domingo, setembro 23, 2007
O Santo Padre Bento XVI: em defesa da igualdade (catequizando a Zazie - 2)
Na sua homília de há apenas quinze dias referida neste artigo da agência Fides:

"Sempre no Evangelho de domingo está contido o ensinamento de Jesus que vale para todos: “Quem quer somente possuir a própria vida, tomá-la só para si mesmo, a perderá. Só quem se entrega recebe sua vida. Com outras palavras: só aquele que ama encontra a vida - destacou Bento XVI -. Com outras palavras: o amor requer sempre o sair de si mesmo, requer abandonar-se a si mesmo… Só o amor de Deus, que perdeu a si mesmo por nós entregando-se a nós, faz possível também para nós o ser livres, de deixar perder e, assim, encontrar verdadeiramente a vida”.
(...) Meu grande predecessor na sede episcopal de Munique e Freising, o cardeal Faulhaber, expressou isso uma vez da seguinte maneira: «Dá à alma seu Domingo, dá ao Domingo sua alma». Precisamente porque no Domingo se trata em profundidade o encontro, na Palavra e no Sacramento, com o Cristo ressuscitado, o alcance deste dia abraça a realidade inteira… o Domingo é para a Igreja também a festa semanal da criação - a festa do agradecimento e da alegria pela criação de Deus. Em uma época na qual, por causa de nossas intervenções humanas, a criação parece exposta a múltiplos perigos, temos de acolher conscientemente inclusive esta dimensão do Domingo. Para a Igreja primitiva, o primeiro dia, depois, assimilou progressivamente também a herança do sétimo dia, o sabbat. Participamos do repouso de Deus, um repouso que abraça todos os homens. Assim percebemos neste dia um pouco de liberdade e da igualdade de todas as criaturas de Deus”.


timshel
posted by @ 1:51 da tarde  
38 Comments:
  • At 23 de setembro de 2007 às 14:44, Blogger zazie said…

    Pois, só que igualitarismo não é isso. Igualitarismo tem uma tradição histórica que quer dizer muito mais coisas.

    Deixei-te ali o link com o texto do espanhol, se quiseres pega nele. Não sei se vale a pena fazer copy paste. Tem pontos em que não concordo mas faz um apanhado bastante válido do dito igualitarismo.

    E, pelo menos, consegue mostrar como ele salta de tribuna. Como é capaz de transitar da ideologia para a religião e retomar fios históricos legimitados por boas intenções e negados na prática ao se alargarem a uma igualdade imposta e anti-natural.

     
  • At 23 de setembro de 2007 às 14:51, Blogger timshel said…

    deixas-te ali? onde?

     
  • At 23 de setembro de 2007 às 14:51, Blogger zazie said…

    Religión del siglo XX
    Igualitarismo... Enemigo de Dios y de los hombres

    Más de 27 millones de personas se encuentran reducidas a esclavittud, muchos de ellos son niños y mujeres. Las causas suelen ser económicas o de persecusión religiosa. En Sudán los cristianos son secuestrados y sometidos a toda clase de vejaciones y malos tratos. Gimen y esperan ser comprados por sus hermanos de fe para salvarse de la muerte. El comercio de esclavos alcanza en la actualidad niveles alarmantes. La verdad de la esclavitud en América y la mantenida mundo musulmán.


    Cuando una idea es repetida permanentemente, termina por quedarse en la mente de las personas. Y si acaso fuese repetida para muchos, la repetición será reforzada como "opinión pública". Agreguemos a esto la posibilidad de que esa idea halague nuestros vicios y bajas pasiones: entonces tendremos un "dogma" laico, una ideología que impregna todo y contra la cual resulta casi suicida oponerse. Esto es lo que ocurre con el igualitarismo.

    A través de un proceso irrefrenable, el igualitarismo ha avanzado entre nosotros hasta tomar un lugar preponderante en nuestros gustos y preferencia. Somos, por así decirlo, tendencialmente igualitarios. Es más, no resultará exagerado sostener que hasta se nos ha vuelto una "virtud" y hasta una "meta" a conseguir.

    Ni los mismos hijos de la Santa Iglesia se han salvado. Como si desconociesen su santa doctrina y la misma Verdad revelada en las Sagradas Escrituras y la Tradición, la traicionan y deforman hasta ofender al Cielo con su abominación.

    Lo cierto es que muy distinto es el sentir y pensar de la Esposa de Cristo.

    Igualitarismo: una ofensa contra Dios

    Dios es creador de todas las cosas. Con sabiduría infinita y amor perfecto dispuso todo el universo. Coronó la Creación con el hombre y se dio por compañía a los santos ángeles. Dispuso de todo con tal armonía que cada obra canta Su gloria. Dios es, por tanto, autor de las desigualdades del universo, que contribuyen al Orden y Belleza del Universo.

