quarta-feira, janeiro 03, 2007
Ainda a morte
Deixem-me citar Slavoj Zizek, enquanto pensador insuspeito ao reflectir brevemente sobre a pena de morte, esquerdista e por isso muito longe dos "pró-bushistas" e dos "ideólogos da guerra sem olhar a meios e mentiras". Assim abrevia-se a tarefa longa de enumerar todos os filósofos cristãos centrais que ao longo de dois milénios conciliaram cristianismo e punição capital (e por que não referir a escandalosa omissão do próprio Jesus quanto ao tema? Sem essa mesma pena de morte o próprio Jesus nunca poderia anelar pelo sobrenome Cristo).
Fala Zizek em "A Marioneta e o Anão - O Cristianismo entre Preversão e Subversão" (livro que ando a consumir desefreadamente) sobre o "espectáculo anémico de uma vida que já não passa de uma sombra de si mesma. É nesta perspectiva que devemos compreender a rejeição crescente pela pena de morte e sermos capazes de discernir a "biopolítica" subjacente que sustém essa rejeição. Os que defendem o "carácter sagrado da vida", que consideram ameaçado por poderes transcendentes que a parasitam, acabam num «mundo supervisionado onde viveremos certamente com toda a segurança, sem dor, mas esse será supremamente um mundo entediante», um mundo onde, por amor ao seu próprio desígnio - uma longa vida hedonista -todos os prazeres reais serão proibidos ou severamente controlados (cigarros, estupefacientes, comida...)".

Tiago Cavaco
posted by @ 11:04 da tarde  
18 Comments:
  • At 4 de janeiro de 2007 às 00:29, Anonymous Anónimo said…

    Sempre a aprender: «uma longa vida hedonista -todos os prazeres reais serão proibidos ou severamente controlados (cigarros, estupefacientes, comida...)» - e compara-se isto à pena de morte. Tiago, esses ditos autores de esquerda são maus, já se lê! Devem ser daquela esquerda que é tão apreciada à direita, que de tanto serem esquerdistas acabaram como o Pacheco ou o Fernandes a serem mais papistas que o papa. Mas com este argumentário também podia postar isto: «Os que defendem o "carácter sagrado da vida", que consideram ameaçado por poderes transcendentes que a parasitam, acabam num «mundo supervisionado onde viveremos certamente com toda a segurança, sem dor, mas esse será supremamente um mundo entediante», um mundo onde, por amor ao seu próprio desígnio - uma longa vida hedonista -todos os prazeres reais serão proibidos ou severamente controlados (cigarros, estupefacientes, comida...)".» O título do post? "Ainda o aborto".

     
  • At 4 de janeiro de 2007 às 00:31, Anonymous Anónimo said…

    O cristianismo e punição capital são INCOMPATÍVEIS. Também não refiro a «escandalosa omissão do próprio Jesus quanto ao tema» do aborto, como argumento de debate.

     
  • At 4 de janeiro de 2007 às 01:02, Blogger zazie said…

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

     
  • At 4 de janeiro de 2007 às 01:09, Blogger zazie said…

    Esta agora não percebi. O Tiago é pelo aborto??!

    Só pode. Também é para se evitar chatices e por segurança que se defende a liberalização do aborto.

    Quem é contra é que invoca a sacralidade da Vida.

    Não sabia que já havia evangélicos abortistas.
    Está-se sempre a aprender.

    Mas, de certo modo, até é mais consequente. Se desaparecem os símbolos e os exemplos e se dá mais valor aos casos individuais, é natural que assim aconteça.

    Passam a existir vidas, cada uma com valor liberalmente atribuído por quem quiser.

    E também desaparece o direito dos Estados invocarem a supremacia dos seus valores sobre a barbárie, para os invadirem e libertarem o povo das ditaduras.

    Chato, chato vai passar a ser a vida sensaborona de tanto militante do Eixo do Bem no desemprego.

     
  • At 4 de janeiro de 2007 às 07:50, Blogger timshel said…

    zazie

    há uns meses, já não me lembro exactamente sobre quê, a similtude dos nossos pontos de vista era tal que te "nomeei" minha porta-voz :)

    passa-se agora a mesma coisa; mesmo a tua defesa da abstenção na resposta ao referendo do aborto está muito próxima da moinha defesa do Não - tu não compreendes como é possível seguir uma determinada linha de raciocínio e depois não se abster e eu penso exactamente o oposto: depois dessa linha de racicínio é o Não a única resposta possível

     
  • At 4 de janeiro de 2007 às 09:51, Blogger Pedro Leal said…

    miguel marujo

    "O cristianismo e punição capital são INCOMPATÍVEIS."
    Olhe que não...
    Há milhões de cristãos que conseguem compatibilizar as duas coisas.

    zazie

    Os evangélicos podem, ou não, dar pouco valor a "símbolos e exemplos" mas têm uma regra bem dfinida: a Bíblia. E aí o aborto é condenado de forma clara. O que já não se passa com a pena capital.


