domingo, abril 29, 2007
A sarça ardente (a fogueira é boa para aquecer noites de acampamentos)
Nossa Senhora, rogai por nós (como pode ser bonito orar em frente deste bezerro)

Nem patrão, nem dogmático, detesto fogueiras, boas apenas para aquecer noites de acampamentos, mas isso já lá vai; de fogueiras, prefiro a sarça ardente, mas o Nuno, que desdenhou das referências do CC atira-se afinal (mais uma vez) à inquisição: saudades?

Dizia eu, sou muito pouco patrão e dogmático para desespero de amigos católicos e evangélicos, nesta casa. A sua verborreia bíblica (poupe-me) faz de si um bibliólatra anónimo, digno do reader's digest como escrevi, muito próprio de quem gosta de excomungar os outros, sem cuidar da humildade: já me mete no saco de arianos, testemunhas, depois dos pagãos sincréticos, e agora obscurantista por via de Antero de Quental. Errei na sua idolatria: o Nuno vomita referências literárias para denegrir a argumentação de outros. Conheço o estilo, evito-o. Não tenho a presunção de ser intelectual nem académico, pretendo humildemente viver a minha fé, não apostatizo os outros.

Eu tenho de me defender de quê, meu caro?! Gosto desse tom: condenado até prova em contrário. Sabe, talvez saiba, estou desempregado, sou obrigado a apresentar-me como criminoso de 15 em 15 dias, passo bem sem estar a dizer que como católico não adoro o bezerro de ouro. De si, não posso dizer o mesmo: detesta a estatuária das igrejas, eu também acho que algumas são bem feias, mas se for preciso posso recolher-me a elas, para orar, caso me sinta inspirado, como me senti nos Picos da Europa, ou em frente aos nenúfares de Monet no MoMA. Do Warhol gosto muito de me recolher junto da Marilyn, por motivos óbvios.

[O Bush não é preconceito, é facto, atestado neste blogue. Posso ofender assim?!]

Hoje, o frei Bento (mais um apóstata, pagão sincrético, ariano, testemunha de Jeová, obscurantista) diz-nos no Público como as ossadas de Cristo interessam pouco para a ressurreição: «Onde houver gente necessitada, gente que precise de presença, de cuidados, há um lugar maldito que é preciso santificar. [...] A Igreja só testemunha a ressurreição quando participa na insurreição contra tudo aquilo que estraga a vida das pessoas.» Uma citação, uma excitação para si: esta é a minha idolatria, o meu politeísmo, a minha bibliolatria. O resto, aquilo que quer dizer de mim, não colhe, como não colheu no passado.

Acho giro, que goste de atirar pedras, digno dos fariseus mais empedernidos. Quando falei de equilíbrio no disparate, estava a falar de mim, meu caro. E dos outros trentinos todos: "veio equlibrar" - percebeu o tempo verbal, ou tenho de citar um versículo?!

Miguel Marujo
posted by @ 3:44 da tarde  
31 Comments:
  • At 29 de abril de 2007 às 16:31, Blogger Tiago Cavaco said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 29 de abril de 2007 às 16:34, Blogger Tiago Cavaco said…

    Ó Miguel, explica lá essa do Bush ser facto atestado neste blogue. O que é que isso quer dizer? Que eu, por ter apoiado a Guerra do Iraque e defender na maior parte das vezes o actual Presidente americano, tenho de ser constantemente exortado pela vossa sensibilidade cristã? Que é impossível ser cristão e apoiá-lo? Que vocês, sempre tão certos das vossas dúvidas, estão aqui num caso flagrante de inequívoca certeza?

     
  • At 29 de abril de 2007 às 16:49, Blogger zazie said…

    Com todo o cuidadinho e sem querer ferir susceptibilidades, acho apenas que o Bush não é nosso presidente.

    Temos muitos exemplos na nossa terra de personagens (políticas ou não) para citar com exemplos de cristãos.

    No entanto, se fossemos todos americanos, creio que a questão que o Tiago levantou podia ter pertinência

     
  • At 29 de abril de 2007 às 16:50, Blogger zazie said…

    Até porque há um detalhe básico, qual foi o resultado prático que o "apoio" por força mental ou escrita do Tiago teve sobre o presidente Bush?

     
  • At 29 de abril de 2007 às 16:53, Blogger zazie said…

    A menos que tenha dupla nacionalidade e direito de voto nas eleições americanas.