    En Su plan gloriosísimo, dispuso que cada criatura refleje una perfección distinta, de modo tal que toda la Creación le reflejase como un purísimo espejo de perfecciones. Este reflejo particular es la vocación o llamado que Dios nos hace para reflejarlo. Bajo esta luz primordial construimos nuestra perfección y santidad.

    ¡Cuán pobre habría sido la creación sin la diversidad maravillosa de animales, de aves y peces, de plantas, piedras y minerales! ¡Que deshonrosa obra habríamos visto sin las gamas infinitas de diferencias de color, sonido, consistencia y fin en encontramos en todas las cosas! Y si esto es verdad para los seres brutos, en el hombre se vive en esplendor material. Todos fuimos creados distintos y muy diferentes unos de otros, interna y externamente. Nada entre los hombres es igual: ni el color de piel, ni la estatura, ni la complexión, ni el timbre de voz, ni la fortaleza.. en nada. Menos aún en un campo tan rico como es la psicología. Somos distintos en nuestras formas de pensar, de sentir y de vivir. Tenemos virtudes y habilidades en forma y fuerza muy diferente a nuestros propios parientes. Lo mismo, y en mayor grado podemos decir que resulta de la unión de cuerpo y alma. Tan distintos y sin embargo todos somos personas. Así como en la música o las letras las variaciones y desigualdades armónicas crean belleza, así en las realidades humanas las desigualdades armónicas crean belleza. Todo funciona en perfecto orden.

    Sin embargo vemos, como fruto del pecado original - de nuestras malas inclinaciones y de nuestros vicios- , injusticias y desproporciones que llegan hasta pecados terribles.

    Pero los mandamientos nos dan la libertad y un marco tan suave y perfecto que tan sólo con respetarlos (ni siquiera cumpliéndolos con perfección evangélica) damos forma justa y bella a la sociedad, a nuestras vidas y alcanzamos la salvación.

    Negar las desigualdades es ofender a Dios mismo que es Autor de ellas, es rebelarse contra Su Orden y Justicia.

    Hasta aquí hemos dicho, por tanto, de las desigualdades naturales que son extensibles desde las personas a las ciudades, pueblos, países, culturas y civilizaciones. Cada una de ellas son justas, armónicas y necesarias. Pero quedan otras desigualdades tan lícitas como las anteriores y que son fruto de las primeras, y son las accidentales. Se trata de las diferencias en fortuna, cultura, linaje, honra, derechos... Aunque contraste con la mentalidad igualitaria contemporánea, todas son justas, bellas y armónicas.

    Y observamos un fenómeno curioso en el lector: el sofisma de contrastar con los excesos viciosos que antes denunciamos. No por consecuencias de vicios podemos descartar la licitud de las diferencias de fortuna, por ejemplo. El sistema anti-armónico moderno permite y estimula desproporciones aberrantes que no son, obsérvese bien, desigualdades sino desproporciones. Son aberraciones pecaminosas tan aberrantes como el igualitarismo extremo. Negar un exceso no supone necesariamente sostener lo contrario. No condenamos, por tanto, la virtuosa lucha que se desarrolle para reestablecer el orden violentado por el mal e injusticia. Defendemos el punto de equilibrio y virtud, como vendría a ser, en el caso de las diferencias de carismas entre pueblos, el reconocer particularidades propias de hombres negros, blancos o amarillos. Maravillarnos por sus diferencias no significa, evidentemente, promover el racismo.

    El proceso igualitario

    Ciertos principios, como el de justa desigualdad, nunca fueron cuestionados por el hombre hasta las eclosiones viciosas que marcaron la ruptura cultural con la doctrina cristiana.

    En primer término asistimos a la vorágine acaudillada por el heresiarca Lutero. A su voz rebelde se unieron príncipes codiciosos y rebeldes de toda clase. Con el grito blasfemo de "Cristo sí, la Iglesia no", pretendía acabar con toda jerarquía metafísica, con toda estructura eclesiástica. Cada hombre es tan depositario de la Revelación como otro, por más contradicciones que puedan surgir en el seno de una misma familia. El enemigo era el Papado y toda la jerarquía de una Iglesia de constitución monárquica y aristocrática conforme el fundamento de Cristo. Sus partidarios más radicales llevaron la doctrina de Lutero a sus últimas expresiones. Así surgieron movimientos revolucionarios de corte socialista avanzados o de anarquía imperiosa. La nueva mentalidad propició el surgimiento del nacimiento del capitalismo. La doctrina de la predestinación hacía que quien triunfaba en la vida estaba predestinado a la salvación, en cambio quien fracasaba lo estaba para su perdición. Con esto la avaricia y sed de acumulación de riquezas ociosas, así como el despotismo de los gobernantes fueron creciendo y dando vida a nuevas formas sociales, muchas veces tanto o más viciosas que los apetitos que las impulsaban.

