quarta-feira, abril 25, 2007
Curriculum Fidei.
I.
Estudava Hemingway quando 'O Velho e o Mar' pediu referência à Bíblia.
E vi a Luz antes da aula de Lit & Cult Norte-Americana II.

II.
Considerei a paróquia católica da minha subúrbia.
E, então, lembrei-me que pagão sincrético já era eu antes.

III.
Procurei santuário numa Assembleia de Deus.
E, afinal, achei uma refinada selecção de hinos gospel.

IV.
Quis aprofundar a gnose divina junto dos Estudantes da Bíblia.
E descobri, pasmo, que estes eram Testemunhas de Jeová, antes de sair.

V.
Achei as minhas águas salvíficas entre os Baptistas.
E percebi que se pode ser cristão, sendo livre-pensante.

Nuno Fonseca
posted by @ 2:45 da tarde  
14 Comments:
  • At 25 de abril de 2007 às 18:31, Blogger cbs said…

    Mas não seja por isso, irmão Nuno…

    Já deves ter notado que Baptistas beatos* são mato.

    E acrescento-te que, estes "pagões sincréticos" gostam tanto de Jesus, que até irritam o Tiago (pergunta-lhe).
    E também os há livres.

    *Beato = extremo devoto

     
  • At 25 de abril de 2007 às 18:52, Blogger zazie said…

    É um percurso muito engraçado. Só faltou o budismo


    E essa última paragem entre os baptistas, como foi? eram polígamos?

     
  • At 25 de abril de 2007 às 18:55, Blogger zazie said…

    ainda assim, se me desse em religosa apátrida "on the road" experimentava logo os ortodoxos.

     
  • At 25 de abril de 2007 às 19:27, Blogger Nuno Fonseca said…

    Concrente CBS News, e com carinho que lhe escuto a gíria católica-romana. Já entre nós, os da Sola Scriptura, 'beato' e 'extremo devoto' convergiram num termo que, para contrariar as gentes da Cúria, não é extra-bíblico: 'cristão'.

    -----------------------------------

    Zazie compincha, não passei pelos budistas porque o livro do Hemingway citava o Evangelho e não fazia referência aos álbuns do Kenny G, nem ao leite de soja.

     
  • At 25 de abril de 2007 às 20:21, Blogger zazie said…

    ahahaha

    Do que te safaste .Também acho que deve ser um tédio. Sempre sentados a ver se levitam. Ainda se pegassem no parapenta...

     
  • At 26 de abril de 2007 às 15:13, Blogger CC said…

    Bem vindo, Nuno.
    Vê lá se estabilizas por aqui durante um tempo antes de rumares a outros portos de certezas absolutas e inquestionáveis. Dá sempre jeito mais um bloguista aqui no Trento. Se bem que tinha piada ler qualquer coisa de um mórmon, por exemplo.
    Ainda não tentaste os mórmons? Olha que, para quem idolatra livros sagrados, não há melhor. Eles têm dois.

     
  • At 26 de abril de 2007 às 15:52, Blogger Nuno Fonseca said…

    Obrigado, CC.

    De novo, o Hemingway não fazia referência a Salt Lake City, nem a conjuntos gravatas-e-calções humanizados chamados 'Hélder'.

     
  • At 26 de abril de 2007 às 17:23, Blogger knit_tgz said…

    hmmmm, um dia comento o meu percurso... Já fui panteísta, já fui pagã, regressei ao cristianismo por mão protestante, e por mão deles, apesar de mim, aprendi a amar a Igreja Católica, por estranho que pareça.

    Perdi os meus preconceitos anticatólicos por mão protestante... O Senhor tem sentido de humor :)

     
  • At 26 de abril de 2007 às 19:35, Anonymous Anónimo said…

    Ó knit_tgz eu acho que é temerário imputar ao Senhor o seu regresso ao paganismo.

     
  • At 26 de abril de 2007 às 19:45, Blogger zazie said…

    "De novo, o Hemingway não fazia referência a Salt Lake City, nem a conjuntos gravatas-e-calções humanizados chamados 'Hélder'.

    ehehhehe

    estou a curtir este meco de fiesta protestante

     
  • At 26 de abril de 2007 às 22:29, Blogger samuel said…

    "Já fui ao Brasil
    Praia e Bissau
    Angola Moçambique
    Goa e Macau
    ai, fui até Timor
    já fui um conquistador
    era todo um povo
    guiado pelos céus..."

    mas quém procura tanto alguma coisa, merece encontrar.
    ainda há umas boas centenas de portas por abrir.

     
  • At 27 de abril de 2007 às 09:56, Anonymous Anónimo said…

    samuel, por que n pára de embirrar com o nuno e ter melhores comentarios?

     
  • At 27 de abril de 2007 às 12:32, Blogger Jorge Oliveira said…

    Amigo Nuno,
    Serão os Baptistas assim tão "livres" como apregoas?

     
  • At 27 de abril de 2007 às 13:24, Blogger Nuno Fonseca said…

    Não são?
    Conta-me.

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here