terça-feira, julho 06, 2010
CREIO PARA COMPREENDER
Nuno: Creio para compreender, foi o que eu disse.

O dito de Santo Agostinho de Hipona (Tagaste 354-430) “eu creio para compreender e compreendo para crer melhor” (intellige ut credas, crede ut intelligas) é expresso no célebre Sermão 43.
Ao que parece, este aparente paradoxo do binómio razão e fé já era atribuído ao profeta Isaías “Se não credes, não compreendereis” (Nisi crediteritis, non intelligetis) na tradução grega da Bíblia dos Setenta. Neste caso é que parece ter havido uma tradução incorrecta, não em Agostinho.
Parece ter sido precisamente com Agostinho que nasceu a célebre (e aparentemente paradoxal) formula que consubstancia a fusão entre a razão grega e a fé judaica – marca do cristianismo, uma das marcas essenciais da civilização dita ocidental. De qualquer forma, Agostinho não se cansa de retomar a formula, disso não há dúvida – segundo Gilson a que melhor define a filosofia cristã – como no Comentário ao Evangelho de João “Não procures entender para crer, mas crê para entender, porque, se não credes, não entendereis”.
A síntese agostiniana expressa por excelência no referido Sermão 43, significa que compreendendo aquilo em que se deve crer, cremos, e, crendo, podemos compreender aquilo em que cremos. Se por um lado, é preciso partir da fé, por outro, é dever de quem crê, buscar inteligir aquilo em que crê, pois o fim último do Homem não é crer, mas conhecer!

O dito de Santo Anselmo de Cantuária (Aosta 1033-1109) “Não busco compreender para crer, mas creio para compreender” é expresso no cap. I do célebre Proslógio (1078). Faz parte dum discurso para garantir a existência de Deus, mas... a quem já crê, e não aos outros, sendo a base do célebre argumento de Santo Anselmo sobre a existência de Deus. Percebendo que esse argumento só funciona quando amparado pela Fé, Tomás de Aquino, contesta a racionalidade do mesmo, partindo daí para as suas Summas e famosas cinco demonstrações racionais, firmadas na evidência, como a lógica racional exige.
Mas eu penso, com Agostinho e Anselmo, que não se compreende para crer – posição racionalista, que nos leva o Déismo, ao deus abstrato – mas crê-se para compreender, parte-se da aceitação a priori, da Fé.
Quem não experienciou por si a conversão, estranhará sempre algo no pensamento cristão, que nela se fundamenta. A conversão é o pressuposto do pensamento agostiniano (como também de Anselmo), porque só através dela a fé dada por Deus, e torna o pensamento independente de qualquer doutrina ou ideologia. O que de nenhum modo afasta a racionalidade, antes a ilumina.
Os maniqueístas tinham-lhe prometido levar à fé pelo conhecimento racional das Escrituras; mas Agostinho inverte, propõe-se alcançar pela fé, a inteligência do que as Escrituras nos ensinam. E juntamente com essa forma de pensar, induz-nos também uma nova forma de viver.
cbs ao Nuno
Biblio:
Comentário ao Evangelho de João. In REALI, Giovanni. ANTISERI, Dário. Hist´roia da Filosofia: Patrística e Escolástica. Paulus 2005
GILSON, Etienne. A Filosofia na Idade Média. Martins Fontes 1995

Etiquetas: , ,

posted by @ 1:07 da manhã  
70 Comments:
  • At 6 de julho de 2010 às 11:58, Blogger Nuno Fonseca said…

    Tá-se.

     
  • At 6 de julho de 2010 às 12:01, Blogger Nuno Fonseca said…

    E sim, qualquer um dos argumentos e das 'demonstrações' são indutórias, logo não discorrem por dedução necessária.

    É um pouco por aí que prefiro a patrística à escolástica.

     
  • At 6 de julho de 2010 às 12:26, Blogger zazie said…

    Querem ver que foi por isto que o palerma me chamou maniqueísta?

    Palonço- por este motivo é que há diferença entre verdade revelada e dogmas.

    Os dogmas estão sujeitos a opinião e até são votados em Concílio. Precisamente por falta de certeza de verdade revelada.

    A burra da outra é que confunde dogmas com revelação.

     
  • At 6 de julho de 2010 às 12:31, Blogger zazie said…

    Parece que não entra:
    ------------------

    Querem ver que foi por isto que o palerma me chamou maniqueísta?

    Palonço- por este motivo é que há diferença entre verdade revelada e dogmas.

    Os dogmas estão sujeitos a opinião e até são votados em Concílio. Precisamente por falta de certeza de verdade revelada.

    A burra da outra é que confunde dogmas com revelação.
    ----------------
    Existe uma série de questões religiosas que são dogmas. Acredita-se neles por opinião concilial- exemplo- a virgindade de Maria.

    Mas, ao contrário do que diz a outra maluca- não é suposto uma questão revelada passar a opinião subjectiva. Exemplo- a vida como um bem dado por Deus.

