sexta-feira, novembro 23, 2007
Das tautologias estéreis entre Ciência e Fé
Disse-lhe Jesus: Porque me viste, acreditaste; felizes os que acreditam sem terem visto (Jo 20, 29)

Uma vez que os diabos não ligam, tentarei eu esclarecer-me.
Procuramos todos - nós e vocês - uma crença firme, que julguemos verdadeira. Pensamos sempre que a nossa o é.
Andar a dizê-lo uns aos outros é que é pura tautologia.

Na minha opinião contudo, quando o cientista nega Deus e se torna ateu, resumindo a sua crença à ciência, está a trocá-Lo por uma forma de idolatria: o cientismo.
Nesse processo de des-crença há uma alienação que se traduz na substituição de Deus por um valor relativo, tornado absoluto, em torno do qual a personalidade descrente se polariza.
O fascínio da ciência e sobretudo das suas aplicações tecnológicas torna-se avassalador, obcecante, transferindo-se para a Ciência (ou o Homem) os atributos divinos.

Disse algures Platão que, quando não se sente a falta de alguma coisa, também não se sente o desejo dela.
Acontece porém que, se o cientista ateu não sentisse a falta, não procurava crenças. Crenças substitutas que, no entanto, o deixam num estado misto de ciúme, inveja e mau estar, e que o levam, por vezes, a procurar redenção no escárnio de quem crê numa Fé que ele não compreende e que o transcende, porque fica fora da esfera dos seus conhecimentos, porque não pode ser objecto das suas investigações.

Toda a certeza repousa em afirmações, em ultima análise indemonstráveis, mesmo na Ciência, até na matemática. Nenhuma pode validar-se a si própria. São só instrumentos de busca. E entre a crença presumida na “certeza” científica, e a crença na Fé dos cristãos, a diferença essencial está nisto: não existindo metafísica na primeira, pelo contrário, a segunda é prenhe de sentido para a Vida.
cbs
posted by @ 10:37 da tarde  
18 Comments:
  • At 24 de novembro de 2007 às 14:11, Anonymous Anónimo said…

    - A energia negra. Surge de observações empíricas que constatam algo surpreendente. É que com o Big Bang o Universo "explodiu", expandindo-se no espaço e no tempo.

    luís sá, energia negra é religião que deixa rastos de destruição
    vida é genética. fisica, quimica todos aqueles que contribuem em favor da vida...
    religião é morte (energia negra)pq ressurreição é morte é não respeitar a vida
    para além da morte é nada, é acreditarmos apenas em aves agoirentas como tu que mantêm o status enganando e maldizendo

    sê intelectualmente honesto e fala em inseminação, clonagem, eliminação de vírus, cura de doenças, qualidade de vida

     
  • At 24 de novembro de 2007 às 14:24, Anonymous Anónimo said…

    Um macaco Rhesus foi, pela primeira vez, clonado a partir de células cutâneas.

    isto não é religião, religião é energia negra

     
  • At 24 de novembro de 2007 às 14:27, Anonymous Anónimo said…

    Pensando em outras hipóteses para a origem da água, deparamos com um «pequeno» problema: não há água suficiente para o dilúvio! Fazendo uns cálculos muito simples vamos ver o disparate total que é esta fantasia do dilúvio global. Para ter uma ideia da quantidade de água necessária para semelhante coisa, consideremos o diâmetro da Terra no equador, 12 756.8, km e a altura do Monte Everest, 8 848 m (o Monte Ararat, onde supostamente pousou a Arca no fim do dilúvio, tem 5 151 m).
    O volume de água necessário seria algo como 4.525x109 km3 ou 4 525 000 000 000 000 000 000 litros o que corresponde a uma massa de água de 4.525x1021 kilogramas. Estima-se que a quantidade de água existente na atmosfera seja uma parcela infíma deste volume e mesmo toda a água na hidrosfera terrestre, incluindo oceanos, rios, lagos e outros cursos de água, é menos de um terço deste volume.
    Para além deste pequeno pormenor, é interessante notar que esta massa de água que supostamente cobriu toda a Terra durante quase um ano (desaparecendo não se sabe para onde), não teve qualquer efeito na crusta terrestre, que no entanto mostra elevação pós-glacial nos locais onde os cientistas indicam terem existido glaciares - com espessuras inferiores a esta impossível camada de água, para além de a densidade do gelo ser menor que a da água- num passado mais ou menos remoto.

