terça-feira, maio 08, 2007
Não tenhais medo
...era o que nos dizia o bom papa João Paulo II, o papa místico que veio antes de Ratzinger, o papa filósofo, esse papa que também gostava de nos falar das razões da nossa esperança. Pois de facto aqui em Roma a esperança, muito mais do que o medo, é que é vista como o caminho para Deus. É claro que o medo é próprio do Homem mas para não deixar que o medo lhe obscureça a Fé, a Igreja na sua divinamente inspirada sabedoria inventou uma série de panaceias e mézinhas para os mais timoratos. E são essas intermediações – a reconciliação, a santa unção, a procissãozinha de desagravo, a indulgênciazita plenária e tal – aquelas que mais irritam os protestantes sobretudo os da versão dominante aqui no Trento.
Pois é mesmo assim, meus filhos: os nossos estimados evangélicos distilam a sua Fé a partir do medo. Sim senhor, do medo, dum cagaço enorme, tremendo, esmagador. De quê? De não terem o seu nomezinho inscrito no Livro da Vida e, quando se cumprir a sua escritura preferida, ficarem a apodrecer na Jaena, junto com incontáveis biliões de reles pecadores. É isso que os levanta da cadeira e os arroja pelo chão. É isso que os leva a Deus. O medo é que os salva e para isso recusam remédios e panacéias e que ninguém se interponha entre eles e Deus para lhes mitigar o medo terrível que Dele tem! Por isso é que um evangélico convertido vale muito mais do que um evangélico nascido: a dada altura teve tanto cagaço por si e pela sua eternidade que se converteu! E por isso é que o evangelismo nasce e prospera nos Estados Unidos. Como bem nos explicou esse gordo imprestável do Michael Moore, na única coisa decente que fez, o Bowling for Columbine, nesse país extraordinário o medo comanda a vida: o medo do Armagedão, das abelhas assassinas africanas, do vulcão de Yellowstone e por aí fora.
Pois nós os católicos também temos medo sim senhor mas não é por aí que nos agarram, é pela esperança, que ao contrário do medo é uma virtude teologal. E os pentecostais, não haverá por aí um para confirmar isto, esses ainda tem mais esperança do que nós católicos: para eles é já aqui e agora!
Nesta altura já deve alguém estar a pensar o que é que este gajo pensa que sabe de nós? Pouco de facto. Literatura evangélica não conheço. Evangélicos, conheço praticamente só o Tiago Cavaco, que é mais de meter medo do que de ter medo ;). Então onde é que eu fui buscar isto? À arca dos tesourinhos de Mr.Jack T.Chick, pois então! E já que o Tiago diz que vai beber ao Padre da Lixa, também eu acho que vou inaugurar uma rubrica...
Segue exemplo prático:




Não me levem a mal, meus amigos evangélicos. E não temais, Jesus ama-vos.
josé
posted by @ 1:30 da tarde  
22 Comments:
  • At 8 de maio de 2007 às 14:17, Blogger David Cameira said…

    José,

    Peço-lhe o favor de mandar tb a versão portuguesa pq eu nãosei assim tanto ingles "americano" e , alem disso, em " tuga " a coisa é igualmente gráfica.

    Depois eu quero explicar-lhe q já desde os meados dos anos noventa me passaram pelasmãos essas BD/S evangélicas ( julgo q o autor até é baptista ) mas que tal não corresponde ao sentir, global, dos evangélicos ou protestantes ( se calhar até há fundamentalistas " born again " que são mais moderados que ele, embora eu acredite que entre estes últimos se encontrem os maiores adeptos detas bd/s )

    Mas olhe q eu confirmo consigo uma tendencia q tinha visto nascer num site ateus e q se cifra em disponibilizar o link para as BD/s do mm autor

    É coriosos pq qd se la vai dar testemunho da fé eles reagem mal..

    Mas de qq forma asseguro-lhe que, se não estou em erro é nesse mm site ou num dos seus links, aparece um livro curiosos a dizer q o evangelista BILLY G. postatou da fé e que na sua senha ecuménica até anda muito amiginho dos " roman católics "

    Como ve há " pancadaria " para todos os gostos

    Mas eu, por respeito e consideração para com os meus irmãos ( ai q ainda me dão nas orelhas por vos chamar irmãos ) católicos deste blog não vou aqui por o link directo para o folheto " WHY MARIE CRYES "/" PORQUE MARIA CHORA "

    Que aliás eu reservo para uma posteior análise critica pq, a despeito da sua frontalidade tão forte q pode parecer brutal, tem muita informação - até de pendor histórico que merece um reflexão serena

    Ficai em paz e que o SENHOR seja cnvosco.

     
  • At 8 de maio de 2007 às 14:23, Blogger David Cameira said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 8 de maio de 2007 às 14:25, Blogger David Cameira said…

    O q eu quero dizer acima é q os católicos e muito mais os ateus, que se poderiam sentir ofendidos com este tipo de BD/S, se encontam entre os seus maiores divulgadores.
    Pq nunca um irmão meu ( evangélico, baptista, protestante, fundamentalista,...) me mandou o referido link.