    Ou participação política que de algum modo contribua para esse apoio ao Bush.

    Se assim fosse, faria sentido caso o blogue fosse político.

    Num blogue religioso um apoio a um presidente estrangeiro não sei como se pode fazer. A menos que a religião tenha algum compromisso com esse país.

     
  • At 29 de abril de 2007 às 16:59, Blogger Miguel Marujo said…

    Peguei no exemplo do Bush, para simplificar. Estava a generalizar uma "idolatria" (aspas!) vossa, menos ofensiva, se quiseres, que aquela que o Nuno me dirige como católico. Foi por aí: o Bush era um exemplo menor... Introduziu ruído, admito. Mas este é o meu ponto.

     
  • At 30 de abril de 2007 às 15:37, Blogger David Cameira said…

    Peço desculpa de intervir numa conversa q nao é minha mas " Temos muitos exemplos na nossa terra de personagens (políticas ou não) para citar com exemplos de cristãos. " é algo espantoso para mim...em Portugal haverá algum Politico Cristão verdadeiro ???

    Hvia o Dr Dias Bravo , mas nao era Politico , e sim juiz embora tivesse contactado com muitos politicos
    e além disso ja esta falecido

     
  • At 30 de abril de 2007 às 20:39, Blogger zazie said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 30 de abril de 2007 às 20:44, Blogger zazie said…

    Olha, é uma boa pergunta. Eu estava a pensar no D. Afonso IV a agradecer o triunfo na batalha do Salado e no JoãoI na de Aljubarrta

    ":O))))

    Foi a única coisa que me ocorreu mas nem tive lata de dizer. Era só para apagar o Bush que não faz parte da nossa História. É de uma pobreza confrangedora ter de ir buscar essa avantesma para fazer uma qualquer citação religiosa a propósito de sacrifícios de combate

     
  • At 1 de maio de 2007 às 14:52, Blogger David Cameira said…

    Zazie,

    Descula discurdar e ti, sem te querer ofender minimamente, mas não sufago a tua " Era só para apagar o Bush que não faz parte da nossa História. "
    Pq, apartir do momento em q a CBS -USA ( q é a denominaç~
    ao religiosas q suporta o Presidente Bush )está e SUBRETUDO esteve fortemente a fazer trabalho evangelistico em Portugal, a cultura Bush tb é, em maior ou menor grau, consciente ou inconscientem,ente , a cultuira dos baptistas portugueses
    Dai q o YANCEY ( que viveu toda esta sub-cultura do " Bible belt " ) tenha tt a dizer-nos a nós, pq falara de coisas que - embora muito mais mitigadas em Portugal - a nóps tb nos dizem respeito e por nós tb são vivenciadas

    Qd digo que a CBS esteve fortemente empenhada em Portugal basta ver q todos os bens de Raiz da CBP ( Convenção Baptista Portuguesa )estiveram, se é q ainda não estão alguns facto q desconheço, em nome da CBS ou de missionários americanos por esta organização enviados

    Olha até aqui no Trentio tens o Scott que é missionário americano menos Bushista q eu conheço e que, pela sua excepção, confirma a regra

    Eu tenho uma costela americana, em termos religiosos mas tem "brasuca" e sso é inolvidávelo para defenir cabalmente a mi ha identidade "tuga"

     
  • At 1 de maio de 2007 às 15:37, Blogger zazie said…

    É pá. Se isso é assim uma espécie de casa de associação de emigrantes, como nós também temos em toda a parte, tudo bem.

    Simplesmente, nestes casos, costuma-se comer os pasteís de bacalhau, animados a rancho folclórico ou com outro artista pimba, recrutado para o efeito.

    O que não é normal e não faz bem à cabeça (nem à minha urticária) é achar-se que o Bush é o folclore da memória americana enfiada em lobby nessas seitas evangélicas.

    Porque, meu caro, eu não sou ceguinha e ando cá há muito tempo para escusarem de assobiar para o ar.

    A seitaria americana evangélica é uma praga que se infiltrou por todo o mundo. E é uma praga com grandes financiamentos e proselitismo que está muito para além da suposta questão cristã.

    Se v.s são tótós ou gostam de fazer de cobaias pelos outros, é convosco. Mas eu não preciso de pedir autorização a ninguém para dizer o que penso.