     
  • At 6 de julho de 2010 às 12:33, Blogger zazie said…

    Do mesmo modo, pela lógica cientóina da endemoninhada- a teoria da evolução das espécies era verdade revelada e a Bíblia mera opinião errada. Porque, pela lígica do racionalismo cientoino, considera-se apenas verdade o que é testado em laboratório.

    E os burros até confundem teorias com verificação experimental.

     
  • At 6 de julho de 2010 às 23:05, Blogger cbs said…

    falta-nos aqui o Vitor para desmanchar essa minha prosa ;)
    mas a citação da wikipedia está errada quanto ao Agostinho. Não é só a formula que é escrita por ele, é toda a sua filosofia que assenta na formula. Por acaso encontrei há pouco uma citação dessa frase num livro do Bento. E no catecismo também citam a frase como sendo agostiniana.
    abraço Nuno

     
  • At 7 de julho de 2010 às 14:55, Blogger Nuno Fonseca said…

    Penso que a alta catequese deve ensinar epistemologia católica. LOL.

    As categorias que conheço são:
    1) revelação natural
    2) revelação salvífica
    3) dogma (Escritura + Tradição + Magistério)

    A primeira trata de toda a Verdade, mística ou científica, discernível por todos os homens em toda a parte em todos os tempos. A Igreja só exige a crença desta no quanto ela compromete a moral e a fé. A segunda vem do 'depósito de fé' dos apóstolos, herdada de Israel e de Cristo para bem dos santos - vem verticalmente de Deus, e não das 'coisas vistas'. O Dogma inclui artigos de fé destas duas revelações, sendo que está sujeito ao 'desenvolvimento da Doutrina', ou seja, da maior elaboração filosófica e teológica dos sacerdotes e doutores eclesiais, aprofundando ou interligando, mas que, em caso de controvérsia, deve ser resolvido em Concílio, definido e balizado em plena concórdia com a Escritura, a Tradição e o Magistério, para que seja universalmente vinculativo a todos os cristãos, que agora podem repousar sobre a decisão do Espírito Santo.

    A ler, um clássico dum dos mais célebres ex-protestantes convertidos a Roma:

    http://www.newmanreader.org/works/development/index.html

     
  • At 7 de julho de 2010 às 21:44, Blogger BLUESMILE said…

    Ainda gostava de saber o que é a "lígica do racionalismo cientoino", mas aposto que é alguma revelação privada... dessas que até podem inspirar formulações dogmáticas... eheh..
    ( Sim que isto das verdades reveladas têm muito que se lhes diga, ou seja, uma infinitude de possibilidades subjectivas tornadas a verdade absoluta e imanente ).
    Tanta discussão à volta do sexo dos anjos é explicável - a atrasadita mental deve andar tão azamburcada com a procriação heterossexual o Cristiano Ronaldo - ela que pensavda, tadita, que os úteros de aluguer eram coisas de gays... Aposto que foi mesmo uma Revelação.

     
  • At 8 de julho de 2010 às 00:00, Blogger zazie said…

    Lá vem a retardada mental com os insultos de sopeira.



    Porque é que não vais ver aquele vídeo de que tanto gostas? o Papa Nero.

     
  • At 8 de julho de 2010 às 00:02, Blogger zazie said…

    Ou preferes que te recorde mais confidências como aquelas previsões que gostas de fazer acerca do pouco tempo de vida que resta ao Papa e até da demência mental que já lhe detectaste?

    hummm?

    Vamos falar assim claro, para toda a gente ver.

    Eu recordo-te as confidências de endemoninhada e tu depois comentas aqui, para o teu fã bater palmas.

     
  • At 8 de julho de 2010 às 00:34, Blogger BLUESMILE said…

    Fiz um exercício giro - escrevi "Zazie e sopeira" e fiz uma
    pesquisa no google..- Adivinhem quantas páginas existem com sopeirices zazzianas?
    ( a moçoila deve ter uma fixação por sopeiras. E por endemoinhados lol ).
    Já agora tenho ideia que o cognome nazzie foi inventado pelo Marujo, mas foi há tanto tempo que possoe sra equivocada.

     
  • At 8 de julho de 2010 às 00:36, Blogger BLUESMILE said…

    E agora coisas mais sérias:
    Um dos desprezos desprezo é uma compreensão reducionista e intelectualista da Revelação, que pretende considerá-la como um tesouro, verdades reveladas a conhecer que são tão completas, que nada mais se lhes pode já acrescentar.
    "Ora, a verdadeira Revelação é um acontecimento em que todos nós somos convidados a encontrar Deus face a face. No fundo, a Revelação quer dizer que Deus Se dá a todos nós, participa na nossa história, associa-Se e une-Se a nós. Na medida em que a Revelação se define como o encontro entre dois seres, um humano e o outro divino, ela tem também um carácter comunicativo, cognitivo".
    JR

     
  • At 8 de julho de 2010 às 00:39, Blogger zazie said…

    Vamos comentar mais coisas que tu afirmas, já que finges que não te recordas do filme nem do grupo anti-papa que criaste?

    Bora?

