sexta-feira, maio 18, 2007
Chamavam-lhe liberalismo teológico
Sabia que ia valer a pena a entrada da Nini Castanheira. Este blogue precisava de um protestante tradicional de tendência liberal. E como a Nini bem aponta, "evangélicos e católicos conservadores são almas gémeas". Por isso agrado-me da resposta do Antonius à questão do relativismo.
A inocência da Nini está na candura excessiva com que vem revelar as virtudes da teologia protestante liberal. E se é certo que Portugal é um deserto de debate religioso, não podemos esquecer que esta pólvora já tem cerca de 100 anos. Bultmann is so 1920's. O argumento mais afiado e onde a Nini revela as debilidades do seu evangelho está nas igualdades que aponta aos seus mais directos adversários católicos conservadores e evangélicos (aqueles que lhe esvaziaram as igrejas por essa Europa fora - e recordemos que essa espinha entalada na nossa garganta que é os Estados Unidos também são Ocidente e por aí não há sinal de capelas vazias): "A moral que defendem, os partidos onde votam, o tipo de economia que defendem, a política social que reclamam são iguaizinhos". Em verdade, em verdade vos digo, que há aqui muito maior desejo de vendetta ideológica que de sincera discórdia doutrinária. O que muito bom protestante liberal não suporta é que a sua betumada tolerância perca audiência ao mesmo tempo que oportunidade. O relógio não perdoa e lá no cume da sua emancipada superioridade moral a descida é a pique (julgo que já nem na faculdade trotskista onde me formei alguém será capaz da premeditada ternura para o paradoxal refrão do "Não há absolutos, só perpectivas").
À frase certeira da Nini "O Papa e a sua infalibilidade, a leitura literalista da bíblia são faces da mesmo moeda: Tentar cristalizar algo que é vento do espírito" esqueceu-se-lhe acrescentar ela própria, a teologia liberal e o próximo passageiro que entrar nesta imprevisível carruagem que é o cristianismo.

Tiago Cavaco
posted by @ 5:54 da tarde  
12 Comments:
  • At 18 de maio de 2007 às 23:00, Blogger zazie said…

    Absolutamente errada, a comparação entre um evangélico conservador e um católico conservador

     
  • At 18 de maio de 2007 às 23:38, Blogger zazie said…

    Já agora, o que é um protestante liberal?

     
  • At 19 de maio de 2007 às 00:34, Anonymous Anónimo said…

    zazie

    De repente, arranja-se isto:

    1- O liberalismo teológico é receptivo à ciência, às artes e estudos humanos contemporâneos. Procura a verdade onde quer que se encontre. Para o liberalismo não existe a descontinuidade entre a verdade humana e a verdade do cristianismo, a disjunção entre a razão e a revelação. A verdade deve ser encontrada na experiência guiada mais pela razão do que pela tradição e autoridade e mostra mais abertura ao ecumenismo;

    2- Mostra simpatia para com o uso dos cânones da historiografia para interpretar os textos sagrados. A Bíblia é considerada documento humano, cuja validade principal está em registrar a experiência de pessoas abertas para a presença de Deus. A sua tarefa contínua é interpretar a Bíblia, à luz de uma cosmovisão contemporânea e da melhor pesquisa histórica, e, ao mesmo tempo, interpretar a sociedade, à luz da narrativa evangélica;

    3 - Os liberais ressaltam as implicações éticas do cristianismo. O cristianismo não é um dogma a ser crido, mas um modo de viver e conviver, um caminho de vida. Mostraram-se inclinados a ter uma visão otimista da mudança e acreditar que o mal é mais uma ignorância.

    Pedro Leal

     
  • At 19 de maio de 2007 às 00:48, Blogger zazie said…

    Ok, thanks, entretanto já tinha dado uma espreitadela na net e inteirado acerca do termo.

    Não se falava disto dantes. Pensei que estavam a empregar o termo liberal em mero sentido político. E aí não fazia sentido.

    No entanto, sendo uma corrente revisionista e relativista do catolicismo (com inícios lá na Holanda) e também um revisionismo relativista protestante, não fará grande sentido compará-lo com o termo conservador.

