quinta-feira, maio 14, 2009
A resposta que Zazie não quer ver respondida.
Aqui fica a resposta ao post sobre mim que Zazie não permite que seja publicada no blogue pessoal dela. Extraiu um comentário meu fora de contexto e persiste em distorcer o conteúdo do meu debate com ela, caricaturando a minha postura e difamando apenas porque discordo de si. Sublinho que a dada altura, Zazie recusou-se a continuar o debate que iniciámos no post que enderecei ao Timshel aqui, no Trento, revertendo a discussão para o blogue dela. Depois, ao confrontá-la com o porquê de não manter a altercação pública, redundou de novo naquele spam de insultos e blasfémias. Assim, vemos como seria o procedimento dela.

Enjoy:

"Autorização concedida! Primeiro que tudo, a hipótese 3 é obrigatoriamente errada, porque não sou pastor. A questão do 'ocidentalizado' também é questionável, porque venero um judeu.
Anyway, Zazie, todos no Trento partilhamos da opinião que és interessante e tens coisas muito pertinentes a dizer e até se circulou a ideia de integrares o plantel, mas porque cedes sempre ao insulto? Creio que és capaz de melhores argumentos. No nosso desdém comum pelo jacobinismo, sabemos que calar perspectivas e discordâncias em nome da 'união' e do 'bom-senso', começa em revoluções libertadoras, mas que redundam sempre em reinos de terror. O que te peço é doutra ordem: quero continuar a conversar contigo sem ter que vestir o casaco e deixar-te com a conta das bebidas por pagar.

E quanto à controvérsia, deixa-me explicar a intenção de listar estes versículos, porque percebi que não percebeste o intento por trás disto. Adianto isto: não faz parte da agenda cristã, evangélica, reformada qualquer género de conquista do poder pela espada. Cremos que a Escritura está certa quando afirma que o Evangelho vencerá e que temos uma guerra em vista - mas que esta é travada não contra a carne, mas contra o espírito. Ou seja, o mundo será redimido por Cristo um coração de cada vez, pela conversão de cada homem ao Evangelho, pelo amor.

Feito o disclaimer, quando postei este comentário, falava-se sobre como a cosmovisão judaico-cristã não encaixa na humanista. Sobre a moralidade e a ética, disse-te que Deus - sob a pressuposição que falávamos, ou seja: o Deus bíblico - não se submete a nada. É soberano. E isso consola saber. Todos concordam que 'Deus é amor', mas o que adiantaria ser ele amor, se não é soberano sobre ele? Que me adianta uma divindade amorosa, mas impotente?
Assim funciona com a ética e a moral cristã, como celebrada na teonomia: estes são padrões que não são exteriores a Deus, e não estão por cima dele. Ele não os viola, mas isso é porque é racionalmente impossível que o faça, porque o mal é desobediência ao Deus que é amor, justiça, paciência, misericórdia; e Deus, não se desobedecendo a ele mesmo, não faz o mal. A sua vontade é o bem, logo é tudo o que ele faz. Para mais sobre o assunto, por favor lê esta resenha dum livro do filósofo Gordon Clark a propósito:
http://www.monergism.com/evilproblem.html

Agora a parte delicada: creio mesmo no que estes versículos dizem; ou seja, Deus ordenou mesmo isto. Antes de me chacinares como os judeus aos ameliquitas, deixa que te explique: se os judeus não o fizessem a eles, eles fá-lo-iam aos judeus. Deus falava prescientemente ao seu povo segundo a narrativa do Talmude, de forma que a ordem foi cautelar, mais do que arbitrária, como descontextualizadamente se pode atribuir. Segundo a teonomia do OT, o homicídio arbitrário é um pecado. Contudo, é justificado se em autodefesa. Foi o caso. Mais ainda: se o povo hebreu fosse genocidado, a semente de David não se prelongaria até à geração em que o Messias apareceria para redimir o seu povo do pecado adâmico. Seria grave a este ponto: literalmente o nosso fim.

