domingo, junho 14, 2009 |
Da amabilidade como marca cristã |
Talvez a intolerância não seja senão uma inaptidão para separar o pensamento da acção. Porque a intolerância, se a analisarmos, consiste em trazer as ideias do opositor, não perante a razão, mas perante os nossos desejos. Apetites egoístas que ruidosamente nos impedem o discernimento. Ora, separar a nossa inteligência da nossa paixão (como já disse antes) é necessário para nos podermos colocar na visão do outro. As doutrinas, aparentemente as mais opostas, tiveram muitas vezes uma origem comum, que nasceram umas das outras num evoluir permanente, e que frequentemente, ao condenarmos a opinião do outro, estamos também a condenar a nossa.
Aí estará então aquilo que eu designaria por amabilidade. Uma forma de exprimir as opiniões próprias sem agredir os outros; como já referi, implica saber escutar, tentar compreender a perspectiva oposta. Atitude de que nos julgamos dispensados, quando saímos do domínio das futilidades. Onde a “delicadeza de espírito” é respeitada, creio que as divisões são menos fundas e as lutas menos encarniçadas. E o respeito pela opinião do outro só se adquire mediante um esforço contínuo, domesticando a nosso próprio instinto de intolerar. Diz o Bergson que a amabilidade junta a elegância à força, e quando nos comunicarmos dessa forma, substituiremos a disputa sem sentido pela discussão inteligente, amortecendo o choque das opiniões. A amabilidade é no fundo a faculdade de renunciar e de nos colocarmos no lugar do outro. Claro que também haverá sempre a delicadeza da hipocrisia, mas entre a amabilidade verdadeira e a hipocrisia bajuladora existe a mesma distância que vai do desejo de servir o próximo (a palavra cristã para designar o outro) ao desejo de se servir dele. Acho que isto é, se atentarmos nisto, a essência do cristianismo, passa no exercício da amabilidade com o próximo; é um poderoso indutor do conhecimento mútuo e aplica entre nós do Amor de Deus. cbs |
posted by @ 12:37 da manhã |
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