terça-feira, março 18, 2008 |
Impaciências. |
Mano Carlos Cunha, até acertas em muito do que criticas da administração bushista, a que também vejo como um hiato do espírito democrático americano, e embora me faça espécie o estilo PREC-o-panfletário do teu post e a desactualidade desse discurso, nada me maça mais do que a descontextualização desta intervenção no espaço do Trento.
Não sei que estereótipo paróquio-provinciano tens dos protestantes, mas permite-me a pergunta: 'Se eu te disser que sempre fui contra as guerras do Golfo, deixas-me ser cristão evangélico?'
Que fique claro: George Bush é tão Born-Again Christian como o Sénior, ou o Clinton antes dele, ou a Clinton que lhe poderá suceder, ou o Obama que há-de dar alegrias à América.
Se o homenzinho do dedo do meio que aparece na tua foto demonstra o credo da cristandade evangélica, não sei o que farás do catolicíssimo Rudolph Giuliani, que pimpou a guerra pós-setembrista melhor que Hugo Chávez o socialismo de Jesus Cristo.
Nuno Fonseca, um cristão de esquerda |
posted by @ 8:16 da tarde |
|
18 Comments: |
-
Nuno
"Que fique claro: George Bush é tão Born-Again Christian como o Sénior, ou o Clinton antes dele, ou a Clinton que lhe poderá suceder, ou o Obama que há-de dar alegrias à América."
Explica-me lá: são todos "nascidos de novo" ou não é nenhum? Estás a por em causa que George W. Bush é teu irmão na fé ou estás numa de universalista, toda a gente é filho de Deus?
-
Olá, Nuno, pois bem me parecia que mesmo aqui no Trento as coisas não eram protestante-catolicamente tão simples...
Olá, Pedro, para mim mostra que a união na fé pode não corresponder a uma concordância política e etc Eu também não apreciava politicamente o católico Pinochet e tenho umas quantas com o católico Durão Barroso (que é curiosamente concordante com o senhor Bush, assim como o recém-católico Blair)...
PS: Isto já parece é a revista Hola do horror político...
-
Pedro L,
Apenas disse o que se sabe de cor: todos esses nomes são de cristãos evangélicos.
Apenas enfatizei que a fé deles em nada enviabiliza que haja divergências políticas, sendo que a política é algo que não excede a fé.
E não, nem toda a gente é filho de Deus, e a que é, o é por adopção, sendo Jesus o único biológico, e sim, Pedro, ainda sou ortodoxo e historicista na minha teologia, graças a Deus.
Paz.
-
Vítor:
Protestantes? onde? Há evangélicos semi-tugas e evangélicos semi-americanos e evangélicos completamente neocons.
Ficou mais claro assim?
E depois, só os evangélicos neocons é que se acham no direito de fazer posts propagandísticos.
(mas não são todos, é verdade).
-
Nada disso.
Amamos muito Portugal, este belo país fundado por D. Afonso I em nome de Jesus Cristo, sem a aprovação papal.
E sociologicamente isso está incorrecto, Zazie. Os luso-evanjas votam à esquerda mais comummente, devido ao 25 de Abril, que permitiu que evangelizassemos sem acabar o ministério no Tarrafal, a cantar hinos fora das nossas garagens.
Paz.
-
Não sei porque distingues 'protestantes' de 'evangélicos', pois é o mesmo.
A menos que faças aquela distinção americana entre 'fundamentalist evangelicals' e 'liberal protestants', mas isso não faz sentido fora dos EUA, e é definido pela filiação política, e não pela teologia.
Se por outro lado falas de luteranos, presbiterianos ou metodistas, também os temos. Poucos, mas muito asseados, e acredita que não há lençóis sobre a mesa da Ceia mais imaculados que os deles.
Paz.
-
Bolas, Zazie, eu sou um pouco nhurro… Não, não ficou nada mais claro. Mas também não sei se esses retratos-robots correspondem aos manos evangélicos aqui do Trento. A malta é Trento-neófita.