Agora podes é argumentar sobre a validade do texto bíblico na questão de que se é verdade que o Deus omnisciente, omnipotente, omnipresente, omnibenévolo é o da Escritura. Sendo tu católica, penso que partilhas o estatuto que atribuo à Palavra: o de verdade axiomática e base da cosmovisão do cristianismo.

§

SOLI DEO GLORIA"

Repito que a Zazie é livre de comentar, mas não pode maldizer os intervenientes e membros, nem spammar o blogue.
Justo?

Nuno Fonseca


Actualização: Parece que concordámos num armistício. Zazie sempre vai debater e os ânimos de ambas partes foram mitigados. Para um calvinista logocêntrico como eu, custa-me admitir o poder da imagem, mas a esta rendi-me:

O detalhe da insígnia da FlorCaveira com o brazão de Lutero por baixo bordados num chapéu de Puritano é simplesmente priceless.
posted by @ 12:52 da manhã  
15 Comments:
  • At 14 de maio de 2009 às 01:26, Blogger zazie said…

    Agora vais ter de esperar que eu tenha tempo.

    Porque apagaste-me comentários sem outra razão que não fosse fazer-me passar por insultadora quando o teu problema foi a tua imagem não sair muito bonita da história.

    Depois falamos.

    Mas só falamos sem truques de treta tentando inverter tudo e criar inventonas.

    E outra coisa- só falamos quando não te atreveres a apagar o que eu escrevo (incluindo comentários a outras coisas e a outras pessoas do Trento).

    Tu apagaste vários comentários meus aos posts do PL.

    Se ele é banana, é problema dele.

    Mas eu lembro-me de tu teres ouvido vozes que diziam que tinhas como missão pregar no Trento.

    Afinal isso aconteceu no dia em que fizeram administrador para a censura.

    E há ainda outra merda- eu recuso-me em absoluto a falar do que é estritamente privado.

    E recuso, a quem quer que seja, de achar que me tem de doutrinar ou vigiar pela ortodoxia do que quer que eu pense.

    Ou bem que as conversas são meramente teóricas e entendidas enquanto tal- e até a porrada- ou há chatice.

    Porque tenho pó a tentativas psico ou devassas da minha vida.

     
  • At 14 de maio de 2009 às 01:31, Blogger zazie said…

    Repito apagaste comentários meus, em posts de outras pessoas, que nada tinham a ver com esta querela e não te diziam respeito.

    E vais ter de assumir isso, antes de tudo o resto.

    Sem assumires que andaste a censurar tudo, incluindo uma simples justificação a uma pergunta do João Leal e outro comentário ao post do PL.

    E nenhuma dessas questões era a repetição do que tinhas apagado no debate contigo.

    Foi novamente a cretinice de chefinho que subiu à cabeça.

    E devias recordar-te que eu, sem pertencer ao Trento, mas como opinião, fui das que defendeu que tu não devias ser expulso.

    E fartei-me de pedir ao CC para ele voltar quando ele também fez o ultimato. Que não voltava a escrever aqui com uma pessoa que censurava os escritos de todos e até nos posts dos outros.

     
  • At 14 de maio de 2009 às 01:36, Blogger zazie said…

    Ah, e não deixei passar o que comentavas no meu para ver se gostas.

    Sabe bem, não sabe?

    É bacano fecharem-nos a porta e fingir-se que ninguém disse nada.

    Gostaste?

    É para aprenderes- Foi isso que me fizeste e em triplicado- ou pior, em todo o lado, incluindo nos posts dos outros.

    È chato o estardalhaço público, não é?

    Mas não é nada. Eu nem escrevi o teu nome; nem linkei o blogue, não disse sequer quem tinha escrito aquilo.

    Mas aqui, como tem sido?

    Alguém alguma vez teve pejo em escarrapachar tudo na primeira página e linkar e mentir e difamar e depois ainda fazer correr os boatos que ainda hoje duram?