    Mas obrigado q ele é mm FUNDAMENTALISTA!!!

     
  • At 8 de maio de 2007 às 14:45, Blogger David Cameira said…

    Este é do melhor:

    http://www.chick.com/reading/tracts/1799/1799_01.asp

    DURA LEX SED LEX
    Soli DEO glória !!!

     
  • At 8 de maio de 2007 às 15:29, Blogger josé said…

    David amigo:
    As tiras do Chick tem traduções em diferentes línguas mas neste caso não tem em português e é pena. Para além de diferentes traduções tem, como já reparaste, tiras destinadas a determinados segmentos: negros, hispânicos, camionistas(!), judeus messiânicos, católicos, etc.
    Conheço bem esse cartoon da Maria que chora, estou até a pensar postá-lo brevemente, tipo a 13 de Maio não sei se achas bem... ;)
    Quanto aos ateus linkarem estes nacos de teologia, tal não me admira pois deves ter já reparado que os ateus mais façanhudos são os ex-evangélicos (lembras-te do André Esteves dos Ateístas Diários?).
    Já os católicos, não contes que eles se ofendam com isto, pelo contrário, serve-nos antes de paliativo indicador duma certa (e irritante) superioridade intelectual, que não devemos generalizar. Não nos leves a mal. Abraço, pá.

     
  • At 8 de maio de 2007 às 15:37, Blogger cbs said…

    é uma alegria ver-te, José

    Sê bem vindo ao Trento :)

     
  • At 8 de maio de 2007 às 15:48, Blogger Hadassah said…

    Eu que até sou uma pentecostal, aqui e agora!, não fui lá com medos (só mesmo o papão p'ra comer em pequena), mas pelo imenso amor, e pela fé que vem pelo ouvir a palavra de Deus.

    Concerteza que essa banda desenhada, desse tal de "Chick" não produziria em mim qualquer tipo de fé, por muito que a lesse...

    E a minha esperança é só uma e completamente desinteressada: a de encontrar um dia destes o meu Criador, a quem agradeço muito a minha vida.

    Perante a eventualidade de isso poder não vir a acontecer, só porque não faço a Sua vontade, esforço-me por agradar-lhe...mas sem medo dele. Apenas com medo, de perder a minha oportunidade.

    Abraços.

     
  • At 8 de maio de 2007 às 15:49, Blogger David Cameira said…

    José,
    " Conheço bem esse cartoon da Maria que chora, estou até a pensar postá-lo brevemente, tipo a 13 de Maio não sei se achas bem... ;) "

    E de facto...que melhor dia para esses post senão o 13 de MAIO ou o 13 Agosto ?

    Quando ao André Esteves...ENTÃO ELE É ISSO ? hummmmm, isso explica MUITA coisa das suas intervenções cibernéticas....

    Olheeese dos camionistas eu nao conhecia, mas vi um dos 2 farristas "....

    Mas nao sei se ei da idade ou nao, qt eu era adolescente foi um missionario baptista , daCBS, que me entregou alguns exemplares em papel da coleção em versao portuguesa...eu fiquei com alguns problemas de sono na noite em q li o " 666 - the nº of the beast "

    Mas depois ja vi , novamente esses mms cartoons e já n meassustou tt

    Concordo, no entanto q são muito graficos e mm " crus " por vezes

    O SENHOR seja convosco !

     
  • At 8 de maio de 2007 às 15:53, Blogger David Cameira said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 8 de maio de 2007 às 15:55, Blogger David Cameira said…

    Hadassah,

    Já nós os baptistas estamosmelhor ou pior q os irmãos pentecostais;
    Por um lado se ja nos tivermos convertido a CRISTO jamais deixaremos de benefeciar do " RAPTURE " e nunca passaremos pela GRANDE TRIBULAÇÃO

    Por outro lado, se não formos convertidos mas apenas convencidos...ai ai... se calhar só nessa altura é q damos por isso

    LOL ( sorrizo amarelo )

     
  • At 8 de maio de 2007 às 16:02, Blogger Hadassah said…

    Desculpa David
    Não entendi... em que é que diferimos no que toca ao "Rapture"?

     
  • At 8 de maio de 2007 às 16:12, Blogger David Cameira said…

    Hadassah,

    Desculpa-me e ja agora esclarece-me se estiver enganado mas eu julgo q os irmãos pentecostais - e os baptistas renovados vão pelo mm - temem q o facto de apostatarem da féatravés do cometimento do " pecado contra o Espirito Santo " lhes faça ir direitinho para o INFERNO ( interpretaçao de Hebraus 6: 4 a 6 , entre outras )

    Já qt ao " Rapture ", a igreja passaá pela grande tribulação, certo ?
    E mm nesse ponto q divergimos

     
  • At 8 de maio de 2007 às 16:30, Blogger Hadassah said…

    hmmm ... nunca falámos muito sobre esse pecado. Sinceramente, nem sei muito bem o que é, por isso raramente falo do E.S. em vão.