     
  • At 8 de julho de 2010 às 00:42, Blogger zazie said…

    Queres começar pelas tuas análises psiquiátricas ao Papa, pelos prognósticos de vida reservados, pela imbecilidade que lhe consegues detectar, com os teus famosos estudos de bruxa eduquesa, ou preferes ir para os boatos dos ateus endemoninhados que usas para desencaminhar católicas?

    Diz lá que eu recordo-te tudo que é para o teu fã te idolatrar.

    E podes continuar a espojar-te no chão e a repetir os chavões que dizes aos alunos, porque são sempre iguais.

    Tanto servem para me internares num Gulag como ao Papa.

     
  • At 8 de julho de 2010 às 00:46, Blogger zazie said…

    Pois, a maruja é outra imbecil com que te dás. Fazem parte dos tugas que apoiam o Sócrates e têm grupo online.

    Mas eu recordo-te outros amiguinhos que não são imbecis como o marujo e que não consta terem-te em muito boa conta, pelo falso catolicismo com que te embrulhas.

    Queres?

    É só pedires. E também te posso recordar as análises estéticas ao Papa que, juntamente com a fraca cabeça que só serve para usar gorro de papai noel.

     
  • At 8 de julho de 2010 às 01:06, Blogger zazie said…

    Ou preferes que conte como andaste a vender mentiras a uma miuda católica, ao ponto de ela acreditar que o Santo Agostinho e o S. Tomás de Aquino tinham escrito aquelas imbecilidades que tu vendes nos blogues dos ateus?

    hããaã...

    E como é que essa miúda- a Magdalia, agora te chama?

    Será que te chama herege e falsa católica?

    É que tu és porteira e porca e agora passo a tratar-te assim- recordando-te o que dizes noutros lados.

    E esse paleio de nazismo gratuito também tem uma velha história. Costumas usar esse relativismo ético quando persegues crentes.

    Queres que te lembre- assim até te simplifico o paleio de monga. Antecipo o que me vais dizer por o dizeres constantemente sempre que tens católicos pela frente.

     
  • At 8 de julho de 2010 às 04:02, Blogger BLUESMILE said…

    Pois, até sou íntima do marujo, amante do sócrates e tenho grupos on line. Sem falar das infiltrações e dos complots.
    (Sim, sim, que isto está tudo interligado, a magadalia , a maga patalógica, as barrigas de aluguer, as lojas maçónicas, o gulag, e até o milagre da assunção cristas apoiar publicamente o casamento homossexual).

    Por Toutatais, esta gaja alucina.
    Deve ser da coca.

    ( E já agora, o papa usa mesmo gorro de papai noel, mas não consta que tenha má cabeça...)

     
  • At 8 de julho de 2010 às 04:11, Blogger BLUESMILE said…

    Nuno:

    O que è que a verdade científica tem a ver com "Revelação natural"?

     
  • At 8 de julho de 2010 às 09:20, Blogger cbs said…

    Zazie
    essa performance de assassinato o caracter da Blue é uma exibição inutil.
    Primo porque os poucos que aqui vêm não mudam de opinião com a maldicencia. Formam-na pelas suas cabeças, eu plo menos decido pelo que vejo e não pelo que me contam (e isso é que é de sopeira). Segundo porque é uma atitude tão baixa, tão rasteira, que retira toda a credibilidade até às hipotéticas "verdades".
    Terceiro, no que me diz respeito, devias olhar-te ao espelho, porque sabes que te conheço. Não tens duas palavras seguidas que não tentem classificar pessoas a preto e branco, dividir amizades, achincalhar qualquer coisa (ou alguém) que não te cheire, por vezes sem relação nenhuma com os factos, como essas parvoices com que te mostras muito por dento neste convento (referencias a mails do CC,José,etc)

    Zazie, conheço mal a Blue, mas já te conheço de gingeira. Quanto mais mal me dizem de alguém menos acredito, para além de que parte são apenas juízos de valor teus - estilo não presta porque cheira mal - que não acompanho; essa da infiltrada Blue é particularmente absurda não é? tamos num filme?

    Há anos que tento mostrar-te a virtudes de estar calado, em especial quando não se tem nada para dizer (e tu até terias muito e interessante, não fosse esse vício do chinelo). Tenta melhorar... senão for pelos outros, ao menos por ti.
    um beijinho, minha velha coruja

     
  • At 8 de julho de 2010 às 11:41, Blogger zazie said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 8 de julho de 2010 às 11:44, Blogger zazie said…

    Não. Não penses que tens segunda volta de calúnias comigo porque não tens.

    Eu nada tenho a ver com uma pessoa que tem duas caras e que aqui na blogosfera tanto se faz passar por católica, como por ateia.

    Os mails. fazem sentido, porque tu, minha besta, já estavas no outro post a dizer que fui eu que fiz não sei o quê com os comentários.

    Esclareceste a questão?

    Respondeste?

    Não. Tu atiras com mentiras e foges, cobardemente.

    Portanto, quem se está a projectar na barbuda és tu.

    Eu tenho debates na blogosfera mas por questões políticas e não sou falsa.

    Mas, já que chamas assassinato de carácter às próprias palavras dessa cabra, agora vais levar com elas e com links, que eu não minto.

