segunda-feira, março 23, 2009
Lembrança do Cisma
Era de esperar que um blogue deste tipo desse dores de cabeça… os riscos de instabilidade são permanentes. Por causa do que aqui foi escrito, já várias rupturas sucederam ou estiveram para suceder. Marca característica das coisas religiosas, aliás.
Faz agora um ano que, por volta do equinócio pascal , até os fundadores cismaram, deixando-nos pasmados, como filhos ante discussões paternas. Quase precipitaram o fim deste lugar, abandonando-nos numa estranha espécie de orfandade bíblica. Contudo, com a Fé há sempre solução, pois é ela que dá a Vida. Outros persistiram, o blogue sobreviveu.
Só que, a ideia original de ser um fight club entre duas ortodoxias – católica romana e evangélico baptista – ficou no caminho; de facto, a ortodoxia aqui, nunca foi a regra básica. Nem podia ser, com a variedade das pessoas que nos constitui; de facto, o denominador comum entre trentistas é muito amplo; no Trento basta acreditar na existência histórica de Jesus Cristo, aceitar a sua divindade e procurar seguir os seus ensinos.
Porque o Trento nunca foi igreja. O Trento foi e é um espaço de diálogo entre pessoas que se consideram cristãs, vindas de tradições católicas e protestantes. Sempre houve heterodoxia, e isso não vem de agora, está na génese do blogue. E as decisões sempre foram tomadas democraticamente. Quem está mal muda-se. Quem fica deve respeitar os parceiros. Nunca se excomungou ninguém por divergência na doutrina. Se cairmos na blasfémia ou na agressão (que o insulto directo é agressão), sim, mas isso é uma regra de civismo geral. Por opiniões doutrinárias, não. Nenhum de nós é Deus, para julgar o Outro.
Fundamental mesmo deve ser o aceite das críticas, em especial das que dóiem; e responder com palavras, não com virar de costas. É isso a discussão… o resto é tristeza.

A palavra grega symbolon significava a metade dum objecto partido, que se apresentava como sinal de identificação. As duas partes de um selo eram justapostas para verificar a identidade do portador. Sendo a Fé comum, sendo a Cruz sinal de identidade (mesmo que cada um creia à sua maneira), será porventura ecuménico-angélico, mas surge a ideia pascal de um tempo propício, não só a romper, mas igualmente a justapor as partes separadas, recompor um vaso quebrado que continha o espirito do sítio: a amizade.
Convidamos os que saíram, em particular o Tiago e o José, mas o abraço estende-se a todos, a que juntem o que se partiu há um ano, regressem (fazem falta e há aqui saudades), enfrentem os espinhos das diferenças, acrescentem luz cristã ao desarrumo desta vossa casa. Com coragem, sem beliscaduras de carácter (que a todos é reconhecido) mas também com humildade cristã. Diferente do monólogo assente, o diálogo cru com desalinhos por vezes magoa, mas sempre vai brilhando a vida. Talvez o maior feito do Trento tenha sido precisamente durar estes dois anos e tal… por nós, mas também esperando por vós. Ad Majorem Dei Gloriam!
cbs ajudado pelo Pedro Leal
posted by @ 9:07 da manhã  
1 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here