domingo, abril 29, 2007
Que nome chamar a um nuno?
Por mais que peça perdão por eventuais dissabores, o bloguista Nuno Fonseca, tem sentido a resistência duma denominação inédita de cristãos apartada dos católicos e protestantes. Estes, indignam-se da censura feita a spammers, embora eles mesmos apaguem da caixa de comentários da sua consciência o seguinte mandamento crístico:

'Perdoa os nossas ofensas assim como nós perdoamos quem nos ofende'(Mt6:12).

Mais ainda. Julgam. Aprazem-se disso. E mostram toda uma parafernália de nomes e julgamentos farisaicos a chamar à vítima que, por coincidência, é o mesmo indivíduo novato ao Trento, talvez por método de intimidação por meio de praxe.

É tempo de galardoar tais campeões do insulto cristão com o Prémios Esporádicos p/a Ofensa Seca e Gratuita do Trento na Língua a Nuno Fonseca, mais familiarmente referidos como os zazies.

Eis os nomeados:

1- figura triste
2- estúpido
3- estústido
4- miserável
5- merdas
6- panilas
7- mongo
8- hitlerzinho
9- travesti
10- caralho
11- pastor
12- pessoa de utilidade nula num blogue teórico como o Trento
13- Rambo [enquanto herói neoconeiro]

O vencedor por detrás destas infâmias cheias de amor de Cristo será revelado após o final da votação e será recompensado com... Ora, chega-me agora a informação que o Senhor declara que os nomeados, segundo a Escritura, 'já receberam a sua recompensa'. Que quererá isto dizer? Mmm.

Votai.

Nuno Fonseca
posted by @ 11:22 da tarde  
32 Comments:
  • At 29 de abril de 2007 às 23:55, Blogger zazie said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 29 de abril de 2007 às 23:56, Blogger zazie said…

    acrescenta aí mais esta frase que é a mais importante:

    Nuno Fonseca: pessoa de utilidade nula num blogue teórico como o Trento.

     
  • At 30 de abril de 2007 às 00:03, Blogger Nuno Fonseca said…

    Mais algum? Acrescento, a sério. Queres a face? dou-te a outra. Queres a minha roupa exterior? Dou-te a interior. Queres levar-me um metro? Vamos um quilómetro.

    O teu ódio há-de findar.

     
  • At 30 de abril de 2007 às 00:04, Blogger zazie said…

    E vou-me retirar para que o blogue se mantenha.

    O resto é tão foleiro que nem merece comentários. Estavas nesse post a dizer que tinhas pedido desculpa e a fingir que tinha acabado e a escrever esta treta para a primeira página.

    Nem te dás conta do ridículo. Um blogue não é um ringue onde se passem para primeira páginas as merdas que se fazem na cave.

    Dá ideia que foste recrutado como o Rambo que faltava no Trento.

    Vendo bem, até fará algum sentido. Para heróis neoconeiros tinhamos a panóplia completa.

     
  • At 30 de abril de 2007 às 00:10, Blogger cbs said…

    Não será tempo de parar com algo que, daqui a pouco, já ninguém se lembra como começou (também é mais ou menos assim com as guerras)?
    Falemos de outras coisas... manicures do Salão do Reino, na rua Acácio Paiva, por exemplo :)

    Um abraço Nuno

     
  • At 30 de abril de 2007 às 00:19, Blogger cbs said…

    ah... e acho que és util ao blog.
    eventualmente alguns terão algo a perdoar-te, mas não vejo razão nenhuma para que se virem de costas.

    E já agora, isto aqui não é nenhum sítio teórico, religioso, político, desportivo, isto e mais aquilo.

    É apenas um ponto de encontro, entre uns gajinhos cristãos, com divergencias, para as discutirem na boa (o que implica respeito mútuo, por favor)
    o mundo não é feito de gavetas e aqui não há directores espirituais.

    abraço renovado

     
  • At 30 de abril de 2007 às 00:21, Blogger Nuno Fonseca said…

    Caro CBS,
    olhando para trás até tenho medo do que eu próprio escrevi. Enfim, há situações que revelam o impulso criador do mau génio que em todos nós habita. E não é belo.

    A minha intenção é humorizar tudo isto, para que não se pense, ao se entrar neste blogue, que aquela discussão foi feita entre cristãos, sob a mais reverente seriedade.

