte.' (Êx 17,15)
O futuro do Trento e da minha participação nele não parece de todo luzidio. Mas ele há coisas que não consigo evitar de partilhar tal o encanto. Aqui vai.

O Catolicismo português - o verdadeiro, diga-se - sempre zelou por uma atitude muito in-your-face em relação à fé (o do tipo do jimbras que se descamisa para mostrar o Terço, o da chavalada com o pullover do Colégio, a iconografia na carteira, a liturgia-de-ourives que adorna a beata, etc). Hoje em dia, pelo contexto em que nos achamos, tais actos de ousadia cristã e orgulho crístico (aqueles que S. Paulo elogiava, espero eu) são contraculturais - e têm o seu quê de subversivo. E eu amo coisas como essas, como sabem. Coisas assim:
Quem não descobriu a alegria de não ser deste mundo estando nele não sabe ainda por que os mártires morrem a cantar hinos cristológicos. Quem não tem gozo em ser contracultural, ainda não provou a cereja no topo do bolo do Cristianismo. Mas, claro, vai sempre a tempo.

Nuno Fonseca
Ut Unum Sint
posted by @ 2:06 da tarde  
4 Comments:
  • At 9 de março de 2010 às 16:13, Blogger Claudio Yamin said…

    Valeu Nuno! Só para situar-te: sou de Brasília e li, hoje, o seu texto postado no blog do Carmadélio, Comunidade Shalom, Fortaleza/Brasil (http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/8245-de-lutero-a-roma-testemunho-de-conversao-de-um-protestante-que-descobre-se-filho-da-igreja-catolica) -> Achei, de fato, o texto muito bem fundamentado e escrito de uma maneira atraente... mas, aqui comento sobre a tendência de não expormos a nossa fé... e decidi que vou ser contracultural e não deixarei que o "respeito humano" seja mais forte que a minha consciência e o meu amor por Jesus e por sua Igreja!
    Shalom e Bem!

     
  • At 9 de março de 2010 às 16:55, Blogger Nuno Fonseca said…

    Sintam-se livres para a postarem. E obrigado por terem abrasileirado o texto, porque algum do vocabulário europeu nele presente tem significados muito distintos aí desse lado do Atlântico (if you know what I mean ;))

    Pace Et Bene

     
  • At 9 de março de 2010 às 21:50, Blogger BLUESMILE said…

    A coisa não vai lá com folclores ou sacropop.
    Mas há sempre quem goste....

     
  • At 13 de março de 2010 às 14:45, Blogger sofiasegredo said…

    essa tal forma de contracultura atrai mulheres... é que também é moda ser "out".

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here