    Espera aí que já engoles a trampa toda.

    E tu não me conheces de parte alguma. Tu andaste a devassar a minha privacidade e a usar mails privados que troquei com o marujo.

    E esse pirou-se daqui de vez, porque andava a fazer esse jogo porco. Provocava-me aqui nas caixinhas, fazia-se passar por muito educado e insultava-me, ao mesmo tempo, por e.mail.

    E fez isto durante muito tempo porque sabia que eu não ia usar um e.mail privado para o desmascarar.

    Até ao dia em que me mandou mais coisas que o comprometiam entre v.s, ao mesmo tempo que continuava com a fitinha da vitimização aqui.

    E eu calei-o para sempre porque peguei apenas em partes de um desses e.mail e postei-as aqui.

    E ele borrou-se todo. Porque sabe que eu poupei. Limitei-me a largar apenas os insultos que me enviou num desses mails, em directo, e não mostrei o resto que o tramava perante o colectivo.

    Portanto, trata é de pedir desculpa pela calúnia que me lançaste, acerca dos comentários e agora vais engolir as palavras da cadela.

    Se não gostares, paciência- é para que não digas que eu é que minto.

    São palavras dela e de católicos que já a desmascararam.

    Ou será que por aqui se tem de apaparicar uma tarada que me chama nazi, porque para ela nazismo há-de ser o que sempre fez com quem é velho e doente?

    Ou será que por aqui, uma endemoninhada mal-formada, que passa a vida a insultar o Papa, a criar grupos na net de ateus a gozarem com a religião católica, com a Virgem, com o Papa e com tudo o que não for dogma da puta da escardalhada, é alguém que vale a pena, apenas por te dar jeitinho, por me insultar no teu lugar?


    Cobarde de trampa- tu és um conas-mole.

    Tu comigo andas a pedir um balde de merda pela cornadura abaixo.

    É que já cheira mal tanto ressabiamento e calúnia aos anos, apenas por seres um merdas estúpido que se melindra com debates políticos.

    Tu estragas o Trento. Eu contigo, já tentei passar à frente. Aqui há tempos, quando o Vitor andava por cá, a coisa tinha serenado.

    Mas tens sempre de voltar ao mesmo. Porque és um merdas que não esquece- és um merdas secundário que vive a remoer trampas de melindres e não deitas fora o ressabiamento.


    És um fraco com todos os defeitos das pessoas fracas.

     
  • At 8 de julho de 2010 às 11:46, Blogger zazie said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 8 de julho de 2010 às 11:46, Blogger zazie said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 8 de julho de 2010 às 11:47, Blogger zazie said…

    Não. Não penses que tens segunda volta de calúnias comigo porque não tens.

    Eu nada tenho a ver com uma pessoa que tem duas caras e que aqui na blogosfera tanto se faz passar por católica, como por ateia.

    Os mails. fazem sentido, porque tu, minha besta, já estavas no outro post a dizer que fui eu que fiz não sei o quê com os comentários.

    Esclareceste a questão?

    Respondeste?

    Não. Tu atiras com mentiras e foges, cobardemente.

    Portanto, quem se está a projectar na barbuda és tu.

    Eu tenho debates na blogosfera mas por questões políticas e não sou falsa.

    Mas, já que chamas assassinato de carácter às próprias palavras dessa cabra, agora vais levar com elas e com links, que eu não minto.

    Espera aí que já engoles a trampa toda.

    E tu não me conheces de parte alguma. Tu andaste a devassar a minha privacidade e a usar mails privados que troquei com o marujo.

    E esse pirou-se daqui de vez, porque andava a fazer esse jogo porco. Provocava-me aqui nas caixinhas, fazia-se passar por muito educado e insultava-me, ao mesmo tempo, por e.mail.

    E fez isto durante muito tempo porque sabia que eu não ia usar um e.mail privado para o desmascarar.

    Até ao dia em que me mandou mais coisas que o comprometiam entre v.s, ao mesmo tempo que continuava com a fitinha da vitimização aqui.

    E eu calei-o para sempre porque peguei apenas em partes de um desses e.mail e postei-as aqui.

    E ele borrou-se todo. Porque sabe que eu poupei. Limitei-me a largar apenas os insultos que me enviou num desses mails, em directo, e não mostrei o resto que o tramava perante o colectivo.

    Portanto, trata é de pedir desculpa pela calúnia que me lançaste, acerca dos comentários e agora vais engolir as palavras da cadela.

    Se não gostares, paciência- é para que não digas que eu é que minto.

    São palavras dela e de católicos que já a desmascararam.

    Ou será que por aqui se tem de apaparicar uma tarada que me chama nazi, porque para ela nazismo há-de ser o que sempre fez com quem é velho e doente?

    Ou será que por aqui, uma endemoninhada mal-formada, que passa a vida a insultar o Papa, a criar grupos na net de ateus a gozarem com a religião católica, com a Virgem, com o Papa e com tudo o que não for dogma da puta da escardalhada, é alguém que vale a pena, apenas por te dar jeitinho, por me insultar no teu lugar?