     
  • At 30 de abril de 2007 às 09:25, Anonymous Anónimo said…

    hitlerzinho (caldense)

     
  • At 30 de abril de 2007 às 13:08, Anonymous Anónimo said…

    E a boa tradição puritana de não dizer, escrever, palavrões?

    Pedro Leal

     
  • At 30 de abril de 2007 às 13:47, Blogger Hadassah said…

    Não estava à espera que a minha premonição no "Pranto e ranger de dentes", acontecesse assim tão depressa:

    https://www2.blogger.com/comment.g?blogID=33583593&postID=8002736798084856650

    "
    Hadassah said...
    ...

    Já com alguma decepção descubro uma promoção recente, do lado Protestante, no Trento.

    O Nuno até pode ser um excelente intelectual e uma excelente pessoa, que até escreve muito bem, mas via-o mais como um não católico, do que como um protestante.
    Espero que o recente deslumbramento não acabe depressa. "


    Parabéns à Zazie pelo braço de ferro e pelo seu sentido de justiça, que a faz vencedora, até nas guerras que não são dela.

    A este senhor Nuno Fonseca, que se diz protestante / evangélico... pedem-se provas físicas (cartão de membro, testemunhas, ...?), de que o foi de facto, já que provas de salvação ainda não deu.

    Que eu saiba frequentou não mais do que 1 ano a AD, como espectador, e por fata de palmadinhas nas costas, que nunca pediu, decidiu vir depois para praça pública caluniar com falsas mentiras, o pastor e sua família.

    Tenho a certeza que o Samuel desempenharia bem melhor este papel, uma vez que, embora ovelha negra, fez parte do rebalho.

    Ao Samuel ainda posso chamar de Filho Pródigo, agora ao Nuno sinceramente não o conheço da minha família.

    Bem hajam...

    Hadassah

     
  • At 30 de abril de 2007 às 14:12, Blogger David Cameira said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 30 de abril de 2007 às 14:18, Blogger David Cameira said…

    Discordo da Hadassah,

    Eu aliás só conheço o Nuno Fonseca da Igreja Baptista e " não lhe ponho a vista em cima " desde essa altura mas agora nós pormo-nos a julgar a salvação dos outros,...desde qd ?

    Aliás eu recordo um intervenção do Nuno , num evento de jovens baptistas - na Igreja Baptista de Queluz - em q ele disse: ( se a minha memória me não atraiçoa )" a culpa de não haver mais vocações ministeriais é q os pastores nao se amem mais uns aos outros, se os candidatos a pastores visse ai, na comunidade dos lideres espirituais, serem praticadas a virtudes biblicas ...mas assim a criarem grupos e tendencias uns contra os outros perguntam se eles , que vivem toda a vida em conjunto [ ate pelo reduzido tamanha da comunidade evangelica portuguesa ] nem entre eles se amam , como me ha-de amar a mim ? "

    Este testemunho foi para fim uma manifestação profetica que me tocou ate pq ja considerei, ainda q ao longe, ir para o STB ...

    Porque para os baptistas a salvação nao se perde por isso basta o Nuno ter-se convertido, verdadeiramente, a Cristo uma vez para nunca JAMAIS EM TEMPO ALGUM perder aquilo q JESUS lhe deu

    nem q pratique muitos pecados pq isso seria admitir a teologia catolica e, ...ou somos catolicos ou ariminianos ou calvinistas....tudo ao mesmo tempo e q não pode ser.

    Qt á Zazzie, nao tenho nada contra ela mas dizer q ela venceu uma disputa só pq o adversário era " gajo " cheira a guerra dos sexos.

    Primeiro ficaram " mano a mano " Depois ela é q se foi portanto ela é q se sentiu derrotada

    E nem vou entrar aqui na questão de quem tem mais ou menos gabarito moral ou intelectual por " inutilidade superveniente da lide "

    Ou então sou eu q desde q me envolveram involuntariamente em calunias e injurias fiquei 100% ALERGICO A BATALHAS CAMPAIS NA INTERNET E INJURIAS, CALUNIAS E " CANALHADAS " BLOGISTICAS

    Shalom Israel ( povo de DEUS )

    Saudai-vos mutuamente com o ósculo de AMOR

     
  • At 30 de abril de 2007 às 14:54, Blogger Hadassah said…

    David,

    Relê por favor o meu comentário e diz-me onde é que eu digo que a Zazzie venceu a disputa só porque o adversário era "gajo"?