    E, o que penso, é que há uma cultura nacional e um país. Quem vem para cá tem de fazer o mesmo que todo o tuga que emigra: integrar-se na cultura desse país.

    Se quer manter as tradições, tudo bem. Acho mesmo muito importante que as mantenha. Porque as raizes contam.

    Simplesmente, o Bush não é raiz de coizíssima nenhuma! nem da História americana, nem da cultura americana que tem excelentes poetas e letrados que podiam ser melhor empregues nesse v. papagueado.

    O Bush é uma trampa de um gajo com cargo de presidente e com uma presidência que só mancha a história americana.

    Vir-se para aqui usá-lo em colagens a Cristo, é uma boa merda. Porque nenhum tuga anda a citar o Cavaco ou o Sócrates para matar saudades da pátria.

    Isto para mim, deixa apenas no ar o mau aspecto de até parecer que precisam de pagar tributo. Seja na igreja, seja num mero blogue.

    E foi a isto que reagi. Como o Trento não é nenhum blogue de debate da política internacional, o Bush e os mac donalds misturados com os versículos parecem-se demasiado ao que eu disse: à retribuição da oblata ao lobby.

     
  • At 1 de maio de 2007 às 15:39, Blogger zazie said…

    E estou a par do que andaram a fazer em Timor. Por isso é que também disse ao Pedro Leal que há demasiada merda a ser feita à custa dos lobbys evangélicos.

    Por lá enfiaram-se que nem coelhos para retirar força à Igreja Católica e fazer força pró EUA. E, é claro que tiveram azar. Aquilo é tribal e a resposta não costuma ser meiga.

     
  • At 2 de maio de 2007 às 00:19, Blogger David Cameira said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 2 de maio de 2007 às 00:24, Blogger zazie said…

    ó pá, vai fazer primeiro uma cópia e depois escreve.

    Sabes lá o que dizes. Estás tolinho a despejar disparates empinados no partido.

    Eu não defendo nada. Mas conheço Timor e a sua história e sei muito bem o que lá se passou. Não me deram curso da Independente, como a v.s camarada primeiro

     
  • At 2 de maio de 2007 às 00:26, Blogger zazie said…

    bostar, bostas tu. E dobra a língua que só te fica bem. O palerma do Cameirinha. Como se o facto de conhecer a porcaria que o lobby americano lá tem feito, tivesse alguma coisa a ver com apoiar a Fretilin, Eu cá não sou a camarada Ana Gomes, pá

    ":OP

     
  • At 2 de maio de 2007 às 00:27, Blogger zazie said…

    Ainda andavas de fraldas já eu conhecia o Carrascalão, ó palerma

     
  • At 2 de maio de 2007 às 00:29, Blogger David Cameira said…

    O Presidente xanana gusmão, que viu bem a pinta do Alkatiry por isso e q o pos a milhas, tem vergonha daquilo q aqui postou...

    A PACIENCIA DE DEUS TB TEM LIMITES

     
  • At 2 de maio de 2007 às 00:34, Blogger zazie said…

    então não bostes, palerminha. Sabes que isso de ter duas religiões é complicado para a cabeça. Confundes tudo. Confundes a macacada que decoras no partido, com a Bíblia e depois ficas assim, meio tolinho a dizer disparates. A persignares-te como se tivesses visto o diabo. Apenas por eu ter dito uma coisa que é factual.

    Que Timor foi invadido por todo o tipo de oportunistas, incluindo pelas seitas evangélicas.

     
  • At 2 de maio de 2007 às 00:34, Blogger David Cameira said…

    Zazie,

    apresento-lhe a versao corrigida

    Espanto...

    Entao agora a Zazie defende turras criminosos e ateus da fretilin ( q é´mauista ( olhe q em 75 aqilo foi um banho de sangue entre o nicolau lobato ( comuna mauista ) e o outro q nao me lembro agora ( pela udt )

    e pois t ha o Mario carrascalao
    q e da área proxima do PS ( sera este o da udt ? ) mas enfim quem espetou la com um administrador apostolico q ate é catolico liberal ..devia estar escondido debaixo de um menir ...

    Olhe amiga zazie...o DEUS do presidente Bush tb a ama e perdoa-lhe as bacoradices q aqui veio bolsar...

    JESUS LOVE YOU AND WANT SAVE YOU FROM YOUR OWN

    ( JOHN 3.16 )

    E qt a seita...jesus e os discipulos tb podiam ser considerados uma seita...

