terça-feira, novembro 06, 2007
UPA, UPA, puxadote
Cara Beguina, tu que és a suavíssima pastora deste concílio, conseguiste agora surpreender-me. Neste concílio de católicos encanecidos e protestantes exaltados, tu tens sido sempre uma voz de doçura e paz. E agora, não consigo calá-lo, vens a terreiro com um grito à Mullah Omar, dando uma aura de guerra santa àquilo que foi uma revolta política, social, anti-colonial, o que lhe quiseres chamar, tudo menos aquilo em que nos pretendes fazer acreditar.
É certo que o Deus dos Exércitos é para mim um conceito antipático, que tem sobretudo dado imenso jeito aos Césares e aos pretendentes a César deste mundo, mas eu nem vou por aí. Vou antes pela incorrecção formal, para não dizer outra coisa, daquilo que tu escreveste.
Ao revindicares a origem religiosa protestante do movimento independentista estás logo a esquecer o muito respeitável mas questionável Cónego Manuel Joaquim Mendes das Neves, que foi quem deu mais do que o amen inicial para aquilo tudo. Estás também a não querer perceber que as bençãos evangélicas e pentecostais, garantido invulnerabilidades mitológicas aos guerreiros da UPA, foram sobretudo um incentivo pagão e xamanista à coragem e à crueldade da matança. Estás também a não querer discernir a mãozinha americana que já no Congo, no Zaire, no Gabão, no Senegal, tinha usado sabiamente o zelo missionário dos pastores para ajudar a desmantelar os velhos impérios coloniais europeus e católicos. Aliás e como tu até referes, na África Oriental, dominada pelos ingleses protestantes, a coisa já piou mais fininho e foi certamente por isso que em Moçambique, vizinho da Rodésia e da África do Sul, os vossos pastores estiveram sempre mais virados para os domínios espirituais.
Mesmo a comparação romântica que fazes com a revolta dos Anabaptistas, confirmando-me ainda assim a ideia que tinha da vossa origem espiritual, parece-me algo exorbitante. Primeiro porque, como sabes, o vosso Lutero bem tentou combater e conter os "profetas" de Zwickau e depois, porque a ideia de pôr no mesmo patamar um Thomas Muentzer e aquele gélido carniceiro do Mateus Lelo é algo de inaudito, digo eu.
E depois, francamente, aquela insistência em que o Evangelho é perigoso, neste sentido que agora invocas, é algo que me preocupa. Sinceramente, eu continuo a acreditar que o Evangelho é infinitamente menos perigoso do que o Alcorão.
Mas eu sou um tipo que tem pretensões a perceber as razões dos outros e pus-me a pensar sobre o que te fez escrever isto. Talvez que o vosso antagonismo histórico e recíproco ao bentíssimo Salazar explique a simpatia que tiveram e ainda tem pela revolta do povo angolano contra o vetusto e católico Portugal. Ou talvez, minha cara Beguina, tu sejas angolana e seja então um legítimo e belo patriotismo que te impeliu a esta invocação. Se assim fôr, então tudo bem mas combinamos os dois uma coisa: tu não falas da invulnerabilidade às balas, garantida pelos pastores, e eu não falo do milagre de Ourique.
Que a paz de Cristo, essa sim, permaneça em nós.
josé
posted by @ 11:54 da manhã  
12 Comments:
  • At 6 de novembro de 2007 às 12:51, Blogger David Cameira said…

    José,

    Em parte concordo ctg mas olha que se não vossem os evangélicosd da CIA ainda hoje não tinham logrado o cobarde e traicoeiro ASSACINATO DO DR E PRESIDENTE JONAS MALHEIRO SAVIMBI

    Este é o aspeto mais negro da cultura evangelica americana...usar os irmãos ou aqueles q colabaoram conosco ( ainda que nao seja efectivamente irmãos ) e depois, qd der jeito, livarmo-nos deles ( aqui literalmente

    O ÚNICO SANGUE QUE EU FOLGO EM VER DERRAMADA É O DE SESUSPARA PERDÃO DOS NOSSOS PECADOS....

     
  • At 6 de novembro de 2007 às 12:57, Blogger josé said…

    David, é bem verdade tudo o que tu aqui dizes.

     
  • At 6 de novembro de 2007 às 14:29, Blogger Nuno Fonseca said…

    Mas perdemos o juízo de vez?

    Receio que o Trento na Língua se tenha tornado a versão TAL&QUAL de si mesmo.

    Lastimo

     
  • At 6 de novembro de 2007 às 21:06, Anonymous Anónimo said…

    É assim mesmo. Foi patrocinado pelos EUA e o resto é ressabiamento evangélico.