    Quando digo que a guerra não era dela refiro-me à sua entrada em defesa do Samuel, contra o Nuno, com muita justiça. Porque o Nuno fez insinuações que não estavam correctas em relação ao Samuel. (pelos vistos, já é um hábito)

    Já vi que também és de ideias preconcebidas, tenho que ter cuidado ... :)

    Quanto ao resto ... "...pelos frutos os conhecereis".

    E fico por aqui.

    Hadassah

     
  • At 30 de abril de 2007 às 15:27, Blogger David Cameira said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 30 de abril de 2007 às 15:30, Blogger David Cameira said…

    Hadassah,

    Pelo contrario não me julgo assim tão " de ideias preconceituosas " mas és livre de julgar os meus comentários como melhor entenderes, não desejo é q isso venha a perturbar a nossa comunhão.

    É bem verdade: "...pelos frutos os conhecereis".

    " Não se colhem uvas dos espinheiros nem figos do abrolhos "

    " Uma mesma fonte não pode adr água doce e amargosa simultaneamente "

    Por fim a plémica do Nuno e do Samuel não me diz nada pq eu julgo q cada um deu as suas postas e as suas bujardas e a coisas consumiu-se por falta de gaz...
    Tb nao percebi aquela parte do bdsm/do sado-maso e q se referia a cabedais e chicotes...

    Mas enfim eu nem sou autor deste blogue nem nada por isso certas coisas passa-me um pouco de lado. Até pq, segundo julgo, se tratam de águas passadas que, como tal , já nao movem moinhos

    Fiquem bem e q esse bem seja JESUS CRISTO

     
  • At 30 de abril de 2007 às 19:53, Blogger cbs said…

    "és livre de julgar os meus comentários (...), não desejo é q isso venha a perturbar a nossa comunhão."
    a nossa comunhão, meu :)))
    David, mas qual comunhão?
    por aqui, por agora, só se for a essência do rugby, ehehe

     
  • At 1 de maio de 2007 às 00:17, Blogger Nuno Fonseca said…

    Hadassah, obrigado por mostrares preocupação pela minha espiritualidade.

    Como a Zazie, também não consigo computar como todo este fenómeno foi possível, porque não me revejo em muito do que escrevi, tal como ela e o Samuel suponho que estranhem até onde foram levados. Mas, sejam eles frutos por mim mostrados ou não, ora evidências minhas de salvação (se tal coisa há) que me pedes, posso dizer que mostrei uma delas: arrependimento. De facto, só não apago o post anterior, 'Que nome chamar a um nuno?', porque me compremeti a não passar traço azul sobre absolutamente nada, e talvez, também, para que ele me sirva de lembrete de forma a mitigar uma minha fraqueza, digo a presunção, da mesma maneira que a cegueira e a gaguez conservavam a cristandade de Paulo.

    Num post anterior, 'Apologia da Tolerância', de que me agrado e sobre o qual me faz espécie o não ter a mesma participação comentariada de outros meus, que preferia anulados, declarei o meu credo: que as boas obras que justificassem a salvação dos nossos bloggers, esses que são cristãos acima disso e tudo mais, seriam indemonstráveis neste suporte, neste medium: a blogosfera. Retrospectivando, percebo que se mostrasse longanimidade e brandura e outros frutos do Espírito, vo-las demonstraria, as boas obras. Porque embora seja certo que uma praxe era inevitável a este blogger, também reconheço que engoli o pirolito do baptismo de fogo que me propuseram.

    Falas da minha caminhada e da minha estada pela AD. De facto, e esclarecendo um equívoco do David, não sou o Nuno da Igreja Baptista que ele descreve. Conheço um Nuno McMillan (apelido artístico de bando, pois desconheço o do BI) que ali congregou, mas não sei precisar de quem o David tão bem fala. Desfeito o esquívoco, Hadassah, posso dizer-te que me desgosto desse comentário meu, mas também vejo que o transleste. Frequentar uma congregação cujos ministérios são encabeçados todos eles por membros consanguíneos cria, sim, suspeição. E não tanto pelas intenções dos mesmos, que poderão ser as melhores, mas por influência do asco pela tradição nepotista vivida em Portugal, que, a quem nela vê parte da razão pela qual o nosso país não desquita do seu provincianismo, pode ser pedra de tropeço a muitos. Na melhor das hipóteses, esta conjuntura revela o propósito de estabelecer um ambiente de familiaridade entre os concrentes, centrados numa família de carne, que também o é espiritualmente, e que estende os seus liames como a videira da vida da parábola de Jesus, que é algo praticado com sucesso nos EUA, por exemplo. No fundo, a minha discórdia era com o pentecostalismo em si, onde não me revejo enquando discípulo, nem ao meu discipulador, segundo a minha percepção bíblica. Mas quanto a isso, falar-se-á num altura mais propícia.

