quinta-feira, julho 02, 2009
Paulo e o túmulo
A 26 de Junho, o Cardeal Montezemolo, diz que “se tentou entrar no sarcófago com aparelhos microscópicos sofisticados, mas não foi possível pois o sarcófago tem uma espessura de 25 centímetro e não filtra nada”. Dois dias depois, o Papa Bento XVI afirma que “uma sonda foi inserida no sarcófago, guardado sob o altar principal. Dentro do local, foram descobertos um tecido de linho de cor púrpura laminado em ouro puro e outro de cor azul com fios de linho (...) Também foram encontrados pequenos fragmentos ósseos".
Não querendo armar-me em personagem do Umberto Eco, gostava de saber como se resolve esta aparente contradição entre o Cardeal, responsável pelo local onde está o pretenso túmulo, e o Papa. A hipótese de uma “pesquisa relâmpago”, de última hora, fica posta de lado porque os resultados demorariam sempre mais tempo a chegar. Como, então, e assumindo que os dois falam verdade, resolver o problema?
Mas, mistério à parte, este episódio do túmulo parece mostrar que está de boa saúde na Igreja de Roma a pretensão de autoridade baseada na posse de relíquias. Paulo, pelo que conhecemos dos seus escritos, que os católicos foram convidados a ler nestes últimos meses, certamente rejeitaria tal pretensão.

Pedro Leal
posted by @ 10:40 da tarde  
2 Comments:
  • At 2 de julho de 2009 às 23:34, Blogger cbs said…

    é contraditório, pois é...
    mas apesar dos defeitos, prefiro o Vaticano a cuidar das relíquias do Cristianismo, a qualquer estado ou organização intergovernamental.
    E sempre dá corda aos romances, estilo Dan Brown, é uma vantagem acrescida ;)

     
  • At 3 de julho de 2009 às 11:12, Blogger Mar(io) (Ara)ujo said…

    "«Não há qualquer dúvida que o túmulo encontrado no solo da Basílica de São Paulo é do Apóstolo», disse o cardeal Andrea Lanza di Montezemolo, responsávelpelo templo." (declarações à AFP, 14-12-2006)

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here