domingo, setembro 23, 2007
O Mandamento do Amor, o único Mandamento do Cristianismo (catequizando a Zazie - 1)
"O mandamento que o Senhor nos deu, o único mandamento que nos deu, foi precisamente esse: 'O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros como eu vos amei (Jo 15 12)'. Ele só nos deu este mandamento."

(João César das Neves, "Parábolas sobre Jesus", Principia, pags. 102/103)

timshel
posted by @ 7:44 da manhã  
12 Comments:
  • At 23 de setembro de 2007 às 10:21, Blogger zazie said…

    Não me estás a catequizar porque esse disse eu que sabia e concordava.

    O que me precisas de explicar é onde vem que a igualdade é um dogma católico.

    Li os 43 dogmas e não vem lá.

    Disseste aqui que quase não devia ter direito a "entrar" no Trento por não respeitar a tua fé que se baseava no dogma católico da igualdade.

    Fico à espera que me cites o catecismo, os concílios e mais textos oficiais da doutrina católica onde se explique que a igualdade é um dogma cristão.

    Eu até podia ter logo respondido. E dizia-te que sabia que esse era o teu grande dogma e a tua grande fé; só que a Igreja Católica é que não precisou de ser chamada ao caso.

     
  • At 23 de setembro de 2007 às 10:26, Blogger zazie said…

    Mas mesmo esse mandamento parece-me que não anda numa boa onda.

    Sempre que sentes que te tocam no dogma que sustenta a tua fé católica- a igualdade- o mandamento do amor é muito esquecido...

     
  • At 23 de setembro de 2007 às 10:44, Blogger timshel said…

    "Disseste aqui que quase não devia ter direito a "entrar" no Trento por não respeitar a tua fé que se baseava no dogma católico da igualdade."

    zazie

    por agora, gostaria apenas de sublinhar que, nunca me passaria pela cabeça e veria com muito desgosto o trento sem ti

    primeiro, por razões de utilidade: conferes a este blogue uma dinâmica que ele não teria sem ti

    julgo que não te estou a bajular mas a constatar um facto quando digo que as tuas intervenções sao bastante inteligentes (por vezes em demasia :))e reveladoras de uma enorme cultura

    segundo, por razoes eticas

    a) porque és a amizade mais antiga que mantenho na blogosfera e se te quisesse excluir de um debate nao sei como seria capaz de olhar para mim proprio com respeito

    b) porque mesmo que nao te conhecesse, penso que excluir alguém do que quer que seja e nomeadamente de um debate é sempre obra do diabo

     
  • At 23 de setembro de 2007 às 10:49, Blogger zazie said…

    Essa bajulação até fez cair baba no capuccino

    ahahaha

    Ó pá, claro que somos amigos e se houvesse confusão resolvia-se logo tudo a bem à porrada. Numa boa.

    Percebi que meteste água e chateei-me, claro que me chateei, como diria o outro.

    Mas agora, com esse post com letras a bold estás tramado. Porque ainda vão ter de mudar o cabeçalho: "um blogue para católicos e protestantes" e só entra aqui quem comungar do nosso dogma: a igualdade
    ehehehe

    Está visto que nunca me excluirias de nada, nem eu deixava. Por isso é que te dei logo uma marretada.

     
  • At 23 de setembro de 2007 às 11:01, Blogger zazie said…

    Mas eu penso o mesmo. Acho que nunca excluí ninguém de um debate.

    Comigo é sempre à porrada até ficar tudo por terra e sem forças para piar. Mas excluir nunca. E estas coisas dão-me sempre vontade de rir. Mesmo quando sou corrida de blogues e com IPs banidos; dá-me vontade de rir. Sou capaz de lá voltar, com o maior descaramento, para dizer qualquer coisa que me parece pertinente e nem tem a ver com os donos do blogue.
    Ainda agora aconteceu isso no Aspirina B, numa boa e até eles reagiram numa boa.

    O meu lema é mais esse - o do “descaramento com o próximo”-

    quem quiser passar por cima que passe, se for eu a pisar, pisei, que não me doeu e ficar a patuscar na boa, seja lá qual dos dois ficou estendidinho ao comprido.

     
  • At 23 de setembro de 2007 às 12:09, Blogger Hadassah said…

    Por favor não me mandem esta mulher embora!