    Mas os pentecostais não interpretam a apostasia dessa maneira. Aceitam com muito agrado de volta, irmãos que saíram e que mais tarde voltam para Jesus. Ficam em pé de igualdade.

    Quanto à G.T., existem as duas vertentes, e ambas admitem que possam estar erradas, porque não há certezas quanto a isso. Mas a predominante, na qual eu acredito + é que não vamos passar por ela.

    Estamos portanto neste ponto completamente em sintonia.

     
  • At 8 de maio de 2007 às 17:07, Blogger David Cameira said…

    Hadassah,

    Desculpa voltar ao mm assunto "Já qt ao " Rapture ", a igreja passaá pela grande tribulação, certo ? " com isto eu queria perguntar-te se écerto q os pentecostais acreditam q a grande tribulação era sofrida pela igreja mas NÃO queria dizer q eu tb acredita-se assim. por isso é q " E mm nesse ponto q divergimos "
    Eu , tal como a outra corrente pentecostal ( q fiquei contente por conhecre , já agora q autor, site, qq informação posterior sobre essa corrente teologica pode ser obtida aonde ? )tal como os baptistas 8 menos os renovados 9 e até os Calvinistas ( se não estou em erro ) defendemos q a Igreja será arrebantada antes do " RAPTURE " É essa aliás a convição do pastor principal da minha igreja, q é um dos Pastores mais académicos ( teologicamente e não só )de Portugal e q é um dos poucos pastores baptistas portugueses q estudou no maior seminario Bapista de todo o mundo, o SEMINÁRIO DO TEXAS state, USA
    Aliás, esta posição tb é defendida num dos quadrinhos desta BD
    Agora há aqueles q ficaram " left behind 2 / " deixados para trás "
    Não sei se leste os livros ou viste os DVD/s ?
    A grande tribulação será sofrida por aqueles q , depois de a igreja ser arrebatada se hao-de converter pelo testemunho q se relembrarao de ter ouvido, pela proclamação q eles faziam do arrebatamento 8 ao qual eles nunca ligaram ) e por verem q afinal aquilo era mm verdade.
    É sobre esses que JESUS diz " que porcausa dos ELEITOS/ESCOLHIDOS esses dias serão abreviados "

    O q me dizes ?

    MARANATA, VEM SENHOR JESUS !!!

     
  • At 8 de maio de 2007 às 17:45, Blogger Miguel Marujo said…

    O José é assim, quando regressa é (literalmente) em grande. ;)

     
  • At 8 de maio de 2007 às 17:55, Blogger Hadassah said…

    Tinha percebido David. Nós, AD acreditamos no mesmo.

    Vi um dos filmes já há bastante tempo...mas acho que não é por aí que devemos evangelizar...isso acaba por dar um bocado de razão a este post. Mas é só a minha opinião...

     
  • At 8 de maio de 2007 às 18:06, Blogger samuel said…

    A BD é "extraordinária" mas não, obrigado!
    Já tive a minha dose de BDs patetas no tempo em que lia os "Patinhas". Ainda por cima agora fiquei a saber que tudo o que vem da Disney é satânico e sexual e pedófilo e sei lá... pelo "indesmentível" pastor Josué (ele há cada cromo!...).
    Quanto ao medo, a coisa é de facto um pouco por aí, ou pelo menos era, no meu tempo. Quando o ar se tornou irrespirável, para o meu gosto nessa idade, "vim cá fora" respirar ar fresco e nunca mais voltei...
    Mas continuo convencido de que não atirei fora o bebé com a água do banho.

     
  • At 8 de maio de 2007 às 18:29, Blogger zazie said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 8 de maio de 2007 às 18:30, Blogger zazie said…

    AHAHAHAHAHA

    Que maravilha, José! é mesmo literalmente em grande!

     
  • At 8 de maio de 2007 às 19:51, Blogger timshel said…

    ah ganda zé

    o medo é que guarda a vinha

     
  • At 9 de maio de 2007 às 00:33, Anonymous Anónimo said…

    Alguém neste blog não concorda com a frase principal da BD: "When you accepted Jesus as your Lord and Saviour, you were saved from God's wrath"?
    De resto a BD mostra uma das várias interpretações do Apocalipse, num estilo nitidamente influenciado pela Marvel. Também concordo que o medo não é lá grande método de conversão. Aliás, e falo por mim, só depois da acção do Espírito Santo, sem Ele não há conversão, é que nos apercebemos do perigo que corríamos. Não será portanto uam questão de medo mas uma questão de temor.

    Pedro Leal

     
  • At 9 de maio de 2007 às 14:02, Blogger Nuno Fonseca said…

    Não sei se o mais irrisório é a própria banda-desenhada ou se a assunção católica que estas vinhetas são de importância para os evangélicos.

    Adiante.

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here