    Porque conservadorismo não é corrente religiosa nem apenas uma qualquer posição política. Tem até características bem diferentes do protestantismo dos neo-conservadores americanos. Que, por sua vez, nem serão conservadores do ponto de vista político: são neo-trostkistas internacionalistas. Se têm alguma semelhança em matéria moral ela é de tal modo diferente quanto o são a Europa e os EUA.

    Por outro lado, conservadorismo é uma forma de estar no mundo que não tem tradução automática em votos partidários nem sequer em ideologias.

    Como se pode observar pela amostra do Trento (do que já me apercebi) existem por aqui uns 3 ou 4 conservadores católicos que não têm semelhanças ideológicas: dois são de esquerda e suponho que o outro (o José, não o é). Mas existe também um católico de esquerda que é progressista e outro que tem dias...

    Por isso é que não percebi a comparação do post da Nini.
    Quanto aos protestantes a coisa ainda fica mais complicada. Porque puritanismo não é traduzível em absoluto a conservadorismo social. Um conservador não é necessariamente um puritano. Por exemplo: eu sou conservadora e nada puritana. Ora os protestantes o que têm em comum que se possa ligar a conservadorismo é esse puritanismo. Mas, politicamente não há qualquer semelhança entre ser-se pelo neo-liberalismo e ser-se de Direita ou conservador.

    Isto é muito mais complicado. A única questão que deu para perceber é que a Niní é revisionista e meia pagã no que toca à Tradição da História da Igreja. E o Tiago Cavaco é noeconeiro mas não é relativista. o que só leh fica bem. Também não havia necessidade de se juntar mais disparates

    ":O)))

     
  • At 19 de maio de 2007 às 00:52, Blogger zazie said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 19 de maio de 2007 às 00:56, Blogger zazie said…

    Seja como for, não conheço o liberalismo religioso e não gosto

    ":OP

    Detesto mesmo, tudo o que foi enunciado.

    O Antonius já escreveu um belíssimo manifesto contra essa doença do relativismo pós moderno.

     
  • At 19 de maio de 2007 às 01:04, Blogger zazie said…

    O Cameira então seria um case study: puritanismo revisionista da esquerda jacobina e fundamentalismo protestante; defensor de uma sociedade socialista e laica, mas temente a qualquer intervenção da ciência, preferindo a magia negra e as rezas.

    ":O)))

     
  • At 19 de maio de 2007 às 01:38, Blogger cbs said…

    "na faculdade trotskista onde me formei" loool ó Tiago :)

    essa do trotskismo é duma nitidez que brilha, lol
    faz lembrar aquelas gajas que entravam nas festas, muito compostas e arrumadinhas e no fim saiam bêbedas e desarrumadas.

    Aqui o processo é inverso, entram trotsky's aos pinotes e saiem neo-coisos arrumadinhos.

    Vai-se a ver ainda é o Kant é que tem a culpa disto tudo, lol

     
  • At 20 de maio de 2007 às 01:23, Blogger mulheres_estejam_caladas said…

    Estava eu posta naquele encanto de bloguista ledo e sereno da tertúlia, quando o meu calendário de pastora-estagiariária me interrompeu. (pois é, isto de ter cultos, e ensaios e etc.. deixam-me pouco tempo para pensar em teologia). vou responder ao Tiago, mas até 5a feira ficarei longe da blogosfera...
    hélas!!!

    P.S. pois é Tiago tu querias um liberal para lhe poderes cascar directamente na cara... claro... vingas em mim todas as folhas de teologia liberal que desejavas arrancar dos livros de EXCELENTE TEOLOGIA ALEMÃ que lias, tou mesmo a ver...
    Mas irmão...Quem sabe se para esta missão não me teria guardado o Senhor?...
    hélas! hélas!!

     
  • At 23 de maio de 2007 às 10:10, Blogger cbs said…

    Nini teóloga liberal, loool
    palavra tão bonita e tão maltratada hoje: liberal.

    eu, sinto-me liberal, por natureza.

     
  • At 23 de maio de 2007 às 17:00, Anonymous Anónimo said…

    com afecto...


    vai-te foder, Tiago Cavaco

     
  • At 27 de fevereiro de 2017 às 07:37, Blogger Unknown said…

Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here