    Cobarde de trampa- tu és um conas-mole.

    És um fraco, com todos os defeitos das pessoas fracas.


    E deves-me um pedido de desculpas.

     
  • At 8 de julho de 2010 às 11:49, Blogger musaranho-coxo said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 8 de julho de 2010 às 11:50, Blogger musaranho-coxo said…

    E esse pirou-se daqui de vez, porque andava a fazer esse jogo porco. Provocava-me aqui nas caixinhas, fazia-se passar por muito educado e insultava-me, ao mesmo tempo, por e.mail.

    E fez isto durante muito tempo porque sabia que eu não ia usar um e.mail privado para o desmascarar.

    Até ao dia em que me mandou mais coisas que o comprometiam entre v.s, ao mesmo tempo que continuava com a fitinha da vitimização aqui.

    E eu calei-o para sempre porque peguei apenas em partes de um desses e.mail e postei-as aqui.

    E ele borrou-se todo. Porque sabe que eu poupei. Limitei-me a largar apenas os insultos que me enviou num desses mails, em directo, e não mostrei o resto que o tramava perante o colectivo.

    Portanto, trata é de pedir desculpa pela calúnia que me lançaste, acerca dos comentários e agora vais engolir as palavras da cadela.

    Se não gostares, paciência- é para que não digas que eu é que minto.

    São palavras dela e de católicos que já a desmascararam.

     
  • At 8 de julho de 2010 às 11:50, Blogger musaranho-coxo said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 8 de julho de 2010 às 11:50, Blogger musaranho-coxo said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 8 de julho de 2010 às 11:54, Blogger zazie said…

    Esta treta dos comentários estão marados.

    Se tivesse a má-fé do imbecil, dizia que era ele a censurar.

    O estúpido ainda não pediu desculpa por me ter andado a acusar de fazer não sei que tretas com comentários da cadela.

     
  • At 8 de julho de 2010 às 12:01, Blogger musaranho-coxo said…

    Já que chamas assassinato de carácter então toma aqui um cheirinho do "carácter da cadela".

    São palavras da cabra. Se a defendes, mete-as no cabeçalho do blogue ou onde mais precisares.
    -------------------------

    Mentiras referentes aos padres da igreja copiadas de sites de ateus, para desencaminhar católicas:


    « Usar textos deturpados não é, certamente, um grande serviço à verdade.

    Sugiro que se procurem os textos originais ou se confrontem as citações com fontes credíveis antes de cair nestas ciladas das citações fraudulentas.

    Alef»
    Sábado, 03 Janeiro, 2009

    Magdalia disse...
    Alef,
    obrigada pela explicação. Bem me parecia que alguma coisa estava muito mal aqui...

    Santo Agostinho e São Tomás nunca poderiam defender tais coisas. Que absurdo.

    Mais uma vez obrigada!

    E quanto aos comentários, a mim também não mos publica. Nem ao João A nem a ninguém que vá deste blog... Deve ser porque não tem argumentos.
    »


    Vai ser impossível controlar as manifestações macumbeiras ou de devoção mariana, tão típicas do futebolês. Desde as N Sras de Caravaggio às galinhas depenadas na relva, passando pelas benzeduras e cruzes beijadas antes de entrar em campo e toda a parafrenália de superstições religiosas associadas ao futeboal.

    Para a anti-católica Bluesmile e todos os hereges que desprezam a gloriosíssima Mãe de Deus, nossa rainha soberana e Senhora de todo o mundo
    -----------------

    Queres a lista de insultos ao Papa, ou preferes os insultos à Virgem?

    Queres continuar a dizer que isto é fabricação minha e que eu me revejo ao espelho em merdas de tal modo nojentas e duplas?

    Vê lá se queres. Porque eu faço-te a vontade até me fartar.

    E ainda estou à espera pelo pedido de desculpas da inventona dos "comentários apócrifos" que dizias ser tramóia minha.

     
  • At 8 de julho de 2010 às 12:19, Blogger zazie said…

    Nunca devias ter tido a triste ideia de me comparar com este monte de esterco que por aqui anda.

    Agora vais engolir a merda da barbuda, que é para ver se te sabe bem.

    Que sentido faz, haver gente que se diz católica a aparicar uma endemoninhada que usa dos truques mais perversos para desencaminhar crentes?

    Que merda posso eu ter a ver com isto, para este caralho dizer que me revejo ao espelho?

    Esta cabra é falsa, é mal-formada e usa da prepotência da idade e de suposto status de prof para enganar miudas novinhas que são crentes.

    E tira gozo disso!

    A puta anda na blogosfera a largar calúnias e mentiras de citações de textos filosóficos que nunca leu na vida, coleccionados pelos ateus de quem faz parte, para criar dúvidas em espíritos mais fracos, com a treta da doutrina politicamente correcta.

