segunda-feira, setembro 24, 2007
Ainda sobre a Igreja
De qualquer forma caríssimos, julgo que este tema merecia um outro blog (termos que estar a aborrecer os nossos amigos protestantes com isto não sei se vale a pena).

Quem me oiça poderá pensar que sou um tradicionalista reaccionário para quem está tudo bem. Mas existem problemas que me preocupam e aos quais não sei dar resposta fácil, problemas esses sim que julgo envolverem realmente o único mandamento que Cristo nos deixou.

São os problemas essencialmente pastorais. São os divorciados que casaram na flor da juventude e que agora gostariam de voltar a casar de novo, com um cristianismo amadurecido e com um companheiro também ele devoto cristão. São os homossexuais a quem temos respondido muito mal e tibiamente, encomendando-os displicentemente à graça de Deus sem darmos sequer os meios para um encaminhamento espiritual. São as mulheres casadas com esposos abusivos física e verbalmente, que chegam muitas vezes a ser mortas pelos maridos e a quem a resposta usual é mais uma vez "confiarem na graça de Deus e rezarem muito para que o marido mude". É que estes são os problemas onde se joga de facto o cristianismo. E nestes tenho sempre dúvidas, nestes nunca sei se realmente será só uma questão de confiança na graça de Deus (é-o em muitos problemas) ou se é impingir pesados fardos sem querer tocar neles com um dedo. É que se por um lado o cristianismo é tomar a nossa cruz, por outro a tendência farísaica é forte e devemos sempre analisar se não estamos a ser nós a ser causa indevida de sofrimento.

Nenhum desses problemas que o AB enuncia são verdadeiras questões em que estejam envolvidas pessoas com problemas reais. Não passam de ideologia mascarada de progressismo onde se confunde liberdade com igualdade e ciência com positivismo.

Antonius Block
posted by @ 12:14 da manhã  
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here