sábado, janeiro 12, 2008
Rute
Não insistas comigo. Não vou voltar, nem te vou deixar. Para onde fores, eu irei também. Onde tu viveres, eu também viverei. O teu povo será o meu povo, e o teu Deus será o meu Deus. Onde morreres, eu também morrerei e serei sepultada. Sómente a morte nos poderá separar. ( Rute,1-16)

Foi preciso um protestante e um judeu contarem a história, para que este pobre católico, com pouco mais que a primeira comunhão, aprendesse uma bonita lição de piedade, espírito de sacrifício e integridade moral. A história de Rute, a moabita antepassada de David… e de Jesus.
Atenção José, tá-me cá a parecer que o rapaz tem uma estratégia astuta (como diria o Pedro Leal) para nos evangelizar. Pelo menos eu tenho ido a mais missas em S. Domingos de Benfica, do que no Lumiar, lol

cbs (imagem de Hayez)

posted by @ 11:57 da tarde  
29 Comments:
  • At 13 de janeiro de 2008 às 01:57, Blogger Luís Sá said…

    Isso é porque és um impío cheio de dúvidas existenciais :P

    Onde é que já se viu... Ir a mais missas nesses locais de hereges onde eu nunca pôria os pés na minha vida (versão oficial at least) do que tomar parte no real banquete da Santa Missa, na verdadeira dávida do Corpo e Sangue do Senhor realmente presentes!

    Agora mais seriamente, estando aqui nos EUA é que se vê como nós andamos a brincar ao catolicismo em Portugal. A devoção eucarística aqui é extraordinaria, quer na própria Eucaristia quer na adoração perpétua...

     
  • At 13 de janeiro de 2008 às 01:59, Blogger Luís Sá said…

    Ah e by the way o livro de Rute é lindíssimo e claro que vale a pena ser lido. É das mulheres mais extraordinárias do Antigo Testamento e nenhum tempo foi tão profícuo nessa área como o tempo dos juízes.

     
  • At 13 de janeiro de 2008 às 01:59, Blogger Luís Sá said…

    E porque 3 é a conta que Deus fez... Lamento imenso não ter podido comparecer. Espero que tenha corrido tudo bem!

    Um abraço, em Cristo

     
  • At 13 de janeiro de 2008 às 12:40, Blogger cbs said…

    :)
    Razão tens tu, Luis, é sempre pelo lado mais fraco que rompem as muralhas, lol
    Ainda por cima, para obrigar a profissão de Fé, o Tiago escolhe sempre dias em que o Benfica joga, queixava-se o CC, lolol

    Eu, ao menos, tive a dita de conhecer mais cromos da colecção trentina, entre os quais o nosso parceiro Pedro Leal.

    abraço e volta depressa

     
  • At 13 de janeiro de 2008 às 14:11, Anonymous Anónimo said…

    "A devoção eucarística aqui é extraordinaria, quer na própria Eucaristia quer na adoração perpétua...

    É... nos EUA é que é à séria!
    E uma boa parte dos padres, há que o reconhecer, correspondem igualmente com um grande "amor e devoção pelos fiéis". Então se tiverem menos de 14 anos...
    Do lado dos mais "intransigentes" e activos evangélicos a coisa é igual (a ver pelas notícias).
    Portanto, voltando ao princípio, nos EUA é que é!

     
  • At 13 de janeiro de 2008 às 15:53, Blogger Hadassah said…

    Outra mulher que também muito admiro é Hadassah (Ester)...não sei se da mesma casta, pelo menos os Livros são muito próximos...

     
  • At 13 de janeiro de 2008 às 16:45, Blogger Pedro Leal said…

    cbs

    Sim, é uma experiência interessante conhecer pessoalmente aqueles que conhecemos apenas pelo que escrevem.
    Quanto ao horário das conferências, e olhando ao actual momento do "glorioso", pode até ser uma forma de nos poupar a algumas tristezas...