    Con posterioridad, el germen fue generosamente regado por las ideologías liberales e iluministas del siglo de las luces hasta dar su flor negra en la Revolución Francesa. Ésta levanta una nueva bandera igualitaria: "Ni rey ni señor". Toda enojosa desigualdad en la esfera eclesiástica es trasladada al plano de la vida civil y conducen una revolución que en lugar de alimentar al pueblo "hambriento" toma una cárcel deshabitada y redacta una constitución. Las modas, que habían acompañado al protestantismo en su forma particular de plasmar las ideas imperantes. La revolución francesa acaba con la distinción y embellecimiento progresivo de las personas y los ambientes. La revolución industrial y sus excesos preparan el camino a la revolución comunista que proclamará "ni patrón ni dueño". Los excesos del liberalismo económico justifican socialmente este andar siniestro. La igualdad eclesiástica y social demandaba la igualdad en el terreno económico. Ingresados en el siglo XX, los hombres ven arrasada sus dirigencias. La primera guerra mundial elimina el surgimiento de una juventud idealista y cargada de generosidad (muchas veces mal conducida). Son los años de la Belle Epoque y de su sepultura en las trincheras por lo que era llamada "la última de las guerras posibles". Con ellos era sepultada toda la mentalidad y cultura de la Vieja Era.

    El igualitarismo comienza a desplegarse y ya falto de resistencias por parte de modelos de refinamiento se descuelga por medio de la ideología predominante tras el triunfo norteamericano en la segunda guerra mundial. La sociedad orgánica cristiana había sido reemplazada por el estado totalitario e igualador nazi-fascista y se presentaba en falsa oposición al Moloch igualitario del estado soviético staliniano. Bajo esta tenaza, que aparentemente no dejaba opciones al ciudadano medio, se amordaza toda expresión diferente y saludable. La "american way of life" impartida por el aparataje hollywoodense, toda llena de luces y excesos, imprime un tono extravagante y bobalicón en las juventudes del momento. Comienza la era del consumo de masas, de producciones industriales, de desprestigio del pensamiento. Agrupaciones grises de personas deambulan vestidos, peinados y adoctrinados de la misma manera. Todos, con pequeñas variaciones permitidas, parecen cortados con las mismas poco originales tijeras.

    La reacción del movimiento hippie que predicaba la igualdad radical en todos los campos de la vida, llega a su eclosión con la revolución anárquica de mayo de 1968 en la Sorbone bajo el lema "prohibido prohibir". La igualdad anárquica propone incluso la igualdad interior entre las facultades del espíritu (pensamiento, voluntad, sensibilidad) y la liberación de toda autoridad y superioridad, ya sea civil, moral o de veracidad.

    El resurgimiento de las herejías modernistas en el seno de la Santa Iglesia propugnan un igualitarismo radical que quiere ver la Verdad en todas las religiones y se rebela contra toda superioridad al interior de la Iglesia. Propone la igualdad externa y conceptual entre los religiosos y sacerdotes respecto a los fieles y la eliminación de la Sagrada Jerarquía para suplantarla por una asamblea filo-protestante. Arrancan todo ornamento de los altares y en una revuelta iconoclasta derriban imágenes, usos y costumbres propias del digno culto a Dios.

    Acompañados de las simpatías de todos cuantos rechazaban la masificación igualadora, levantaron las bases de la revolución cultural que animó y dio vida al movimiento de la Nueva Era que propone la igualdad de las religiones, la unificación del mundo e incluso discute la separación de individuo con las cosas.

    Hoy en día el igualitarismo se igualó al sentir postmoderno y se "segmentó" para dar a cada uno el mismo producto con "adicionales" imaginarios. Se ha tornado como el hombre light, carente de pensamiento propio, individualista, consumista y liberal que no sabe de más referencias que el "yo", "aquí" y "ahora". Su contrapartida aparente está en el ecoterrorismo verde, que iguala al hombre con las plantas y animales. Desde esta trinchera proponen el fin de la civilización y una vida tribalista y primitiva al modo idealizado que sus películas proponen a las masas aparentemente carentes de uso cerebral.

    Las nuevas banderas igualitarias

    Como toda lucha ideológica, el igualitarismo requiere de aplastamiento de toda oposición. Para ello se basa en reducir la naturaleza humana a un mero "accidente" o apariencia. En definitiva no de trata más que de una de tantas formas de existencia, no siendo superior aunque quizá sí inferior a otras hasta ahora tan despreciadas como las "inocentes" y "solidarias" amebas.

    Hoy el camino avanza a la disolución de las naciones en una sola república universal, la fusión conceptual en un solo hombre "beige" (suma de los colores de piel blanco, amarillo, colorado y negro) a modo de remediar estos errores del Creador como son las distinciones entre los seres.

