domingo, junho 14, 2009
Da amabilidade como marca cristã
Talvez a intolerância não seja senão uma inaptidão para separar o pensamento da acção. Porque a intolerância, se a analisarmos, consiste em trazer as ideias do opositor, não perante a razão, mas perante os nossos desejos. Apetites egoístas que ruidosamente nos impedem o discernimento.
Ora, separar a nossa inteligência da nossa paixão (como já disse antes) é necessário para nos podermos colocar na visão do outro. As doutrinas, aparentemente as mais opostas, tiveram muitas vezes uma origem comum, que nasceram umas das outras num evoluir permanente, e que frequentemente, ao condenarmos a opinião do outro, estamos também a condenar a nossa.

Aí estará então aquilo que eu designaria por amabilidade. Uma forma de exprimir as opiniões próprias sem agredir os outros; como já referi, implica saber escutar, tentar compreender a perspectiva oposta. Atitude de que nos julgamos dispensados, quando saímos do domínio das futilidades.
Onde a “delicadeza de espírito” é respeitada, creio que as divisões são menos fundas e as lutas menos encarniçadas. E o respeito pela opinião do outro só se adquire mediante um esforço contínuo, domesticando a nosso próprio instinto de intolerar.
Diz o Bergson que a amabilidade junta a elegância à força, e quando nos comunicarmos dessa forma, substituiremos a disputa sem sentido pela discussão inteligente, amortecendo o choque das opiniões.
A amabilidade é no fundo a faculdade de renunciar e de nos colocarmos no lugar do outro.
Claro que também haverá sempre a delicadeza da hipocrisia, mas entre a amabilidade verdadeira e a hipocrisia bajuladora existe a mesma distância que vai do desejo de servir o próximo (a palavra cristã para designar o outro) ao desejo de se servir dele.
Acho que isto é, se atentarmos nisto, a essência do cristianismo, passa no exercício da amabilidade com o próximo; é um poderoso indutor do conhecimento mútuo e aplica entre nós do Amor de Deus.
cbs
posted by @ 12:37 da manhã  
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here