    A verdade, Hadassah, é que cresci num ambiente violentamente adverso ao cristianismo, e, especialmente, ao nosso. Quando o fiz, garanto-te, perdi tudo: namorada de 7 anos, a confiança dos meus pais quanto ao meu futuro, horas de estudo para a faculdade e o próprio ano, e uns quantos amigos. Hoje posso dizer que o Senhor me restaurou tudo isso, o que me faz pensar que o Acusador perdeu a sua aposta.

    Pelo meio, duvidei. E duvidei tudo. Ecoa na minha cabeça uma máxima que alguém que não me recordo autorou, e que, agora, parafraseio: nada se pode crer totalmente sem dela duvidar na totalidade.

    Depois de assimilar e dejectar uma meia-dúzia de doutrinas diferentes, concluí que o apuramento espiritual não se associa necessariamente à cruzada por um credo perfeito à prova de toda a refutação, ou numa peregrinação obcessiva pela igreja do primeiro século (e se a fiz!), mas nas mais práticas das práticas: oração, obras, testemunho. Porque afinal,
    'A ciência infla, mas só o amor edifica'(1Cor8:1).

    Quando comentei esse post, estudava com as Testemunhas de Jeová, onde fui ensinado que tudo o que não vinha de Brooklyn, vinha do Iníquo, e que devia odiar que e o que Deus desprezava. Estava, Hadassah, num estado de espírito diferentíssimo do com que encetei a minha presença neste blogue. E numa mais diferente me acho neste momento.

    Por isso, peço-te, a ti e Zazie e ao Samuel, caso ele ainda esteja connosco, a vossa fé em mim. Para que creiam que achei o meu lugar entre vós neste momento. E o como possa edificar e ser edificado no Trento na Língua.

    '(...)sete vezes cairá o justo, e se levantará; mas os ímpios tropeçarão no mal'(Pro24:16).

    Peço que leias o meu post sobre a tolerância, por favor.
    E tolerem-me, por favor: como uma febre, ou como um ressono.

    Shalom Adonai.

     
  • At 1 de maio de 2007 às 12:04, Blogger Hadassah said…

    Nuno, parece-me (admito que possa estar errada) que existe aí na tua cabeça alguma confusão no que toca à salvação. Não é a religião, a doutrina , uma organização ou os livros que TA vão dar, mas Jesus. Busca-O de coração, com simplicidade e humildade de espírito e vais ver que tudo se torna claro.

    Depois deste comentário ... não tenho dúvidas de que precisas de ajuda. Continua por aqui ,,,

     
  • At 1 de maio de 2007 às 12:56, Blogger zazie said…

    Eu respondo-lhe quando falar como uma pessoa normal.

    Para mim escusa de vir com essas citações todas porque eu não faço parte nem do blogue nem de qualque instituição religiosa (chamemos-lhe assim).

    E, se é português, escusa também de me vir para cá com exemplos de mac donald.

    Ele sabe falar claro quando anda à porrada.

     
  • At 1 de maio de 2007 às 16:10, Blogger Nuno Fonseca said…

    Perdão, Zazie, mas sempre que faço uma afirmação teológia, incorro à autoridade bíblica, que acredito ser a suma de entre a cristandade, e, sobretudo, a própria Palavra divina. Também, por rigor científico, nisto insisto.

    Apesar de não professar nenhum credo, julgo, contudo, que a Zazie sente alguma atracção por assuntos espirituais, o que poderá culminar em algo bom para si, espero eu.

    ----------------------------------

    Grato pela preocupação sincera da Hadassah. Sim, todos precisamos do auxílio de Jesus para encontrar a Vida na nossa vida, tal como a própria Hadassah sente que precisa essa ajuda, tanto ou mais que eu, é claro.