    Pero la arremetida no acaba aquí. Las luchas se dan por doquier y sin cuartel. Hoy se discute por el fin de diferencias entre una esposa y una concubina, entre un hijo legítimo y uno ilegítimo, entre las familias y las convivencias. Las autodenominadas leyes de salud reproductiva pretenden lo mismo en cuanto diferencias entre la honradez y la prostitución, los sodomitas y aberraciones morales de diversa especie. El bien y el mal, el vicio y la virtud, la verdad y el error, la justicia y la injusticia no deberían prevalecer más como opuestos. Hoy las tentativas legales quieren igualar al delincuente con la víctima, e incluso otorgarle más derechos que a ésta. Lo mismo obran para igualar al patrón con el empleado, profesores con alumnos, sacerdotes con seglares, padres e hijos. Los desvaríos científicos quieren igualar a los perversos con los sanos, a los locos con los cuerdos. Los pseudoestetas quieren igualar las bromas de mal gusto con el arte más sublime, los ruidos inconexos o las percusiones tribales con el arte musical.

    La globalización, en fin, acaba con las particularidades culturales, las músicas, costumbres, comidas, vestimentas de cara pueblo y cultura para fundir todo en una Mc Cultura igualitaria, plástica y achatadora.

    El panorama que vemos aparecer

    La explosión igualitaria ha logrado convencer– por su extensión, insistencia y violencia- a tantos y tantos que hoy mismo es difícil permanecer ajenos a esta destrucción de los principios de claridad y definición. Hoy todo se torna borroso y relativo, restando espacio para la vivencia y defensa de la virtud, de la verdad, de la belleza y del bien.

    Esta rebelión que no dudamos de calificar como satánica en origen y fin, ha nublado nuestra vista y embotado el pensamiento.

    La escalada igualitaria quiere borrar toda distinción en jerarquía (nadie sobre mí, nadie bajo mío) y se categoría (nadie es diferente a mi lado). No existen consideraciones morales, de función, de cultura, de virtud, de honradez, de educación ni de ninguna clase.

    ¿Dónde podría culminar esta embestida anticristiana? Contemplando que marcaron las eclosiones más radicales en cada revolución, podemos esperar un camino en descenso hasta la anticivilización y animalización humana. Seres cada vez más instintivos, inmediatistas y sensuales que rechacen todo uso de la razón, reduciendo el pensamiento a las más primitivas funciones tribales.

    De esta forma Satanás habrá arrancado toda gloria a Dios e impedido la conclusión de Sus planes. Sabemos que esto no es posible, que las puestas del infierno no prevalecerán contra Su Esposa, que Nuestra Señora nos ha prometido que cuando todo pareciese perdido, entonces Su Inmaculado Corazón triunfaría.

    ¿Cuánto más habremos de contemplar? Esto solo la Divina Providencia lo conoce. A Ella, por intermedio del Divino Infante acudimos a confiarle nuestros pensamientos y oraciones pidiendo que Su gracia venga pronto, que venga ya, que perecemos en este naufragio metafísico y moral.

    Para las almas más insensibles o menos precavidas toda proyección parece una exageración, sin embargo la historia ha demostrado, una y otra vez, que aún las peores expectativas fueron superadas por la realidad. Sus burlas fueron silenciadas por el anonadamiento. De ellos no podemos esperar nada más que confiar en la efectiva acción de la gracia y su cooperación con ella. Si una de las más elementales consideraciones de vida espiritual nos dice que en el deseo y el acto está la tendencia. Esta tendencia es la que debemos estudiar permanentemente, porque nos lleva a Dios o a su negación aún en los actos formalmente más piadosos. Examinémonos, pues, permanentemente sobre nuestras tendencias, juicios y preferencias. En este caso haremos particular cuestión sobre el igualitarismo, negación de Dios y de Su gloriosa Creación, llamada a la perfección y santidad.

     
  • At 23 de setembro de 2007 às 14:53, Blogger zazie said…

    tinha deixado o link no outro post. Dei com o texto depois do debate, quando andei à procura do dogma católico do igualitarismo e não o encontrava em parte alguma.

    http://mx.geocities.com/tradicion_mex/igualdad.html

     
  • At 23 de setembro de 2007 às 15:06, Blogger zazie said…

    Aquele caralho do Marujo é mesmo uma puta de uma cobardolas.

    Agora censurou-me a resposta e armou-se em donzela cheia de tremeliques e meteu moderação e aprovação de comentários prévia.

    Mas fica aqui o que escrevi e ele apagou:

    Aliás, acho graça a esta pulsão bloquista da Zazie: gosta muito de comentar a vida ad intra de uma instituição que não é a sua, e que é (peço desculpa, vou ser arrogante) visceralmente minha. Não gosto de quem põe em causa a minha fé, escudando-se em verdades pretensamente históricas ou eclesiais.

