mas foi só após me deparar mais uma vez com o raio da First Things neste post sobre a "Catholic Renewal" nas universidades americanas que me decidi tornar assinante (on-line que dispenso o papel). O artigo Catholic Scholars, Secular Schools é genial e diz claramente aquilo que (pelo menos também para mim) deveria ser a reflexão filosófica católica moderna nas academias.
Actualmente a tal reflexão oscila entre dois pólos: universidade "católica" em que se discute tudo e mais alguma coisa mas já ninguém sabe o que é de facto ser católico (caso da grande maioria das universidades jesuítas) ou universidade católica tradicional (caso de algumas poucas espalhadas pelos EUA) onde toda a gente sabe o que é ser católico mas ninguém sabe discutir com o mundo exterior segundo os seus próprios standards de exigência filosófica, científica ou racional. Frequentemente ficam escandalizados se alguém põe alguma coisa em dúvida nem que seja para aprofundar a doutrina, já que ela tem que ser continuamente testada pela razão como tão brilhantemente diz o autor: Catholic tradition is a living thing to be contested as well as upheld, not a gentle legacy to be perfumed and powdered.
Solução proposta? Núcleos católicos de gente verdadeiramente preparada (e católica) nas universidades seculares. Expôr a sã doutrina ao são exame. É assim que somos testados, é assim que aprendemos alguma coisa e só assim poderemos alguma vez aspirar a ser mais do que a Igreja que passa de geração em geração, juntamente com a mobília, a loiça de motivos campestres e uns trocados que os progenitores lá conseguiram não esbanjar ao longo da vida.
P.S.: O artigo da First Things é citado a propósito do debate sobre o aborto que o núcleo católico da Universidade do Colorado promoveu. Vale a pena ler o resumo e as considerações do autor do blog.
Luís |
Faith seeking understanding...
acabado de ler o texto no café, invadido por um sentimento de gratidão, parafraseio o Tiago, e repito "Luís, és grande" :)