    Antes, arrogava-me por me achegar a Deus, nada lhe devendo. Isto porque os tanto que à divindade apelavam, faziam-nos pela humilhação física ou espiritual duma enfermidade crónica, dum casamento esfacelado, duma projecção profissional falhada, dum envelhecimento, ou por mero conformismo em seguir a fé dos pais, para agrado.

    Hoje sei que todos somos humilhados, quer queiramos, quer não, desde que sejamos os escolhidos do Senhor, com o fim duma exaltação futura, duma glorificação compartilhada, isto pelo meio da Graça.

    Diferentemente destes, e apenas após do meu Senhor me chamar, foi a minha humilhação, e não anteriormente ao ter-me convertido, nem imediatamente. Em todo o caso, suspiro, por me aplacar agora, no primor da idade que mais tarde, já na iminência de concluir que estes ossos sempre retornam ao pó, pré-, pós-existencial.

    Shalom Elohim.

     
  • At 1 de maio de 2007 às 16:59, Blogger zazie said…

    Sim,
    tenho mesmo muito mais do que interesse. Até sou semi-cristã como eles dizem. Sou católica à minha maneira.

    Mas não foi isso que disse. Gosto que as pessoas se dirijam directamente a mim, sem empastarem com intermediários de citações e outras tretas.

    Tu sabes falar directo para a porrada, hás-de saber falar directo para a pacificação.

     
  • At 1 de maio de 2007 às 17:56, Blogger Hadassah said…

    e ninguém vota? :)

     
  • At 1 de maio de 2007 às 19:22, Blogger zazie said…

    em quê?

     
  • At 1 de maio de 2007 às 19:26, Blogger zazie said…

    votar, votei contra o aborto. De resto é raro votar para políticos. Muito menos para o que estou a pensar.

    Fogueiras e segregações, nunca. O que disse foi no seguimento do braço de ferro com o rapaz. Acho que dá para entender.

    O que mais defendo é a liberdade.

    Saneada e banida estou eu de uma série de blogues, só por desagradar ao mainstream ideológico

    ahahhahahahah

     
  • At 1 de maio de 2007 às 19:28, Blogger zazie said…

    E dou autorização para me internarem, no dia em que eu votasse para segregar alguém

    ":O)))

    aquilo foi panashe para ele baixar a bolinha

    ";O)))

     
  • At 1 de maio de 2007 às 19:31, Blogger zazie said…

    Podes crer. Ainda agora assisti e "vivi" um desses saneamentos e causou-me tal nojo que não tenciono voltar a pôr lá os pés.

     
  • At 1 de maio de 2007 às 19:40, Blogger zazie said…

    aaaaaah

    votar nas momeações!

    eu não posso, porque fui eu quem as fez

    ":O))))

     
  • At 1 de maio de 2007 às 21:12, Blogger Hadassah said…

    Zazie,
    parto-me a rir contigo!! és uma louca cheia de piada :) agora fizeste-me lembrar o Brad Pitt no 12 Monkeys (não me lembro agora do nome da personagem). Falas, falas, falas e depois chegas à questão... :) És genuina e espontânea. Há pouca gente assim. Quem te saneou concerteza não te merece lá. És um exemplo de mulher. Inteligente, bem humorada e com resposta na ponta da língua. Tu chegas-lhes! :)

     
  • At 2 de maio de 2007 às 17:14, Anonymous Anónimo said…

    SR.NUNO FONSECA,que tristeza a sua intrevenção, já que é tão mal educado,guarde-se para o seu núcleo de amigos fora da blogosfera.Já agora por favor não mensione o nome de Deus Santo na má formação.

     
  • At 2 de maio de 2007 às 17:25, Blogger zazie said…

    aahahaa

    Não foi ele, fui eu quem disse os palavrões. Ele só copiou.

    Que mania. Como se não houvesse coisas muito mais graves que dizer um palavrão.

    Os grandes defeitos são sempre bem educados e cheios de punhos de renda.

    Ele neste poste até demonstrou muito sentido de humor. E nem falou no Bush ou no reverendo coiso e nos pastores de Chicago

     
  • At 2 de maio de 2007 às 17:27, Blogger zazie said…

    Beijoca Hassad

    És uma menina simpática e esta rapazado toda estava a precisar de umas presenças femininas
    ";O)))

     
  • At 2 de maio de 2007 às 17:28, Blogger zazie said…

    ah, sorry, troquei o nome. Hadassah

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here