     
  • At 14 de maio de 2009 às 01:50, Blogger Nuno Fonseca said…

    Caramba, Zazie, quando é que eu disse que ouvia vozes a dizer-me para integrar o Trento?

    Sou Quaker agora?

     
  • At 14 de maio de 2009 às 01:53, Blogger Nuno Fonseca said…

    E isso de continuares em vinganças não ajuda nada. Há termos de uso e o direito de se gerar uma ética e moral (coisas que tanto estimas) nos comentários.

    Discute objectivamente e ninguém se magoa.

    Mais: sou calvinista e pós-milenista. Ou seja, nada me mete medo. Só tenho temor de Deus.

     
  • At 14 de maio de 2009 às 02:09, Blogger zazie said…

    Amanhã falamos.

    Isto é tanto vingança quanto o que fizeste antes e até este post.

    Bem podes limpar as mãos à parede a esse respeito.

    É ter de ficar tudo em ordem primeiro.

    Tudo certinho e nos conformes. Sem mentiras.

    Só assim é que pode haver verdade.

    Porque, se é para haver mentira, nem perco tempo.

    Tenho mais com que me entreter e fazer e até quero postar as raças fantásticas dos monofisitas.

    Porque também me intrigou aquele post do Tim e ninguém o explicou.

    Eu não percebi a relação entre "trazer a espada e não a paz" e o video feito pelo ateu.

    A menos que fosse tamanha ironia que eu lá vejo.

    E vou falar disso. Porque essa, sim, está internacionalizada. É parece-me uma cena maluca com alguma projecção social.

    Não tanto cá, mas lá pelas Américas e Inglaterra.

    Mas cá, é retomada na blogosfera, cometendo-se os mesmos erros.

    E por isso até gostava que os que comentaram o video que o Tim postou me dissessem o que achavam que tratava e que relação tinha com o título do post.

     
  • At 14 de maio de 2009 às 02:13, Blogger zazie said…

    Mas eu também não temo muito mais que o Obelix teme.

    E nada me magoa- ou quase nada- excepto quando entram amizades.

     
  • At 14 de maio de 2009 às 02:16, Blogger zazie said…

    as vozes era no gozo

    e davas cá um lindo quaker com corn flakes em cima do chapéu da flor caveira que faz favor

    ":O)))))

     
  • At 14 de maio de 2009 às 02:23, Blogger Nuno Fonseca said…

    O Rambo Evangélico estava 'no ponto'. Tanto, que pus no Facebook. Mas não te preocupes: creditei a tua autoria.

     
  • At 14 de maio de 2009 às 02:31, Blogger CC said…

    Mas vocês não dormem?

     
  • At 14 de maio de 2009 às 10:01, Blogger cbs said…

    "casus belli" com a inominável é mato, aqui e no resto do mundo. É evidente que o problema não será do mundo.
    Mas também é evidente que quem quiser andar por cá, de coração aberto, tem mesmo que aceitar a javardice intermitente (e não só dela). Nuno, habitua-te, também há dias de sol e vira não volta troveja. É assim o mundo, lol

    De qualquer forma, Nuno, não te preocupes:
    a) a "senhora" é basto conhecida, já toda a gente sabe como ela é
    b) os actos ficam com quem os pratica, eu por exemplo, nunca menti nem apaguei comentários. Fica lá tudo, e é o melhor... transparencia meu.
    c) mas isto sem ela era uma seca, lol

    abraços, meus manos.... desta "força fraca", que tenho a desdita de ser, lol

     
  • At 14 de maio de 2009 às 11:56, Blogger Vítor Mácula said…

    "Sendo tu católica, penso que partilhas o estatuto que atribuo à Palavra: o de verdade axiomática e base da cosmovisão do cristianismo."

    Aconselho a leitura de "Dei verbum" do CV II; para não falar de muita e múltipla exegese em ponto e contraponto, mas pronto, no mínimo...