     
  • At 24 de novembro de 2007 às 18:22, Blogger cbs said…

    és só pérolas anónimo ateu :)

    Esta aplica-se bem a ti mesmo "mutatis mutandis":
    "é acreditarmos apenas em aves agoirentas como tu que mantêm o status enganando e maldizendo"

    Esta então é o absurdo:
    "sê intelectualmente honesto"
    e
    "fala em inseminação, clonagem, eliminação de vírus, cura de doenças, qualidade de vida"
    falar naquilo que queres e te apetece tem o quê a ver com honestidade?
    E "honestidade intelectual" era assumires que sabes poucochinho e começares pelas perguntas em vez das afirmações querido amigo.
    Na minha modesta e muiot pouco importante opinião, claro :)

    Já agora se não te importas, era preferivel despejares no sítio certo que essa conversa não é deste post; é uma questão de arrumo e civismo, não custa nada.

     
  • At 24 de novembro de 2007 às 18:23, Blogger cbs said…

    ah! e vê se consegues um nome pázinho

     
  • At 24 de novembro de 2007 às 18:41, Blogger Luís Sá said…

    Eu fico-me por dizer que se dependesse só de mim há muito que já tinhas ido de carrinho de volta para o DA de onde saíste.

    É curioso que falando eu de um conceito científico que nada tem que ver com qualquer discussão religiosa tu pegas ignorantemente nele e voltas de novo à religião. Quem é o fanático aqui? Ao resto claro não vou responder. Já sabes que há um nível mínimo de argumentação ao qual respondo.

    Sugeri um debate civilizado sobre as questões que te tinha colocado. Não respondeste. Sugeri que circunscrevessemos a questão a um único post, mas lá vem a tua verborreia congénita infectar outros posts. Por mim já tinhas sido apagado e mandado passear.

    Mas como o blog é colectivo, aguento-me à bronca. É pena, esta poluição visual da caixa de comentários diminui consideravelmente a vontade de os ler e há quem diga coisas interessantes por aqui...

     
  • At 24 de novembro de 2007 às 19:12, Blogger zazie said…

    mandem-nos para o Cocanha que eu trato da bicharada...

    Basta-me uns velhos linquinhos às barbaridades com que são instrumentalizados que até ficam com vergonha. Só mesmo um fanático ignorante é capaz de dar carta branca àquele desgraçado estalinista do bode esperança.

    A estupidez dos crentes é serem frouxos e incluo-me neles. Aquela porcaria é financiada pelo Estado e ainda não houve uma alminha caridosa que tenha atirado com as contas para a praça pública.

    Mas é. E é de forma rasteira, por criação de satélites da famigerada Associação para a Laicidade. A mesm que é dupla de outra (a que foi criada pelo Meneres Pimentel) e que também leva patrocínio em nome de serviço público.

    E são estes tarados, pagos pelo nosso bolso para andarem em peregrinação pelas berças a denunciar meia dúzia de crucifixos nas paredes ou a meterem padres em tribunal, os mesmos que passam a vida a atirar com contas de Estado à Igreja.

    Eu já denunciei uma parte disto ao Ministério da Educação, quando foi a palhaçada dos crucifixos. Mas era bom que saltasse o resto. E com linkes para que se veja o "serviço público" de lobbye que estes tarados andam a fazer.

     
  • At 24 de novembro de 2007 às 19:17, Blogger zazie said…

    Porque nem são estes miúdos que contam. Estes têm a cabeça feita por quem tem responsabilidades.

    E esses, os oficiosos, que ainda recebem dinheiro para estas merdas é que ficam sempre de fora.

    Por isso é que eu não me envergonho das charges que já fiz a Murchos e a Fiolhais. Nem tenho de me envergonhar disso, ao contrário do que o José aqui escreveu num post. Porque para mim não existe subserviência a vedetas que me impeça de brincar ou gozar com o que escrevem.

    Do mesmo modo que não existe chicana de teatro inquisitorial para ninguém, porque isso é que é cobarde e inestético.

     
  • At 25 de novembro de 2007 às 21:49, Anonymous Anónimo said…

    É curioso que falando eu de um conceito científico que nada tem que ver com qualquer discussão religiosa tu pegas ignorantemente nele e voltas de novo à religião.

