domingo, abril 29, 2007
Refutação da Fogueira do Terreiro do Paço.
Miguel, gosto de seu jeito patronizante e dogmático com que me repreende. Aposto que sabe bem aviar nos catequizados com a régua e que acenderia uma bela fogueira redentora para mim no Terreiro do Paço.

Passando à refutação:

IDOLATRIA: Prefiro as serigrafias de Andy Warhol e as tintas de Dalí, o que não me torna idólatra, mas detentor de um par de íris sensíveis à Beleza. Não me lembro é de referir Bush, mas digo-lhe desde já que, como bom fariseu que ele é, já recebeu a sua recompensa. Mas sendo eu evangélico, pressupõe que o admire?: denoto preconceito. E denoto o primeiro mandamento (Ex20:3/4).
Lembro que aqui é o Miguel que tem que se defender.

BIBLIOLATRIA: Não se é bibliólatra por ignorância da Escritura? Mas olhe que é por mantê-la aadornada de berloques, pechisbiques de oiro e jóias, sob uma língua morta para que o povo de mãos sacrílegas não a leia e para que apenas o exegeta santificado do mosteiro a possa interpretar e o padre pronunciá-la (que sacrilégio!) entre o salmo e a hóstia.
Como Antero de Quental argumentou, tal se chama 'obscurantismo' e servui para manter Portugal na ignorância política e espiritual duma nação que creria em tudo o que o latinado lhe diria.
Mas acaso vê um evangélico rezar à bíblia, dobrar-se-lhe em joelhos, beijá-la? Por outro lado, a mesma não diz que é inspirada por Deus, que é a máxima autoridade, enquanto Palavra de Deus (2Ti3:16)? E não é a Palavra de Deus Jesus Cristo e Jesus Cristo Deus (Jo1; 20:28)?
Por isso não confunda o papel e capa de couro e as letras ali tintadas como algo sagrado, pois nós bem os sujamos com sublinhados e notas marginais e marcações, tendo-o como instrumento para ler a Palavra. Pois o Logos (a Palavra do grego original), que é o SABER PENSADO (ao contrário de 'rhema', as prenunciações), DEVE estar nas pontas de línguas e nos íntimos das nossas almas (Sal119:25) para que se obtenha o conhecimento de Deus que leva à Salvação:

'E a vida eterna é esta: que te conheçam [v. GINOSKO, ie, absorvam a gnose, a ciência, o saber de-], a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste' (Jo17:3).

Porque como Jesus/Palavra de Deus disse:

'Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra' [LOGOS] (Jo17:6).

A Palavra é Jesus e Jesus é Deus (Jo1:1-18).

POLITEÍSMO: Se este implica a crença em vários deuses, não leio no credo que o Miguel invoca, e que diz que Deus é uma trindade, existindo em três pessoas e uma só natureza divina. Deus há um só, sob cujo nome somos baptizados, sendo o mesmo nome do 'Pai, e do Filho, e do Espírito Snanto' (Mt28:19).
Aqui o Miguel encetou uma estratégica kamikázica que, se certa, provaria que os Arianos e as Testemunhas de Jeová estariam certas, em detrimento de todos os participantes deste blogue.
Cuidado.

Mãe de Deus: Sobre isso, fale o Senhor:

'E aconteceu que, dizendo ele estas coisas, uma mulher de entre a multidão, levantando a voz, lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste. Mas ele disse: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra [LOGOS] de Deus e a guardam' (Lu11:27/8).

'Porque há só um Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, o homem' (1Ti2:5).

E foi Jesus Cristo, o homem, de quem Maria foi mãe; não do Filho Primogénito de Deus (Jo1:18), nem do próprio Deus, incriado e por ninguém gerado, sendo sempiterno.
Jesus foi, simultaneamente, Filho de Deus e Filho do Homem (leia-se do ser humano), cuja humanidade é responsável apenas a humana de quem nasceu, Maria.

'Maria, uma mulher simples'. Sem dúvida, Miguel. Digna, porém, ser honrada como exemplo a muitos de obediência a Deus. E é por respeito que não lhe chamo algo que a mesma veria como apóstata, não senso ela a mulher fidelíssima na observação da Lei, como a mãe de Jesus da Nazaré foi.

----------------------------------------------------

Dito isto, ensine-me como refrear o insulto, visto que, segundo o Miguel, afirmar que 'Nuno Fonseca (...) veio equilibrar o Trento: pelo menos no disparate', não é insultuoso.

Nuno Fonseca
posted by @ 2:55 da tarde  
4 Comments:
  • At 29 de abril de 2007 às 16:06, Blogger cbs said…

    Nuno
    disparates todos fazemos, não me parece insulto próprio.
    E provávelmente, estou a fazer um disparate metendo-me na conversa, mas garanto-lhe eu, que se há gajo avesso a patões e dogmas, esse é o Miguel.
    Nem o estou a ver ás réguadas às catequistas, lol

    (isto vem debaixo, uma vez que apagaste o comment para transformar em post)

     
  • At 29 de abril de 2007 às 16:16, Blogger timshel said…

    eu não me importava de dar réguadas nas catequistas

    isto é, não estava exactamente a pensar nas réguas (tanto quanto tenho consciência, não tenho tendências sado)

    e estava apenas a pensar em algumas catequistas

     
  • At 29 de abril de 2007 às 17:47, Blogger cbs said…

    tal e qual eu, lol

     
  • At 29 de abril de 2007 às 20:42, Anonymous Anónimo said…

    Domingo, dia de Escola Dominical.. :)

    Pedro Leal

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here