    Isto por aqui nas caves sem a Zazie era uma grande seca.

    A Zazie tem aquele lado dela impestivo, que leva tudo à frente quando acha que alguém não tem razão (que já me tem feito rir às gargalhadas), mas também se esforça por ser coerente com o seu raciocínio, sendo extremamente justa e imparcial,...já a vi a defender aqui Rambos, o Samuel,...e por aí fora...mesmo remando contra a "maré".

    É das mulheres (sublinho aqui esta última palavra) mais inteligentes que já encontrei na net e não só...

    O que eu tenho aprendido com ela, e de resto com todos vocês...

    Vejo nela sempre uma preocupação de falar em "código aberto", isto é, para que todos, mesmo os menos bem informados, a entendam...

    Só não a proponho a postar ... porque ainda saía lá na frente algum animalzinho daqueles do cocanha, e os Senhores do Cabeçalho seriam obrigados a abandonar o sítio, o que era uma pena.
    lOl eh eh eh

     
  • At 23 de setembro de 2007 às 12:42, Blogger Hadassah said…

    é um pouco arriscado dizer-se "único" mandamento muito embora esteja implícito que quem Ama a Deus com todo o entendimento, coração, alma e forças e ao próximo como a si mesmo, esteja apto a cumprir automaticamente os restantes.

    A Bíblia não vai tão longe, diz que é o maior, que excede os outros...

     
  • At 23 de setembro de 2007 às 13:43, Blogger samuel said…

    Peço desculpa se ferir a sensibilidade de algum amigo pessoal do "senhor", mas desde quando é que citar João César das Neves é uma maneira inteligente de começar uma conversa, sobretudo se esta for sobre costumes ou religião?

     
  • At 23 de setembro de 2007 às 14:06, Blogger timshel said…

    Hadassah

    Cristo apenas disse uma vez que nos deixava um Mandamento. Disse que este era o seu Mandamento. Que nso amássemos uns aos outrso como Ele nos tinha amado.

    Samuel

    Cada um tem os seus ícones intelectuais :)

     
  • At 23 de setembro de 2007 às 14:32, Blogger Hadassah said…

    Ok Tim...ele disse que nos deixava Um Novo mandamento...o do Amor...mas esse acresce a todos os outros...sobrepondo-se-lhes...


    resta-me saber como é que entendes isso, principalmente aquela parte do Amar o próximo como a nós mesmos...lembra-te que temos que contar sempre com o facto de que ainda temos por cá o Mal...e creio que Cristo Amou sempre mas sem compactuar com o Mal, i isto também por amor...temos por exemplo a questão dos Vendilhões do Templo, expulsos e chamados de "raça de víboras", por amor aos fiéis.

    Á alturas em que tens que optar, por amar o Bem ou o Mal...

    Não sei se no teu conceito de Amor cabe aceitar todas as vontades, anulando o nosso sentido crítico fundamentado na doutrina cristã (?)

     
  • At 23 de setembro de 2007 às 14:35, Blogger Hadassah said…

    Ainda não me dei ao trabalho de estudar o que defendes em relação ao Amor...desculpa se estou a fazer alguma interpretação errada em relação ao que defendes.

     
  • At 23 de setembro de 2007 às 15:31, Blogger zazie said…

    Eu nem sei porque é que v.s estão a ir na conversa deste macaco velho.

    O macacão sabe perfeitamente que lá está escrito, por mim, que com isso concordo.

    O que lhe pedi para responder é onde é que daqui deriva o dogma da igualdade.


    Porque foi à custa do dogma da igualdade que ele teve o desplante de dizer que eu lhe toca na sua fé. Porque a sua fé católica assenta no dogma da igualdade.

    Foi isto que agora também já me passei. O marujo de água doce, como é uma cobardolas de cancan, pegou nesta deturpação e já anda, feito macaco de feira, às cavalitas do Tim para dizer que eu li, ouvi, e amochei. Nem pestanejei. Porque sou agnóstica.

    Ora venha lá o dogma católico da igualdade! esse sim, esse é que eu coloquei em causa e este post é uma sonsice de um macacão ultramontano. Desviou para onde lhe interessava e tapou a cagadela.

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here