|  segunda-feira, março 17, 2008  | 
           
          
            |   Fazei o mar deflagrar nos rios, e não esboroar as suas margens   | 
           
          
            - Você é muito ecuménico, disse-lhe a pastora com o seu eclodido sorriso que tanto o contaminava, acompanhando-o com o seu também habitual gesto de braços que lhe fazia estalar a capa e dava a impressão que abraçando o ar, como que abarcava o mundo inteiro num anelo de amor e comunhão.
  Depois riu-se e bateu-lhe carinhosamente na coxa, sentados que estavam lado a lado na assembleia vazia, enquanto ele sorria não apenas perante ela, mas perante aquela palavra cujo significado desconhecia, e que lhe despoletara imagens de campos e cavaleiros em contenda por fluxos contidos de ecus e poder, patacas e colonizações.
  - Que coisa é essa? perguntou ele com um sorriso quase riso, Algum conceito protestante que desconheço?
  Ela quedou-se olhando-o num pequeno estarrecimento, talvez pelas largas conversas teológicas e bíblicas já ocorridas, ou por ele ser um católico que já há quase dois meses era presença certa nas suas celebrações dominicais e outros convívios, partilhas e serviços.
  - Mas você vem donde? exclamou, De marte? brincadeira que rimava de facto com a presença dele, aparecido sem mais naquele subúrbio laranjeiro, num quarto alugado como que sem motivo e por acaso. Ainda nunca calhara terem conversas mais biográficas, o que naquele momento também não lhe pareceu oportuno, e com novo abraço aéreo e global continuou Mais ou menos, e riu, Historicamente foi iniciado por protestantes. Ecumenismo é a relação entre as igrejas cristãs, com vista a uma possível unidade.
  Ele estremeceu. Ah, havia isso? Interessante, comentou, vou-me informar, e conseguiu facilmente, dada a delicadeza dela, desviar a conversa para outros assuntos e decisões. Porque sabia, isso já percebera, que a unidade era uma categoria extremamente perigosa nas suas efectivações, orientação de comunhões abertas assim como de massificações alienantes, de diálogos na mutualidade assim como de manipulações despóticas, tal como o abraço de Jessica, a pastora, era de amor e alegria, mas o mesmo gesto noutro modo era a acção mais costumeira de estrangular o outro até à morte de ambos.
  Como tantas vezes, a associação livre que lhe ocorrera, com os cavaleiros e suas espadas de sangue e domínio, rimava com os conteúdos analíticos da reflexão.
  E naquela mesma noite, orou por unidades amorosas que fecundassem o mundo de supresas e destemores, pétalas de anjos que caíssem no rosto da humanidade raivosa.
  Não sabemos a que horas adormeceu, nem o que leu ou não leu antes, mas uma coisa era certa: ele iria informar-se.
 
 Vítor Mácula  | 
           
          
            posted by  @ 11:34 da manhã      | 
           
          
            
                 
                
                  
                     | 
                   
                  
                    | 3 Comments: | 
                   
                  
                    
                        
                        - 
                            
                            
                              o gajo andava era a ver se saltava pá cuequinha da pastora, ehehe
  bem vindo ao Trento sô Vitor 
              
                         
                        
                        - 
                            
                            
                        
 
                        
                        - 
                            
                            
                              Muchas gracias!
  PS: Huuuum, cuequinha... um amigo meu dizia-me há uns anos que porventura o melhor motivo que puderia ter para fazer seja o que fosse, ainda era o "agradar a uma mulher", e inversamente; e os árabes, que chamam à cuequinha "fazer rir" ;) 
              
                         
                        
                      | 
                   
                  
                    |   | 
                   
                  
                    | << Home  | 
                   
                  
                    |   | 
                   
                  
                    |   | 
                   
                 
                 
                
             | 
           
         
		
		
           | 
        
          
            | Um blogue de protestantes e católicos. | 
           
          
             | 
           
          
            | Já escrito | 
           
          
             | 
           
          
            | Arquivos | 
           
          
             | 
           
          
            | Links | 
           
          
             | 
           
          | 
      
    
o gajo andava era a ver se saltava pá cuequinha da pastora, ehehe
bem vindo ao Trento sô Vitor