    Ele vai ter de fazer copy paste e explicar duas merdas:

    1- Porque motivo a Igreja Católica não é minha.

    2- Onde é que eu coloquei a fé dele em causa.

    E isto é para ser feito rapidinho, com prova em copy paste, antes ter de lhe chamar grandessíssimo trafulha e aldrabão

     
  • At 23 de setembro de 2007 às 15:10, Blogger Miguel Marujo said…

    Fechei os comentários naquele post, sim, para ficar ali o meu remate. Mas não censurei nada. A tua resposta está lá. O insulto fica contigo.

     
  • At 23 de setembro de 2007 às 15:12, Blogger zazie said…

    A putona agora mete-se às tuas cavalitas e inventa que eu disse que era agnóstica.


    Pois v.s os 2 e é mesmo os 2, porque ele é cobarde e só sabe esconder-se atrás do que os outros avançam, vão ter de perder tempo e encontrar onde é que eu disse que era agnóstica.

    E é mesmo assim, porque estou-me cagando para a fé de quem quer que seja mas, se ha´coisa com que não suporto é processos velhaquetes de intenção, psicanalizando os outros e detectando-lhes o que vai na alminha.

    Eu sei que isto é a velha escola comunista. Mas v.s vão ser mesmo obrigados a retirarem o que disseram e a pedirem desculpa.

    E eu ainda dou a vantagem de poderem catar em toda a parte de onde veio essa afirmação minha, do agnosticismo, que leva a que estes amorosos de católicos, digam que a Igreja não é minha.

    Caralho se isto não é estalinismo puro e duro e manhoso, disfarçado com água benta.

     
  • At 23 de setembro de 2007 às 15:14, Blogger zazie said…

    A puta da maruja a dizer que tu é que me chamaste isso e eu nem pestanejei.

    A puta sonsa.

    Raios me parta que se fosse ao vivo já tinha levado uma bolachada no trombone que até andava à volta.

     
  • At 23 de setembro de 2007 às 15:14, Blogger Miguel Marujo said…

    AgnósticaAgnósticaAgnósticaAgnósticaAgnósticaAgnósticaAgnósticaAgnósticaAgnósticaAgnósticaAgnósticaAgnósticaAgnósticaAgnósticaAgnósticaAgnóstica. Virou insulto?! Beijinhos, my dear

     
  • At 23 de setembro de 2007 às 15:17, Blogger zazie said…

    mariconço, sonso, velhaco, comuna ressabiado, maruja de aviário, aldrabão, poltranete de alterne!

     
  • At 23 de setembro de 2007 às 15:17, Blogger zazie said…

    beato de hospício!

     
  • At 23 de setembro de 2007 às 15:18, Blogger zazie said…

    estalinista de capoeira!

     
  • At 23 de setembro de 2007 às 15:21, Blogger zazie said…

    toino de convés, ora modera lá estes comentários a ver se tens tomateira para isso.

    Ora prova lá o que disseste, minha badalhoca de água doce.

     
  • At 23 de setembro de 2007 às 15:33, Blogger zazie said…

    Que quadro de feira: um saguim, vestido de marujo, às cavalitas de macacão velho.

     
  • At 23 de setembro de 2007 às 15:34, Blogger Hadassah said…

    lol

    Eu não acredito, passaram-se todos!!

    Eu pessoalmente acho que não estás a ser justo com a Zazie, Miguel.

    O pessoal cá das caves quer sempre mais do que o que aparece nos "posts"...o interesse deste blog até reside mais na discussão que se trava aqui do que no que se escreve na página da frente e ainda bem que há opiniões discordantes senão isto perdia a piada...

    E tu Zazie? És alguma mulher do Norte para estar a falar dessa maneira?

    Há palavras que eram escusadas! "poltranete de alterne" !? :)

    Vê-se mesmo que estás a falar da boca para fora...

    O Miguel também não merece isto!

     
  • At 23 de setembro de 2007 às 15:42, Blogger zazie said…

    Não merece? uma putona toda tremeliques que se encavalita numa mentira de um macaco é o quê?

    É mesmo putuna de falsa virgem. Um santinha com cuequinha de maruja e liga de foice e martelo, que alterna no cais e depois, quando chega a rusga, desata aos gritinhos que queriam violar e até só tinha ido ali para dar uma sopinha a um pobre.

     
  • At 23 de setembro de 2007 às 16:06, Blogger Hadassah said…

    Antes que hajam mal entendidos refiro-me a "mulher do Norte", usando a expressão comummente usada "Homem do Norte,..." no feminino...

    As mulheres do Norte neste ponto, são iguaizinhas às do Sul.