    Pedro Leal

     
  • At 4 de janeiro de 2007 às 10:29, Blogger Pedro Leal said…

    E o que fazer do «não matarás»? Põe-se na gaveta? Ou aqui já se pode "interpretar"?

    CC

     
  • At 4 de janeiro de 2007 às 11:21, Blogger zazie said…

    Tim,

    Devo ficar toda orgolhosa?
    ehehe

    beijoca

    Pedro Leal:

    O problema, neste caso, é que ela aparece por causa da peninha pelo Capital...

    ":o.

     
  • At 4 de janeiro de 2007 às 12:17, Blogger timshel said…

    depois do último comentário do Pedro Leal pergunto-me a mim próprio se a defesa da pena de morte é apenas um devaneio dos meus colegas protestantes deste blogue ou se fará parte de algum dogma protestante - que faz do mandamento "Não matarás" tábua rasa - que desconheço.

     
  • At 4 de janeiro de 2007 às 19:00, Blogger zazie said…

    o que eu estou a curtir neste "debatinho" católico-evangélico-bushista é que como é que ainda há gente que se espanta muito quando aqueles c******s dos muçulmanos transformam a religião em ideologia...

     
  • At 4 de janeiro de 2007 às 20:11, Blogger Tiago Franco said…

    Que raio de religião é que não se transforma me ideologia?

     
  • At 4 de janeiro de 2007 às 20:21, Blogger zazie said…

    Todas. É só um pequenino passo e já está lá.

    Noutros casos é a ideologia que se transforma em religião. Estas coisas é assim. Imagino que tudo o que tende a subir fique de tal modo a monte na cabeça que os comandos podem trocar-se.

    Costuma acontecer com as telefonias e televisões, por isso...

     
  • At 4 de janeiro de 2007 às 20:23, Blogger zazie said…

    mas grave a sério é que já aaconteceu ao maradona: telefonar para o comando da tv a ver se dava com ele

     
  • At 4 de janeiro de 2007 às 20:27, Blogger zazie said…

    ups! não li o não. Pois é, caro Tiago, todas mas há quem tenha mais pezinho para a dança. Como em tudo .Quanto mais perto do mundo mais facilmente dá cruzada por ele.

    E isto de ler muitos livros ao mesmo tempo e ainda manter bloogues e combates em várias frentes também não ajuda

     
  • At 4 de janeiro de 2007 às 20:56, Blogger zazie said…

    mas ó Tim: nesta história do aborto ainda havemos de ter uma conversa.

    Eu andei baralhada quanto à decisão. E só via o tal caminhar para a utopia o Novo Mundo da anestesia da culpa. Mas olha que, depois de ir ao blogue do não e tomar o pulso às novas utopias da adopção de fetos pré-natais, dos testes de ADN para obrigar a mulher a ter o filho se o pai quiser e outras engenharias genéticas que também já andam à solta, não sei, não.

    Se tu pensas que é bom travar o caminho para um lado; em vez de aparecer muito maralhal com essa intenção estabilizadora, o que sucede é aparecerem outros tantos malucos a reactivarem anormalidades idênticas...

    Vou-me abster, pois. É mais por feeling.
    Costumo ter bom olfato para detectar paranóias.
    Vou-me guardar para o outro daqui a um ano: aí ao menos, até se pode votar contra só para chatear, que não faz mal a ninguém

     
  • At 4 de janeiro de 2007 às 21:07, Blogger zazie said…

    E, ainda por cima, lgoo agora que a psicanálise acabou, é que dá para desconfiar se o Freud não tinha razão...

    Tu lê-me este taradinho do Selavoje da ziquéca e diz-me se o problema dele não esse mesmo em que estamos a pensar...
    E vais aos taradinhos das pulsões paternais por fetos que "elas destrem nas barrigas" vais ver se a problema não é idêntico.

     
  • At 4 de janeiro de 2007 às 21:08, Blogger zazie said…

    destroem, Até me engasgo com essa destruição explosiva...

     
  • At 4 de janeiro de 2007 às 21:13, Blogger zazie said…

    e depois, já nem se lêem livros para reflectir um pouco: consomem-se, sofregamente e não sobra nada para o positivo da vida.

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here