    Luís sá
    Tu enganas é meia dúzia de putos ignorantes pois o teu conceito cientifico está deturpado e longe do que vem nos livros, pq o alvo que pretendes atingir é no fundo a religião,
    Fazes apenas uma pintura negra e abstracta de modo a assustares para poderes reinar
    Ciência e pensamento cientifico é vida e busca de melhor qualidade de vida para todos mesmo para aqueles como tu que a insultam
    Quando adoeces não é na energia negra que buscas a cura, é na ciência
    Manifestares-te aqui na Internet não é graças ás energias negras, é pela ciência
    Mais uma vez, tenta ser intelectualmente honesto

     
  • At 25 de novembro de 2007 às 23:32, Blogger cbs said…

    Mais uma vez, honestidade intelectual era começar pelo princípio: Ter a humildade intelectual de reconheceres que não sabes tudo.

    E mais uma vez, parafraseando um certo ateu esvoaçante:
    "Este tipo de atitudes arrogantes de falso conteúdo é próprio dos crentes que sentem os seus domínios ameaçados"

    saudações caro pastor negro :)

     
  • At 26 de novembro de 2007 às 12:46, Anonymous Anónimo said…

    cbs
    tens muito k aprender deixa de ser ingénuo e estuda o perfil doentio de kierkegaard que não era aceitepela maioria dosfilósofos teístas da religião.
    Ele defendia que a verdadeira fé é sempre uma crença injustificada.
    Estuda cbs, estuda e sê humilde, pede ajuda quando não percebes

     
  • At 26 de novembro de 2007 às 14:01, Blogger cbs said…

    Aqui há tempos era o Nietzsche entremeado com ciencia (algo insólito aliás, só sendo gaia, lol)
    Agora é dar no Kierkegaard... parece que andaste a fazer marchas forçadas de sabedoria, só pra (tentar) desautorizar o cristianismo.

    Olha rapaz, o teu perfil doentio de é que não é aceite pela maioria dos filósofos teístas da religião.
    O que é giro em ti, é que quase tudo o que dizes parece tirado de um espelhinho.

    E sim, estudo, pelo teu auxílio (há o mal que vem por bem) voltei ao Frederico...ó desculpe, já sei, já sei, que nunca li, lol.
    Estuda também caro anjo negro, contigo sinto-me irmanado na ignorancia.
    Mas eu talvez me safe :)

     
  • At 26 de novembro de 2007 às 14:01, Blogger cbs said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 26 de novembro de 2007 às 14:21, Anonymous Anónimo said…

    deixa-te ficar sentado á espera k o teu deus te kontacte e depois diz para todos sabermos o k ele te disse
    não estudes, lê a biblia e diz-me em k pgn fala de genética

     
  • At 26 de novembro de 2007 às 14:37, Blogger cbs said…

    Diz-me tu porque estremeces e te agitas tanto só por ouvires o nome Dele.

    Mostras muito pouco espirito cientifico. Um cientista honesto como dizes declara-se agnóstico, não ateu.
    A declaração de ateísmo nada tem de científico; é religiosa meu caro

    um abraço, na ignorancia :)

     
  • At 26 de novembro de 2007 às 15:39, Blogger David Cameira said…

    E com esta é que o CBS o arrumou.

    Mas ele já leu Carl Sagan ?

    Mas já leu alguma coisa séria ( tirando o DA...que esse só se for para os processar per estar constantemente eivado de injurias á séria...)

    Anónimo, faz um favor aos teus poucos neurónios...deixa de ser anónimo e assume-te....
    " Sai do armário " xica !

     
  • At 27 de novembro de 2007 às 08:45, Anonymous Anónimo said…

    Cbs

    Só um demente estremece perante algo k não existe, tal como tu que te curvas perante átomos e moléculas e envergonhado dizes tratar-se de um deus
    assim como um louco em lisboa convencido de que é Napoleão a comandar os exércitos (de automóveis) com deus a segredar-lhe ao ouvido que a vitória é certa

    Caneira

    Pelo facto de não ter os neurónios anestesiados pela bíblia é k ainda consigo ver e ler mais além do k o meu nariz, já tu de forma inversa não consegues livrar-te de desculpas tolas para justificar uma mente aberrante em constante delirio
    Se o teu deus existisse fora dessa tolinha decerto já me teria castigado
    A ti não pq é na ignorância k ele existe

     
  • At 27 de novembro de 2007 às 11:10, Blogger cbs said…

    apetece aquela entrada do "clap,clap,clap"
    muito bem muito bem antónimo, alto nível!

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here