     
  • At 23 de setembro de 2007 às 16:07, Blogger timshel said…

    o site que referiste é de uma seita de excomungados medievais cujo passatempo preferido é atirar no Papa

    http://mx.geocities.com/tradicion_mex/enlaces.html

     
  • At 23 de setembro de 2007 às 16:10, Blogger Hadassah said…

    Zazie tu andas é a ler muita literatura do Gil Vicente e derivados!

     
  • At 23 de setembro de 2007 às 16:12, Blogger zazie said…

    Estou-me nas tintas para de quem é o site.

    Tens um texto e, das duas uma, ou tens tomates para pegar nele, ou vens com mariquices de etiquetas para passares à frente.

    Eu também te leio o texto do Abominável das Neves e não é por isso que está errado.

    Isto agora é assim: espreita-se a etiqueta e já está?

    Não há estofo para mais?

     
  • At 23 de setembro de 2007 às 16:18, Blogger timshel said…

    mas existe alguma ponta por onde se lhe pegue?

    qual?

     
  • At 23 de setembro de 2007 às 16:18, Blogger zazie said…

    Se queres saber até levei muito cool a poltranice do Miguel. O que ele fez é bem mais nojento que mil palavrões.

    Não lhe dei grande importância porque já o conheço e sei que não passa de saguim de feira.

    Aquilo é paleio de partido, misturado com água de lavar batatas que ele confundiu com água benta.

    O sonso nunca consegue ser original. Teve de fazer a macacada e imitar este macacão velho. O macacão diz que eu exagero e ele bota isso, sem responder ao que lhe disse; o macacão diz que eu tresleio o AB e ele bota isso e altera dizendo que eu o tresleio; o macacão velho diz que eu sou agnóstica pré-moderna, e ele repete que sou agnóstica e por isso estou fora da igreja. O macacão diz que eu precisava de entender o dogma da fé igualitária católica e o saguim imita e diz que eu duvidei da fé dele.

    isto merecia o quê? Um pano encharcado na focinheira. Mais nada.

     
  • At 23 de setembro de 2007 às 16:23, Blogger zazie said…

    Quem? o saguim pega-se pela cauda, ora! toda a gente sabe por onde se agarra um saguim.

    Já um macacão velho tem de se ter mais astúcia. Costuma-se caçá-los com botas de ferro. Se quiseres ensino-te a história.

    O texto dá para pegar em várias coisas. Começando logo pela diferença entre igualitarismo e proporcionalidade.

    E dá para pegar em mais coisas que evitam misturar a proporcionalidade do que é acidental (a tal injustiça de condição social) com a igualdade uniformizadora em todos os aspectos.

    E é daqui que vem muito erro. Até na leitura daquela trampa do Borges que nem merecia a perda de tempo, se vê. Da suposta irmandade sem instituição e com ideal de trato equiparado, salta o gajo para o fim das hierarquias da igreja como sendo produto de superiores em cima de inferiores.

     
  • At 23 de setembro de 2007 às 16:32, Blogger zazie said…

    Em termos históricos não concordo com tudo porque tem alguns simplismos mas tem lá material.

    Quanto ao presente também acho que tem material. Eu até iria mais longe, há muito mais que ele nem se lembrou de enquadrar nos efeitos nocivos do igualitarismo feito ideologia.

    E tem outro aspecto bem pertinente. Saliente bem como o utilitarismo tem gerado o efeito oposto. Até achei piada porque ao tempo que o Dragão diz o mesmo.
    E o internacionalismo proletário da globalização mundial o paralelo do egoísmo mais desvairado do neo-liberalismo. São sempre estas as duas faces da mesma moeda.

    Ele consegue sistematizá-las com bastante pertinência desde as revoltas populares e igualitarismo do Lutero, ao capitalismo feroz, à sequência da revolução francesa e momento charneira das grandes ditaduras modernas, mais uma vez com a mesma dicotomia dos excessos de desproporcionalidade: de capitalismo e derrube socialista ou comunista.

    Achei que colocou bastante bem a noção de igualdade natural como proporção de individualidades distintas no plano da criação. E achei que consegiu sustentar que é esta ordem de proporcionalidade que convem manter.

    Nada disto serve para igualitarismo social.

     
  • At 23 de setembro de 2007 às 16:33, Blogger timshel said…

    sim, a história está cheia de caçadores de botas de ferro e de botas altas e de botas cardadas

    mas continuo sem ver um argumento

    e claro que, no pressuposto que estou a debater com uma pessoa que partilha a fé católica, preferia argumentos baseados na doutrina do Vaticano, da Igreja Católica e do seu Papa que argumentos baseados em heresias de seitas medievais, visceralmente anti-papistas (estas estão quase ao mesmo nível dos agnósticos e dos ateus)

     
  • At 23 de setembro de 2007 às 16:41, Blogger timshel said…

    ops

    vi agora um argumento:

    "a noção de igualdade natural como proporção de individualidades distintas no plano da criação. E achei que consegiu sustentar que é esta ordem de proporcionalidade que convem manter"

    isto é neoliberalismo e darwinismo puro

    é dizer que a natureza tal como ela é, é simplesmente boa, a lei da selva é boa, as lesi do mercado são boas porque simplemsente reflectem as leis da natureza, é bom os fortes eliminarem os fracos porque assim é a natureza (sempre o nazismo e o neoliberalismo unidos e unidos agora à tradição), é bom o egoismo porque assim é a natureza, etc., etc.

    francamente este argumento é de tal modo pobre que chega a ser confrangedor

    é passar uma esponja por 2000 anso de cristianismo e pelo essencial da mensagem cristã tal como é reconhecido quase unanimemente (salvo pelos tais tradicionalistas neoliberais)

     
  • At 23 de setembro de 2007 às 16:46, Blogger zazie said…

    Mas isto não é questão de argumentos.

    Para ser sincera até é questão que necessita de equacionar com muito mais tempo e com conceitos filosóficos e exemplos históricos.

    Ora argumento byte não. Argumento byte é para as macacadas velhas e macaquices de feira.
    ..........

    O facto de não ser ateia não implica que tenha conhecimento profundo da religião católica. isso é rasteira.

    Posso sim, tocar nas heresias, já o fiz em muito lado e acho que toda a gente sabe. O legado de muitas heresias incluiu o mito do igualitarismo social. Foi também esse que desembocou na Reforma. Mas sabe-se o resultado. Ainda assim, foi de algumas dessas derivações de anabaptistas que até se formaram comunidades de ideal comunista no leste. O Marx, creio, até pegou nisto para justificar mais herança igualitária.

    Simplesmente, este igualitarismo, se não se fica por variação em liberdade e entra em qualquer sistema torna-se totalitarismo utopico. E aí, o que se prova é que à tendência da proporcionalidade que mantem a individualidade das coisas, ele tende a uniformizar tudo. E nessa uniformização é que se dá o que eu chamo de inversão da pirâmide.

    Esse gajo do texto diz que não. Diz que a pirâmide (das estruturas hierárquicas é achatada) e que depois vem a uniformização nas horizontalidades sociais.

    Eu penso que não. A pirâmide, não só se mantem, como consegue o prodígio de se dssimular pela palavra, pela semântica da propaganda.

    E, é por isso, que há muito que ando a dizer, que se trocam conceitos, mantendo a pirâmide. Assim como se mantêm ou trocam as desigualdades horizontais, por substituição de hierarquias entre elas. Não há igualitarismo, há dissolução de valores e indiferenças mas há sempre um grupo que se torna privilegiado nestas falcatruas igualitárias.

     
  • At 23 de setembro de 2007 às 16:52, Blogger timshel said…

    ok

    acho que mereces mais um post :)

     
  • At 23 de setembro de 2007 às 16:52, Blogger zazie said…

    Leste mal e não leste o resto porque já notei que andas um tanto fanático.

    Lé o resto. Tu inventaste um papão excessivo com esse neo-liberalismo e dá-me ideia que não faz muito bem à cabeça.

    Esqueces-te de olhar para o lado. Ora lê o resto.

    Se quiseres mais para as heresias eu até resumia a coisa:

    Claro que a igreja católica aguentou por não abrir mão desse corpo institucional. E é claro que ele foi a dar para o totalitário.

    Mas aí já tiveste a resposta com a Reforma. E, quanto a mim, o que o AB faz e não devia fazer, é passar por cima da reforma e dar a ideia que agora é que é preciso fazer outra de dentro.

    Não é. Se vamos para a ideia do catolicismo de irmandade do tempo dos apóstolos (que é uma mera metáfora de seita e que nunca teve a menor expressão social) temos de dissolver Roma. Ponto final. Não há meio-tom.

    Ora, o que o AB não faz e v.s também não querem fazer, é pegar precisamente nos fundamentos teológicos igualitários que também presidiram à Reforma e aos movimentos sociais da Reforma e retirar daí as consequências teológicas, políticas, sociais e históricas.

    Numa palavra. Estudar a Reforma é a principal prioridade para se equacionar estas questões.

    E nem eu a estudei como deve ser...

     
  • At 23 de setembro de 2007 às 16:55, Blogger zazie said…

    Mas as hersias medievais também te diziam muito. O problema é que tudo isso está tão mitificado. Nem sei como se pegar nelas sem ter de se pegar na própria historiografia.

    Uma coisa é certa: não peças a ninguém o que me pediste. Para falar das heresias apenas com base na doutrina católica. Isso não existe.

    A Igreja Católica não é nem foi uma monarquia, como o tolinho disse, mas foi e ainda é, uma brutal instituição de poder. Só ligando esse poder espiritual ao terreno se pode entender alguma coisa.