     
  • At 13 de janeiro de 2008 às 17:47, Blogger cbs said…

    Pedro
    tive o cuidado de dizer o CC.
    eu sou sporting, não façamos confusões.
    gosto de ver jogos do Benfica... mas por razões inconfessáveis, lol

    abraço

     
  • At 13 de janeiro de 2008 às 20:45, Blogger David Cameira said…

    Pois, tenho a lamentar o não ter, ainda, conhecido o Pedro Leal
    Mas foi por uma boa causa...

    Mas o CBS, pq é q é preciso colocar aqui uma figura feminina com os mamilos á mostra???

    ABAIXO A TENTAÇÃO DA CARNE !!!!

     
  • At 13 de janeiro de 2008 às 21:19, Blogger samuel said…

    David Cameira, amigo...

    Frequentei a Escola Dominical anos a fio e ainda mais uns anitos depois e juro que não me lembro que a obrigatoriedade do vegetarianismo alguma vez tenha vindo à baila...

    Abraço.

     
  • At 13 de janeiro de 2008 às 21:22, Blogger cbs said…

    Ó David
    quando editei, pareceu-me k tava tapada, deve ter sido o vento :)

    mas olha que vem com certificado de origem, do grande romântismo Francesco Hayez

     
  • At 13 de janeiro de 2008 às 21:23, Blogger cbs said…

    obrigação do vegetarianismo? lol

     
  • At 13 de janeiro de 2008 às 21:30, Blogger cbs said…

    mas Samuel, o David é capaz de ter alguma razão. À medida que me vão ciando os dentes tenho cada vez mais dificuldades com a carne. Ando a virar-me cada vez mais prás tentações da fruta, lololol

     
  • At 14 de janeiro de 2008 às 16:38, Blogger David Cameira said…

    Samuel,

    A tua veia cómica leva-me a perguntar se vais integrar o elenco do " gato fedorento " num futuro próximo

    CBS,

    Eu nao preciso de certificados de autenticidade para formular opiniões, mas obg pelo apontamento
    E sim eu tb não sou vegan...isso é, aliás, mais para os nova era
    LOL

     
  • At 14 de janeiro de 2008 às 17:12, Blogger CC said…

    Ó Samuel, na Escola Dominical não se fala de tudo - mas aqui no Trento, sim: http://trentonalingua.blogspot.com/2007/06/irmo-animais.html

    David, a Rute, essa mulher exemplar, foi meter-se sorrateiramente na cama do Boaz (um judeu!) e seduziu-o, não foi? Chama-se a isso "espírito de sacrifício e integridade moral". Achas que lhe escondeu os mamilos?

     
  • At 14 de janeiro de 2008 às 22:36, Blogger samuel said…

    CC
    Gostei!

    David Cameira
    A minha única boa veia humorística que tinha, estava na perna esquerda... os cirugiões de Santa Maria usaram-na para me fazer os 3 bypasses coronários "a que tinha direito".
    Má notícia: perdi metade da veia humorística.
    Boa notícia: agora, quando faço humor, em parte é com o coração.
    Quanto aos "Gatofedorento": pelo que expliquei antes, não tenho já pedalada para aquele movimento todo, portanto se os amigos se quiserem rir, têm que vir cá a casa!

     
  • At 15 de janeiro de 2008 às 14:29, Blogger David Cameira said…

    CC,

    Pelas tuas próprias palavras te condenas-te.

    Se fosse uma imagem " de cama " a que tu aqui tivesses posto então estava certo o teu comentário explicativo.

    Se tivesses postado sobre Raab, então estava certa a foto.

    Mas assim....vem a descontexto,

    Grande CC ver se nos vemos esta 5ª ou assim,
    Abraço

     
  • At 15 de janeiro de 2008 às 16:16, Blogger samuel said…

    Se fosse para postar sobre o Raab, parece-me que seria melhor que a senhora da "fotografia" estivesse de costas...
    Digo eu...

     
  • At 15 de janeiro de 2008 às 22:00, Blogger CC said…

    Caro David,
    confundes o cbs (autor deste post) comigo, o CC, humilde comentador do mesmo.