     
  • At 6 de novembro de 2007 às 21:31, Blogger mulheres_estejam_caladas said…

    ok. Vamos lá por partes. Não subsidio guerras santas, sharias, ou UPAS. Não penso que foram as pregações dominicais que despolotaram a guerra, como disse a luta anti-colonial foi extensiva a toda África, mas afirmo que o evangelho é uma afirmação política de justiça e igualdade que ajuda a legitimar movimentos de libertação.

    Reafirmo que o evangelho é perigoso.
    Constato a minha aversão ao bafiento de Santa Comba e à sua catequese que ainda hoje nos infecta.

    Claro que A CIA e o KGB fizeram suas, as matas que apenas queriam ser livres.

    Quanto à revolta dos camponeses sei que Lutero e a revolta magisterial se uniram ao poder para sobreviver. Mas quando o evangelho é posto nas mãos do povo o povo lê o que necessita.É um risco, mas evitá-lo cria perigos maiores.

    Fosse alguém do teu burgo alemão, que tivesse morrido às mãos Muentzer e não distinguirias o Mateus do Thomas. Não temos fotos, mas a chacina não seria mais suave.

    Cristianismo v Islão: Perguntemos às páginas das cruzadas, aos milhares de escravos africanos, aos índios da América (se tivessem sobrevivido)o que pensam do cristianismo e palavras infinitamente feias seriam ditas. A diferença é que o ocidente deixou de ser caçador e passou a ser presa.

    E o horror das imagens também me toca. Mas percebo que "a sede de uma espera só se ataca na torrente" e por isso mais do que abençoar o que aconteceu, quero pensar que temos que ter cuidado em não apertar demasiado.

    Um dos problemas é que a colonização levou o cristianismo como ópio para o povo, mas o evangelho é red bull: dá-nos asas.

    Mas gostei do teu comentário, fez-me pensar.bgd.

     
  • At 7 de novembro de 2007 às 00:55, Blogger samuel said…

    Cara Beguina
    A citação correcta é "e a sede de uma espera só se estanca na torrente".
    Gostei da referência...

     
  • At 7 de novembro de 2007 às 02:42, Anonymous Anónimo said…

    Só faço aqui uma pedido...

    O Tiago, o David ou outro baptista que explique o que está na origem da criação da Southern Baptist Convention. E lembro o papel que a Igreja Holandesa Reformada teve no Apartheid...

    Que lirismo Beguina...

     
  • At 7 de novembro de 2007 às 09:55, Blogger cbs said…

    Com toda a simpatia caríssima Beguina, mas acompanho o anónimo de cima...que lirismo...

    No entanto concordo contigo, o evangelho desinstala, é perigoso.
    Mas é perigoso sim, mas para o Poder dos fortes, não os segue nos métodos, não diz para matar mas para amar.

    É perigoso precisamente porque o activismo que provoca, sendo libertador, conquista pela paz, não pela destruição.
    Donde, as guerras que provocou (ou provoca) são instrumentalizações abusivas.
    Só são cristãs na roupagem, mas não vestem cristãos dignos.

     
  • At 7 de novembro de 2007 às 12:26, Blogger mulheres_estejam_caladas said…

    pois eu também pensava que era "só se estaca na torrente", mas encontrei isto:

    http://www.portugal-linha.pt/literatura/25Abril/poem7.html

    e agora? quem me diz onde é a estrada?

     
  • At 7 de novembro de 2007 às 14:32, Blogger David Cameira said…

    Caro Anónimo, a mim basta-me olhar para uma certa marca de Whisky para conhecer os primórdios dos baptistas

    Mas se estudar, ainda q ao de leve, a biografia do Abie Lincoln tb lá vai....

    No entanto, saiba que em 2000 AD a SBC abjurou publicamente o seu passado esclavagista ( assim tipo " o papa pede perdão pelos erros da igreja "

    Agora se ler o " Alma Sobrevivente " - como a minha fé sobreviveu a igreja - verá lá, e em discurso directo, o testemunho de um irmão que não se tornou KKK porcausa de ouvir do pulpito que " os pretos são vidas quase sem valor vital " e que portanto até argumentos teológicos se aduziram para abençoar a escravatura.
    Há e os Mormos não são evangélicos mas tb tiveram essa doutrina que já há muito abandonaram

     
  • At 8 de novembro de 2007 às 13:34, Blogger samuel said…

    Cara Beguina

    A mim parece fácil pois sei a cantiga de cor há muitos anos, donde o "só se estanca na torrente" faz mais sentido e tudo.

    Para tirar dúvidas é ir ao Google, pesquisar "liberdade sérgio godinho", ou copiar este link:

    http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=liberdade+sérgio+godinho&btnG=Pesquisa+Google&meta=
    A partir daí há paletes de letras seguidas da "liberdade" com a versão "estanca".Até onde fui vendo não encontrei mesmo outra.
    Dê uma oportunidade à democracia...
    Abraço.

     
  • At 27 de fevereiro de 2017 às 07:38, Blogger Unknown said…

Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here