     
  • At 23 de setembro de 2007 às 17:06, Blogger zazie said…

    mas, reparo que disseste aí uma grande verdade: as heresias também foram anti-papistas e igualitárias porque conseguiram moldar, nas margens sociais e incorporar muito ateísmo.

    O ateísmo igualitários dos cagots ou dos maçons, ou dos anabaptistas tem muito em comum. E a grande herança desse pano de fundo anti-papa (ou anti-poder- em termos populares) vai desembocar no jacobinismo. O jacobinismo sim, é o legado dessas diversas margens igualitárias (ou anti-poder, porque o igualitarismo social antes de proclamar o dar-as-maõs, proclama o derrubar do que está por cima) e este torna-se fundamentalmente ateu.

    Diria até que é desde esse tempo das luzes da tal modernidade que v.s veneram que o igualitarismo conseguiu encontrar um quadro espiritual, intelectual e político autónomo. Que fez dele algo mais que coisa de faubourgs que desembocou no corta-cabeças da Marselhesa.

    O igualitarismo passou das seitas religiosas para as seitas e ordens de poder e deppis instalou-se no Estado como douttrina republicana.

     
  • At 23 de setembro de 2007 às 17:44, Blogger zazie said…

    Porque é que passaste à frente desta passagem e disseste que era tudo neo-liberalismo:

    «El sistema anti-armónico moderno permite y estimula desproporciones aberrantes que no son, obsérvese bien, desigualdades sino desproporciones. Son aberraciones pecaminosas tan aberrantes como el igualitarismo extremo. Negar un exceso no supone necesariamente sostener lo contrario. No condenamos, por tanto, la virtuosa lucha que se desarrolle para reestablecer el orden violentado por el mal e injusticia.»

     
  • At 23 de setembro de 2007 às 17:47, Blogger zazie said…

    mais:

    onde é que leste isto no texto:

    as leis da natureza, é bom os fortes eliminarem os fracos porque assim é a natureza (sempre o nazismo e o neoliberalismo unidos e unidos agora à tradição), é bom o egoismo porque assim é a natureza, etc., etc.

    tu andas a ressacar. ´Só pode. Andas fanático. Já nem consegues ler.

    Vou buscar a passagem do gajo para veres como tu é que já estás tão preconceituoso que só vês esse teu esquema maniqueísta em todo o lado.

     
  • At 23 de setembro de 2007 às 17:53, Blogger zazie said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 23 de setembro de 2007 às 17:57, Blogger zazie said…

    Onde é que leste isto que dizes no texto : “as lesi do mercado são boas porque simplemsente reflectem as leis da natureza, é bom os fortes eliminarem os fracos porque assim é a natureza (sempre o nazismo e o neoliberalismo unidos e unidos agora à tradição), é bom o egoismo porque assim é a natureza, etc., etc.

    O que ele diz é isto:


    1. Con posterioridad, el germen fue generosamente regado por las ideologías liberales e iluministas del siglo de las luces hasta dar su flor negra en la Revolución Francesa. Ésta levanta una nueva bandera igualitaria: "Ni rey ni señor".

    Trata bem as ideias liberais, vê-se.

    E trata bem o nazismo, e o resto, como produto da tradição, como disseste:

    La sociedad orgánica cristiana había sido reemplazada por el estado totalitario e igualador nazi-fascista y se presentaba en falsa oposición al Moloch igualitario del estado soviético staliniano. Bajo esta tenaza, que aparentemente no dejaba opciones al ciudadano medio, se amordaza toda expresión diferente y saludable."

    No máximo foi simplista aqui e por isso é que também te disse logo que ele tinha matéria por onde pegar mas que eu não concordava com tudo e até via simplismo.
    Daí à tua caricatura de dizer que isto é produto da tradição...

    Rapaz. Vou passar porque acho que não hás-de andar na melhor fase para conversas.

    Voltamos a debates em melhor altura.


    Tu tens lá a tua guerra a que eu acho muita piada mas não é minha.

     
  • At 23 de setembro de 2007 às 19:30, Blogger timshel said…

    zazie

    não tive pachorra para ler aquelas tretas (o tempo é um recurso escasso e tem que se estabelecer prioridades) só comentei a passagem que traduziste e que avançaste como argumento

    foi esse que comentei

    quanto à proporcionalidade, sou o seu maior defensor

    uma proporcionalidade que nunca se esqueça de avançar no sentido da igualdade

     
  • At 24 de setembro de 2007 às 16:07, Blogger zazie said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 24 de setembro de 2007 às 16:53, Blogger zazie said…

    Aparte:
    Há coisas que podem não merecer a pena mas há outras que entram na calúnia que exagera.

    Aquele marujo, não lhe bastou o que fez por aqui, ainda teve o desplante de repetir os inventados ataques à fezinha dele que eu teria feito.

    Do que eu duvido é do carácter.

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here