sexta-feira, abril 03, 2009
Contra-indicação
Todos os trentistas se identificam com o credo apostólico e é injurioso pretender o contrário; no entanto todo o trentista é aqui ou ali, e como se pode facilmente verificar, injurioso para outro; assim como é blasfemo aqui e ali sob o ponto de vista de outro, ou quiçá até sob o próprio no deslocamento da manhã para a tarde, ou no deslocamento das diversas fases da sua própria caminhada de fé.

Qualquer trentista pode postar ou não postar, sair ou não sair, sem que tal seja entendido como uma saída da sua confissão de fé ou do cristianismo ou qualquer outra espécie de traição religiosa; afinal, isto é uma reunião livre de uma série de caramelos e caramelas que se querem discípulos de Jesus Cristo, cada qual à sua maneira e caminhada.

Nenhum trentista representa a totalidade do protestantismo ou do catolicismo, seja na sua generalidade teológica, seja na sua generalidade histórica; por outro lado, todos se pretendem e querem sinceramente cristãos nos modos com que se apresentam e representam a si mesmos e à sua eclesiologia vivida; qualquer trentista pode até ter uma vivência cristã totalmente à margem de alguma prática eclesial, e nenhum é obrigado a dar contas da sua vida cristã a nenhum outro.

Nenhum trentista é obrigado a nada excepto a entender-se e viver-se ele mesmo, e a seus modos, como cristão; nenhuma relação directa com os outros trentistas, seja sob que modo for, no blogue ou fora dele, lhe é exigida; fora do âmbito religioso, é-lhe também exigido que, caso pretenda convidar alguém para trentista, submeta tal proposta previamente a todos os outros trentistas.

Isto é como este caramelo vê a coisa, a saber: como ela lhe parece desenrolar-se realmente. As restantes enunciações genéricas, apenas comprometem quem as profere, assim como afinal o faz este mesmo post.

vítor mácula

posted by @ 5:31 da tarde  
3 Comments:
  • At 3 de abril de 2009 às 19:17, Blogger zazie said…

    É treino para os penitenciais públicos pascais?

    O que me vale é que sou pré-trentina e mais dada a riso pascalis

    ":OP

    Beijocas

     
  • At 3 de abril de 2009 às 19:49, Blogger Vítor Mácula said…

    acho que é mais isso mesmo: ponto de vista tomista sobre trentices (o blogue, não os concílios ;)

    quanto a missas pândegas e rabelaisianas, ao que parece andam mal entendidas por tutti quanti (fora do blog agora). qualquer ironia ou humor que na boca de qualquer um seria evidentemente isso mesmo, torna-se na boca de um padre uma declaração ex cathedra LOL a modernidade tem destas peculiaridades.

    mas o que eu gostaria mesmo que fosse era uma conversa entre o sieur Pascal e o Cardeal de Retz JAJAJAJAJAJAJAJA! (fora do blog e fora do tomismo agora e até um pouco fora de contexto, mas rima com pascalis, e Retz, como toda a gente sabe, rima entre outras coisas com riso)

    ou então não passa dum desinteressante esclarecimento circunstancial ;)


    bjocas, pá, bom fim de semana

     
  • At 4 de abril de 2009 às 18:07, Blogger cbs said…

    ponto de vista "técnico-tomista" para ser mais preciso :)

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here