     
  • At 15 de janeiro de 2008 às 23:12, Blogger cbs said…

    :)))... mas quem é que é Raab?

     
  • At 15 de janeiro de 2008 às 23:30, Blogger samuel said…

    Get your kicks on "Rute" 66

     
  • At 16 de janeiro de 2008 às 07:41, Blogger CC said…

    cbs,
    Raab era uma prostituta judia que foi salva de uma bonita chacina divina em virtude das suas boas obras.
    Cá está: as obras como condição essencial à salvação (ver Tiago 2:25). Estes hereges não aprendem.

     
  • At 16 de janeiro de 2008 às 11:21, Blogger Scott said…

    cbs,

    Não concordo com a tua síntese. As obras são antes a evidência da salvação. Segundo o versículo a seguir ao que referiste, são sinais duma fé viva.

    abraço

     
  • At 16 de janeiro de 2008 às 12:00, Blogger cbs said…

    Scott
    eu, que me lembre, nunca tinha lido o livro de Rute :)
    Apanhei o que disse, mas claro que há mais, foi uma impressão apriori.
    Talvez mais fundo, o que me tocou terá sido a fidelidade incondicional de Rute.
    Depois remunerada por Deus.
    Mas a parte que interessa é a Fé por detrás; será isso que chamas a fé viva...
    quanto à evidencia de salvação, assim assim... onde vemos sinais do amor de Deus, como Rute, não vemos sempre sinais de salvação.

     
  • At 16 de janeiro de 2008 às 12:00, Blogger David Cameira said…

    CC,

    Obg pela tua correcção mas, agora, sou eu que preciso de te fazer um apontamento,

    Raab não era judia, quando não, teria sido morta pq a LEI proibia a profissão que exercia, se não estou em erro.

    Qt á qestão da, aparente, crueldade e bossalidade do DEUS do VT repara q eu tb tive essa inquietação no meu coração ( embora nao a tenha expressado para os meus irmãos baptistas não dizerem AINDA MAIS que eu sou hereje, liberal e etc )mas DEUS falou-me - através até da História secular, entre outras coisas - e hoje consigo entender tais coisas de forma mais profunda

    A História e subretudo a teologia do AT fascinam-me cada vez mais.

    AT - Antigo Testamento
    VT - Velho Testamento

     
  • At 16 de janeiro de 2008 às 12:01, Blogger cbs said…

    onde vemos sinais do amor de Deus, como Rute, não vemos sempre sinais de salvação?
    assim é que é. pergunto eu

     
  • At 16 de janeiro de 2008 às 13:07, Blogger Pedro Leal said…

    É interessante ter aparecido por aqui Raab, porque, segundo Mateus 1:5, ela é... sogra de Rute. Para os interessados, a história de Raab está em Josué (cap. 2 e cap.6).
    CC, Paulo, em Hebreus 11:31, diz que Raab salvou-se pela fé. Será contradição bíblica? Pode não ser, se observarmos a sequência correcta: primeiro fé, depois obras.

     
  • At 16 de janeiro de 2008 às 14:29, Blogger cbs said…

    David Cameira (faltoso or sinal)

    Ontem no auditório do Centro Nacional de Cultura, cada vez que aparecia o Trento, de mamilos à mostra em écran gigante, só me vinham á cabeça as "tentações da carne"... que vergonha :)

    ABAIXO A TENTAÇÃO DA CARNE !!!!

     
  • At 16 de janeiro de 2008 às 14:44, Blogger David Cameira said…

    CBS,

    Nem sabes o qt lamento ter tido de faltar mas estou a aproveitar o subsídio de desemprego para investir no meu capital humano e potenciar a minha empregabilidade

    Mas olha eu tb sou tentado e de q maneira, por vezes.....

    Mas temos de orar muito e confiar na palavra
    " Quem não se conseguir conter case-se porque mais vale casar que viver abrasado "

    S Paulo

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here