    E esta merda é de tal modo porca que até um verdadeiro ateu se indignou e escreveu isto,acerca desta triste. Desta "infeliz neurótica" como lhe chamou:



    Nunca escrevo neste blog, embora o leia, porque nada tenho a dizer relativamente à temática religiosa. Sou totalmente ateu e não acredito em nada dessas mentiras que inculcaram às pessoas ao longo dos séculos. No entanto, não posso deixar passar em branco o comentário dessa infeliz neurótica que se faz chamar Bluesmile, por considerá-lo muito injusto e descabido.

    Conheço a Magdalia há muitos anos. Por diversas circunstâncias da vida, já não nos vemos há algum tempo, mas posso garantir que se alguma vez senti Deus foi através dela.

     
  • At 8 de julho de 2010 às 12:34, Blogger zazie said…

    Esta porcaria está avariada.

    E vou desligar disto.

    Há gente que que tem sarna. Este CBS e a cadela têm-na e dão má onda.

    Parece que têm o dom de fazer vir ao cimo o pior que existe nas pessoas.

    São gente que é melhor evitar. Gente estúpida e com má onda tende a contaminar tudo.


    Que fiquem para aí, os dois imbecis a masturbarem-se. Mais nenhum blogger os atura.

    E a puta da cadela já foi desmascarada por todos os crentes da blogo.

    Só lhe faltava o Trento e por isso é que agora veio para aqui.

     
  • At 8 de julho de 2010 às 12:39, Blogger zazie said…

    Mas a cabra que não me provoque muito e não tente negar o que eu disse porque lhe esfrego com a trampa nas ventas.

    E sim. É ateia militante e criou grupos de achincalhamento ao Papa quando foi da visita a Portugal!

    E sim, é uma vendida que faz isto por trás e que se faz passar por homem para confundir.

    Ela está é a pedir que eu vá mais longe, onde nem quero ir.

    Está a pedir que largue aqui as provas dessa militância endemoninhada.

    Mas todos os católicos já a desmascararam.

    Se têm dúvidas, sigam esses links e perguntem aos próprios se esta cabra não é uma porca mal-formada que anda na blogosfera a insultar a religião, fazendo-se passar por católica.

     
  • At 8 de julho de 2010 às 12:44, Blogger zazie said…

    E mais.

    Se eu sei isto, foi porque alguém me enviou um mail com os links e a informar.

    Não sabia de nada. Nem frequento esses blogues e nunca tinha trocado uma única palavra com esta puta, antes dela ter vindo para aqui provocar.

    Mas é verdade. Confirmei tudo e quem informou não mentiu. Ela é ateia militante disfarçada de católica para fazer coisas como fez com essa miúda a Teresa/Magdalia.

    E negou por ser besta. Até no blogue dela tem conversas com a miúda a desencaminhá-la com mentiras elaboradas pelo grupo endemoninhado.


    Esta gaja é socretinha e jacobina e milita nessas merdas. E isso nada tem de virtual.

     
  • At 8 de julho de 2010 às 16:03, Blogger cbs said…

    tás pior :)

     
  • At 8 de julho de 2010 às 16:22, Blogger zazie said…

    Gostaste do suicídio de carácter da cadela?

    Ou agora sempre que citas alguém também achas que estás a cometer assassínios de carácter?

    Aqui assassinaste o Santo Agostinho e o Santo Anselmo.

    Mas, a tua cadela é demasiado estúpida e sem-vergonha.

    A imbecil, que andou a defender os filhos feitos às colherzinhas pelos gays e fufas e que jurava que a se tratava de um mero ordenamento jurídico do território- como a puta lhe chamou- agora anda com dor de corno.

    Porque, para esta gentalha mentecapta, o mesmo acto feito por heteros, é feio, mas feito por uma pandilha de fufas e panascas torna-se santo.

    Aqui fica o link para essa trampa da barriga de aluguer que o Ronaldo comprou.

    E isto é escrito por quem merece a pena ler na blogo.

    http://portadaloja.blogspot.com/2010/07/alienacao-parental.html

    -----------------

    De resto, passem bem. Não venho cá que é para não me contagiar pela tara.

     
  • At 8 de julho de 2010 às 16:24, Blogger zazie said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 8 de julho de 2010 às 16:26, Blogger zazie said…

    Ah, e a estúpida também anda com dor de corno porque afinal não levaram com a borla das PMAs para o fufedo.

    Embrulhem- e hão-de levar corrida em grande e deviam ser postos na fronteira, porque estes jacobinos de merda são a desgraça do nosso país.

    Mas tu também és um imbecil que andou a defender esta parvoeira da família alternativa e do aborto, apenas por burrice.

    E não gostas de te sentir só nas bacoradas que fazes.

     
  • At 8 de julho de 2010 às 17:25, Blogger João Leal said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 8 de julho de 2010 às 17:27, Blogger João Leal said…

    Pelo que tenho visto, e acho que conheço, o passo de fé é insubstituível para nos envolvermos no mistério que é o podermos receber de Deus o conhecimeno acerca d'Ele.
    Talvez seja tramado mas Ele só dá a quem O procura. A sua condição é essa humildade silenciosa.
    Bom post. Obrigado.
    PS-ZAzie e Blue, um dia destes ponho-me a orar por vocês e aí é que vão ser elas : )
    Abraço a todos

     
  • At 8 de julho de 2010 às 18:02, Blogger BLUESMILE said…

    Caro JM Leal, as orações são sempre bem-vindas e, pelos últimos posts aqui colocados, sõ até absolutamente necessárias.
    Voltarei à questão da fé, se tiver mais tempo.
    Se bem que a minha convicção pessoal é que há dias em que até o Papa duvida de Deus e só a Razão o salva da vertigem do vazio. E que nessa busca racional há pouco de humilde aceitação, mas mais de vigorosa angústia.