E os evangélicos não são protestantes?... Simplifiquemos, como me foi dada a dica que uso aqui num sentido diametralmente oposto ao sugerido: protestantes, ortodoxos, católicos; mais diversas tendências internas destes pacotes cristãos.
Hola hola, mas suavemente, assim como quem as lê apenas na espera pela consulta do dentista, mas não se sente assim muito obrigado a fixar todas aquelas famílias e stars…
-
ahahahahahaha
V.s levaram a sério a boca
":O)))))
Claro que os evangélicos não são protestantes mas isso é coisa que só percebe com humor
ahahahahaha
Mas lá que não são, não são. E depois, fora do habitat natural ainda ganham aquelas pancadas de minorias
eehhe
-
uma das bocas mais bem metidas é aquela da escrita em americano. Porque eles são pouco tugas
":O))))
-
Quando os vires a falar como os do Diário Ateísta a reivindicar a abolição da Concordata vais perceber...
eheheh É a mania da minoria perseguida, sem razão a combater o catolicismo e, na volta, se assim fosse, ainda eram ultrapassados pela macumba africana.
-
Para se perceber este problema do "tira o Busho da boca" é preciso entender isso.
Eles apoiam a América por patriotismo. A questão política ou ideológica é secundária. É mesmo por identidade patriótico-religiosa. Coisa que não aconteceria se fossem protestantes e, muito menos, se estivessem no habitat natural dos protestantes.
Por isso é que de vez em quando lá tem de vir o "pagamento do tributo", com citações dos versículos bushianos.
-
Eu cá gosto mesmo é do tratamento das cáries. A Hola é um acidente da espera.
-
Estás no dentista? eu só vou à limpeza da dentuça mas o meu agora até tem solário com computadores
":O)))
-
Sou um pobre desgraçado... eu cá sou cobaia da Faculdade de Medicina Dentária :)
-
ahahaha
Esperto é o que tu és. Porque aí é que trabalham os bons dentistas e fica quase à borla
":O)))
Eu só preciso da limpeza e assim até vou 2 horas antes para dar uso àquelas mordomias todas. E depois até venho de lá bronzeada
-
Ah, pois... o problema é o material. Aquilo é aconselhável para tudo menos para coroas e pivôts. São os dominicanos da coisa; para coroas e pivôts vou aos jesuítas.
-
zazie
Esse é o tipo de discurso que tem acompanhado os evangélicos em Portugal. Muda só de personificação conforme os "maus" de serviço. Já fomos comunistas, maçonicos, espíritas... A PIDE também fez das suas porque éramos agentes infiltrados da CIA. Portanto, és apenas uma humilde continuadora desse racismo religioso ("o autêntico português é católico") que se mantém latente. Quanto ao Bush, o Nuno já explicou. Há evangélicos pró, há evangélicos contra (a maioria). E não acredito que os pró o quisessem como Presidente. Queriam, quanto muito, ter a versão portuguesa dele. Um Bush que gostasse de caldo verde e fosse do Benfica, por exemplo. Quanto à Concordata e outros pormenores, não há volta a dar: Leis iguais para todos os cidadãos (mais outra americanice?)
-
Eu sou PRO-BUSH até debaixo de agua
E não, não quero q DEUS amaldiçoe os EUA, nem mm Portgal ( porque mal-dito já está quem volta as costas a JESUS )
Oremos por Portgal e tb pela IGREJA PERSEGUIDA NA CHINA EM GERAL E NO TIBET, MUITO EM PARTICULAR
|
|
<< Home |
|
|
|
|
Um blogue de protestantes e católicos. |
|
Já escrito |
|
Arquivos |
|
Links |
|
|
Nuno
"Que fique claro: George Bush é tão Born-Again Christian como o Sénior, ou o Clinton antes dele, ou a Clinton que lhe poderá suceder, ou o Obama que há-de dar alegrias à América."
Explica-me lá: são todos "nascidos de novo" ou não é nenhum? Estás a por em causa que George W. Bush é teu irmão na fé ou estás numa de universalista, toda a gente é filho de Deus?