quarta-feira, março 11, 2009
Da queda 2
Cristo amou os homens, inclusivamente os rebeldes e os corruptos e os bestiais, até ao ponto de tomar sobre si todos os nossos pecados, até ao ponto de morrer por nós de uma morte infame.
Não poderá dar-se que Ele tenha querido libertar-nos da escravidão do Demónio, na esperança de que os homens, por seu turno, possam libertar o Demónio da sua condenação?
Não poderá dar-se que Cristo tenha redimido os homens a fim de que estes, mediante o divino preceito de amar os inimigos, venham a ser dignos de sonhar um dia a redenção do mais funesto e obstinado Inimigo?

PAPINI; Giovanni, Il Diavolo – Ed. Vallechi 1954
cbs
posted by @ 12:07 da manhã  
4 Comments:
  • At 11 de março de 2009 às 13:11, Blogger Pedro Leal said…

    Esta é uma questão tão pertinente como falar da instalação de uma rede nacional de TV digital na Guiné-Bissau… ;)
    Preocuparmo-nos com o demónio (que, segundo as Escrituras, está destinado à derrota final), como se não tivéssemos mais nada com que nos preocupar: os mandamentos de Cristo, por exemplo. Ou será que já todos os seres humanos ouviram o Evangelho? Ou será que já somos nós perfeitos no amor a Deus e no amor ao próximo?

     
  • At 11 de março de 2009 às 13:24, Blogger Vítor Mácula said…

    Penso que o tresvario lírico do Giovanni pode apontar-se como uma pré-ocupação do próprio amor divino por todas as criaturas, absolutamente todas.

    Deveremos nós apenas preocupar-nos com os humanos? Claro que estas coisas só fazem sentido com um entendimento alargado das possibilidades do mundo visível e invisível, isto é, a realidade não se constituir apenas com aquilo com que os nossos olhos se deparam e a visão do mundo da nossa época determina; mas os poetas estão ao abrigo dessas coisas ;)

    Mas claro que tal deve, para um cristão, incrustar-se nos mandamentos de Cristo; penso que é o que o Giovanni tenta, a seu modo lírico, fazer; e nesse modo, Pedro, este tipo de gente não aceita nunca que a palavra última sobre seja o que fôr já tenha sido dada ( o que não significa contradizerem a palavra já dada, claro, quero dizer, necessariamente).

    Dito isto, reitero que conheço muito mal o Giovanni. Mas lá que aqui está a tresvariar com alguma intensidade, lá isso ;) Amar o inimigo, amar o diabo e trabalhar para a sua salvação, mesmo que tenha sido dita uma sua irrevogável condenação... lutar pela Guiné-Bissau ter condições de vida e depois porque não, uma rede nacional de TV digital ;)

     
  • At 11 de março de 2009 às 15:00, Blogger cbs said…

    só citei Pedro, não me excomungues também ;)

     
  • At 11 de março de 2009 às 17:00, Blogger Vítor Mácula said…

    relembro que ainda ninguém aqui determinou quais os motivos canónicos da excomunhão. leve-se esta como se levar, a excomunhão católica não corresponde a uma opinião de café duma tribo qualquer vaticanista; é filha, entre outras coisas, do direito romano, isto é, da gestão jurídica da polifonia imperial ;)

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here