    ( quanto aos meus escritos, os meus blogues estão online...
    http://vidadecadela.blogspot.com/
    http://muralidades.blogspot.com/

    E, modéstia à parte, quase sempre escrevo um bocadito melhor que a maioria dos nacos de prosa compulsiva anominamente aqui linkados.

     
  • At 8 de julho de 2010 às 18:28, Blogger BLUESMILE said…

    Mas, sobre a Fé há coisas extraordinárias.

    Como esta:
    http://www.ionline.pt/conteudo/68334-ministra-espanhola-pede-aos-alemaes-que-nao-comam-o-paul-o-polvo-adivinho

     
  • At 8 de julho de 2010 às 21:35, Blogger zazie said…

    Anonimamente, o quê?

    Tu ainda tens o desplante de dizer que aquelas merdas não são tuas?

    Tu és besta. Tu sabes perfeitamente que me mandaram um link onde se confirma tudo.

    E sabes que eu não digo mais porque preservo o anonimato de toda a gente na blogosfera.

    Se andas com nick e não queres que se saiba o que escreves e fazes- enquanto pessoa- por trás do nick, cuida-te.

    Porque há quem saiba e facilmente se confirma que é da mesma pessoa.

    De resto, nem sequer quero saber mais nada de um imbecil endemoninhada.

    Mais nada.

    E vou mesmo acabar com o Trento por tua causa.

    Não dá. Aqui não porque aqui ainda existe o João Leal e o Timshel.

    E esses merecem mais.

    Fora daqui faço-te em cacos. Em cacos. E não preciso de ajudas de ninguém.

    Mas não te armes em besta nem voltes a provocar-me atirando com essas tretas no gozo a fazeres-te de parvinha como se nem soubesses quem é a Mgdalia/Teresa ou como se nada disso fosse da tua autoria.

    Vai morrer longe. Longe, que ninguém saudável, aqui na blogo, te suporta por perto.

    Metes nojo- és uma porca vendida- uma aldrabona. Uma convencida de nada- porque és demasiado analfabruta.

    Uma estúpida que até consegue coleccionar patranhas atribuídas a S. Tomás de Aquino para assustar miúdas crentes.

    Só por isso precisavas de um pano encharcado nas ventas.

    E tu dizes isso ao Sarto- que nem te pode ver pela frente- dizes que tens como objectivo desmascarar os tabus e mentiras da Igreja para que quem ande enganado se desengane.

    E fizeste essa nojeira aquando da visita papal com um grupo para ateus onde postavas merda a desejar a morte do Papa.

    Quem deseja a morte do Papa não é sequer ser humano recomendável.

    E tu desejas. Tu chegaste ao ponto de dizer que lhe prevês poucos anos de vida porque ele já tem 2 pacemakers!

    E pior- disseste que ele é muito feio e que essa fealdade até o trama pois nunca conseguirá "arrastar multidões".

    E fizeste-lhe o diagnóstico estalinista que fazes a toda a gente:

    Que ele já nem diz coisa com coisa e que nem sabes se estará lúcido, pois também apresenta um discurso mal-estruturado.

    Tu é que és nazi. Já agora, Tu tens aqueles tiques das enfermeiras nazis dos campos de concentração.

    Um estranho prazer em inventar doenças e taras nos outros e modos de os matar ou silenciar para sempre.

    Não prestas! vai morrer longe.

     
  • At 8 de julho de 2010 às 21:43, Blogger zazie said…

    E, para que fique claro. Qualquer pessoa tem o direito de usar nick e ninguém tem absolutamente nada com isso.

    Porque a identidade de uma pessoa é só uma e essa não é dada por nick, pseudónimo, ou nome completo- é dada pela verdade de cada um.

    Eu não digo nada enquanto zazie que o não diga de outra forma. E também tenho mais coisas online sem ser o Cocanha da zazie.

    Não é suposto serem devassadas mas, também nada têm que me comprometam, ao ponto de fazerem de mim uma pessoa dupla.

    Tu tens. Por isso, se não fosses demasiado estúpida, já tinhas era desorelhado e nem me provocavas mais.

    Hás-de ser mesmo demasiado estúpida e andas a pedir que te façam o que não querem.

     
  • At 8 de julho de 2010 às 21:52, Blogger zazie said…

    Beijocas, João.

    Vou indo que assim nem eu me suporto a mim mesma.

    Esta tipa tem um estranho dom de despertar má onda.

    Quando a alimária desorelhar, avisem.

    Até lá fiquem bem.
    Já sei que se abro o url dou com esta alimária e passo-me.