    Isto deve andar na net, mas se quiseres, passo-ta, acho que tenho lá em casa uma edição, não tenho a certeza de já ter sido ou não ofertada; são trinta ou quarenta páginas...

    abraço

     
  • At 14 de maio de 2009 às 12:01, Blogger Vítor Mácula said…

    "É evidente que o problema não será do mundo."

    Penso que o problema também é do mundo, dos patinhos e do céu que escurece sem tombar.

    abraço, cbs

     
  • At 14 de maio de 2009 às 17:17, Blogger zazie said…

    Ok, Nuno, só agora tive tempo de vir à net e já li esse comentário do cbs, com o "a senhora é basto conhecida" e "tem paciência com ela", e outras merdas que não dá para vir para a palheta com esse espectro que se tornou minha sombra.

    Não havia muito mais a dizer- aquelas passagens da Bíblia não podem ser mandamento ético para ninguém. Ponto final. Não existem sequer povos eleitos no catolicismo e no cristianismo- e muito menos mandamentos de genocídios como exemplos de ordens divinas.

    Não tenho mais nada a acrescentar a este ponto- porque ética só existe uma- a humana- aquilo que nos faz distinguir o bem do mal- não há ética fora do humano.

    E o que quer que Deus seja, é sempre leitura nossa e nunca poderia entrar em conceitos de ética às avessas- chamando-lhe a isso mandamentos exemplares para a criação- para o que quer que possa existir em nós que é mais que matéria e energia e não foi feito por nenhum ser humano.
    .......

    Fora isto, ainda havia outras coisas que podiam ser conversadas, como até as minhas genuínas perplexidades por nunca ter pensado que aquilo que é uma fundamentação filosófica possa ter uma leitura muito mais vox populi que a trata como problema religioso.

    Mas tudo isso ficará para outras circunstâncias.

    Esse comentário aí em cima, do cbs, já me causou alergia. E daí,com mais essa sarna colada como sombra, há anos, a perseguir e a rosnar sempre que pressente que pode ter a protecção da matilha, não dá.
    ..........

    Outra coisa e esta apenas relativa a ti- Rambo Evangélico- para que não haja mal-entendidos.

    Irristaste-me, provocaste-me, apagaste comentários para ficares com a última palavra, mas nunca- em momento algum- cometeste algum acto menos decente.

    Não tenho a menor razão de queixa de ti, sob o ponto de vista destas tretas e manhas virtuais. Foste sempre um sacana decente.

    E, a esse propósito até quero fazer uma correcção.

    Quando recordei que tu mal entraste no Trento também andaste à porrada e depois, para ficares com a última palavra, porque estavas passado, pediste ao patrono- administrador do blogue, para apagar os comentários- é bom que se diga uma verdade- quem os apagou foi ele- Não foste tu.

    E foi ele que apagou em posts de outras pessoas- tu pediste, mas quem agiu foi ele.

    E, para isso, ele nem teve de dar a cara, ficou escudado por ti e nem teve sequer de perguntar aos restantes colegas do blogue se estavam de acordo em ele praticar a censura onde bem tu mandasses fazê-lo.


    Foi por este motivo que depois também defendi que não tinhas nada de ser expulso.

    Curioso é que quem censurou escudado no teu pedido, depois largou-te e, perante o colectivo- ainda disse que concordava com a tua expulsão.

    E pronto. Fica bem.

    Noutra oportunidade falaremos. Ou andaremos à porrada- como calhar- mas com estes finais honestos- que tu sabes fazer- porque, se calhar, os tens no sítio.

    Ainda bem que gostaste do chapéuzinho.

     
  • At 18 de maio de 2009 às 15:36, Blogger cbs said…

    "Esse comentário aí em cima, do cbs, já me causou alergia"

    mas não devia, dás-me (e dás-te também, desculpa lá) demasiada importancia, filhinha...
    E já pensaste se isto tudo não será apenas uma estranha forma de amor?
    :)

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here