    Agora qd diz q nao se lhe da nada dos padres pedofilos...acho q devia de dar...devia pedir perdão a JESUS por eles

    Eu oro pela restauração espiritual do Ted Hagard EMBORA ELE NAO SEJA DA MINHA IGREJA

    P.S. - esta agora e só+ para a picar, loll

    Uma senhora a se´rio não diz os palavroes q vc disse , e q ficou a cheirar mal do asneiredo q aqui veio " bostar "

     
  • At 2 de maio de 2007 às 00:35, Blogger zazie said…

    O Xanana é um vendido e o ALkatari não era melhor.

    A única instituição minimamente decente que Timor ainda teve foi a da Igreja Católica. Só que não deu para aguentar e o petróleo corrompe. Corrompe mais que o poder.

     
  • At 2 de maio de 2007 às 00:38, Blogger zazie said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 2 de maio de 2007 às 00:39, Blogger zazie said…

    cala-te palonço! cala-te, não digas asneiras porque tu não me conheces de lado nenhum para estares para aí a dizer que eu apoio o que quer que seja.

    Eu tenho pó a tudo o que me cheire a partido, ou poder, ou lobby, ou gente enfiada na política.

    Percebes, ó Cameirinha. Acalma lá antes que eu te retribua e diga anormalidades a teu respeito, tão gratuitas e infundadas como as que começaste para aí a vomitar.

     
  • At 2 de maio de 2007 às 00:40, Blogger zazie said…

    e se ficou aqui a cheirar mal foi apenas porque tu te descuidaste. E lá saiu um traque xuxialista.

     
  • At 2 de maio de 2007 às 00:46, Blogger David Cameira said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 2 de maio de 2007 às 00:48, Blogger David Cameira said…

    Eu estou espantado com a aagressividade furiosa com q a Zazie tem aremetido contra mim nos ultimos posts...

    Disse alguma verdade inconveniente ?

    Pois o Xanana , q esteve preso é´vendido e os outros são uns santos do caraças,
    loll
    sabe q a AD é perseguida em TIMOR LOROSAE , pelo menos um templo foi vandalizado e destruido em oECUSSI ( o q tb nao e muito dificil pq o edificio era feito e paus de banbu amarrados com cordas ) ?
    a MISSÃO Portas Abertas pode ajudar a aclarar a situaçao em Timor
    Mas tb lhe digo, posso enviar-lhe por mail copia de uma publicaçao de 1890 em q, sobre timor, se diz muito claramente que os indigenas aceitam logo o catokicismo mas apenas superficialmente pq como sao mentalmente inferires e a sua religiao de supertiçao animista lhes parece mais simples de entender poucas vezes abracem verdadeiramente a fe´da Igreja

     
  • At 2 de maio de 2007 às 01:12, Blogger zazie said…

    é, pois, é isso mesmo. Sonhos cor-de-rosa

    Espera aí que fica aqui uma prendinha para ti.

    http://www.junior.te.pt/chihiro/images/anime_maia.jpg

    Também tenho a versão em hino, acompanhada pelo calimero, que é muito engraçada, mas era capaz de ser demasiado forte

     
  • At 2 de maio de 2007 às 01:14, Blogger zazie said…

    Não me mandes nada sobre Timor que tenho acesso a isso tudo. A única coisa que actualmente me interessa é o trabalho que o professor Mattoso por lá desenvolveu.

    De resto política, não tem ponta por onde se pegar. E ninguém é inocente.

     
  • At 2 de maio de 2007 às 01:19, Blogger zazie said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 2 de maio de 2007 às 01:20, Blogger zazie said…

    e é verdade que são animistas com mais não sei quantas religiões à mistura e outras tantas línguas mas conseguiram integrar isso tudo na Católica.
    Timor é um case study no que toca à Igreja Católica. Até porque nem teve governadores civis em capitanias. Esteve desde muito cedo sob alçada da Igreja. Que também é (ou era) uma igreja muito diferente. E foi ela a única verdadeira força de resistência, enquanto os activistas da guerrilha se entretinham a limpar o sêbo uns aos outros. Ou em férias no exílio.

     
  • At 26 de maio de 2016 às 10:19, Blogger Unknown said…

  • At 10 de agosto de 2018 às 07:56, Blogger 5689 said…

Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here