quinta-feira, janeiro 17, 2008
querido proselitismo (ando com saudades das Testemunhas de Jeová)
Como não quero ficar atrás do meu amigo Carlos Cunha, cito (com ligeiras correcções) também eu uma passagem admirável dum comentário da besta bota-fumo lá no seu tugúrio:

"As pessoas não vão à Igreja? Comepete-lhes ir buscá-las onde elas estão. Interessar-se por elas. Eu moro numa paróquia. Tem uma igreja que, dizem, é belíssima. Nunca lá entrei. Nunca lá fui nem a qualquer outra. Mas um filho da mãe dum padre nunca se deu ao trabalho de me vir perguntar porquê. E, no entanto, devia. Devia, ao menos, explicar-me porque é que eu devia lá ir. Qual o sentido que isso faria e a diferença que isso implicaria. Se eu fosse padre havia de chatear as pessoas. Vinha ter comigo e dizia-me: Jesus mandou-me perguntar por ti, meu irmão. E eu havia de lhe responder: tome lá, padre, calce estas luvas de boxe. Lutemos. Se aguentar dois assaltos pela sua fé, eu, César Augusto Dragão, pecador e iconoclasta, putanheiro danado, terei toda a honra em ir à sua igreja.
Assim, há-de levar-me o diabo. Porque Deus nunca quis saber de mim."


timshel
posted by @ 7:58 da tarde  
3 Comments:
  • At 17 de janeiro de 2008 às 22:48, Blogger dragão said…

    Está mal citado, maldosamente intitulado e truncado.

    O que eu escrevi, a dado trecho, foi:

    «Devia, ao menos, explicar-me porque é que eu devia lá ir. Que sentido é que isso faria. Que diferença.»

    São questões. Não são afirmações.

     
  • At 18 de janeiro de 2008 às 06:49, Blogger timshel said…

    por esta vez tens alguma razão dragão

    essa cena dos pontos de exclamação não foi intencionalmente adulterada

    de facto não tinha compreendido e julgava estar a fazer corresponder a letra ao que eu julgava ter sido a tua intenção - vejo agora que pretendias que essas passagens fossem aquilo que querias que o padre te dissesse e não se tratava de julgamentos de valor teus

    quanto ao título e ao resto, é da minha responsabilidade e não tires conclusões precipitadas sobre a bondade ou a maldade do título - sempre admirei a postura das Testemunhas de Jeová

     
  • At 18 de janeiro de 2008 às 13:03, Anonymous Anónimo said…

    Há pelo menos uma muito boa razão para o padre não aparecer. É para não ter que o ouvir a dizer aquelas baboseiras...

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here