     
  • At 8 de julho de 2010 às 21:56, Blogger zazie said…

    E sei lá eu se o Papa achava que valia a pena tanto berreiro por existir uma imbecil tuga que lhe deseja a morte.

    Sei lá eu. Sei que gosto muito do Papa e me faz impressão assistir a alguém a desejar a morte a outrem.

    E, ainda mais, a quem só faz bem. Não entendo isto.

    Não entendo como pode haver gente de tal modo estúpida que apenas por fanatismo da ideologia escardalha até consegue desejar mal a um Papa e insistir que o deseja para vir outro melhor e mais de esquerda.

    São loucos. Esta cambada escardalha nasceu para ser ateia. Não pode ser de outra forma. Ou então ficam isolados como raridades de museu.

    E esta há-de precisar muito de "convívio" para fazer pela vidinha.

     
  • At 8 de julho de 2010 às 22:03, Blogger BLUESMILE said…

    A paranóia é uma coisa terrível, mas desde a década de cinquenta do sec XX que tem tratamento.

     
  • At 8 de julho de 2010 às 22:09, Blogger zazie said…

    Conta lá que paranóia.

    Vá- esclarece lá onde está a paranóia ou preferes que escarrapache aqui as tuas trombas do facebook?

    Esclarece ou cala-te para sempre.

    É que tu pareces ser suicida.

    Tens aí os links para as tuas palavras.

    Ainda insistes em negar?

    Precisas que se coloque aqui o nome completo e a fotografia e tudo o resto para te calares de vez?

    É isso que queres?

     
  • At 8 de julho de 2010 às 22:14, Blogger zazie said…

    E queres continuar com essas taras do tratamento psiquiátrico para toda a gente.

    Tens mesmo a certeza que queres?

    Não será paranóia tua?

    Não será essa a tua vidinha?

    Tens mesmo a certeza que eu é que sou doente mental e que tu não tens uma estranha tara a classificar toda a gente com doenças mentais?

    Tens? Olha que se fosse a ti já tinha desorelhado há muito.

    Há muito. Pode dar-se o caso de se virar o feitiço contra o feiticeiro e se notar que afinal quem projecta nos desconhecidos da blogosfera as doenças e taras és tu.

    Coisas de bata branca-nazi. Consta que os que tratam acabam por ficar pior que os que são tratados.

    Há uma certa apetência profissional que encobre muita pancada.

     
  • At 9 de julho de 2010 às 00:21, Blogger BLUESMILE said…

    ui, por falar em porteiras. que medo...

    o "estou-te a ber" é que tem razão...toda...

     
  • At 9 de julho de 2010 às 01:25, Blogger zazie said…

    É pá, com essa é que me arrumaste, caraças.

    Foste logo buscar o toutaber e aquela minha vergonhosa falta de ética por defender um socretino de gente em que até já votei.

    Podias era ter deixado o link para se perceber as afinidades que tens com esse mongo que apareceu no Corta-Fitas e no Aspirina B, pelo simples motivo de eu vir a terreiro defender, pessoalmente, o Valupateta.

    Ele assina como Valupi II; Tarzan Taborda II e uma infinidade deles (esquece-se é de apagar o link: htt.//deleted/)
    Ficam aqui os links-
    http://aspirinab.com/valupi/para-alem-de-cobarde-serei-gay/
    http://corta-fitas.blogs.sapo.pt/3781430.html?page=2#comentarios

    Servem também para se aferir a tua inteligência.

     
  • At 9 de julho de 2010 às 01:46, Blogger BLUESMILE said…

    Eu não sei quem é o tou-te a ber - que não me dou a esses trabalhos de reles porteira de andar a farejar rastos de links - mas que o mancebo conhece bem a nazzie, iu, isso conhece...

    Como diria a outra, tenho um sentido de território e privacidade levado ao extremo. Se for preciso defendo-o de caçadeira.

    ehehe

    A sério. Há-de ser coisa de instinto mas não posso sentir cães atrás a cheirar.

     
  • At 9 de julho de 2010 às 01:48, Blogger BLUESMILE said…

    Ena, ainda não tinha lido tudo o que ele escreveu, merci pelos links.

    Comprova-se - Lá está mais um que nunca cheirou a nazzie mas que a conhece tão bem.......

     
  • At 9 de julho de 2010 às 01:54, Blogger BLUESMILE said…

    Estou aqui a pensar que escrever ao estilo nazzie não é assim tão difícil... ou tou-te a ber, qual alma gémea blogosférica emula-a babstante bem.
    Sim, é escorregadiamente fácil.


    Fácil mas bastante degradante.

    As minhas desculpas, cbs.

     
  • At 9 de julho de 2010 às 10:45, Blogger zazie said…

    Pois.

    Nesse caso vais ter de perseguir outras pessoas que eu não sou bruxa e não tenho culpa que mais católicos te tenham desmascarado.

    Taras de nazi de campo de concentração ficam para a vida.

    Aproveita e faz uma tese sobre as tuas.

     
  • At 9 de julho de 2010 às 10:48, Blogger zazie said…

    E não voltes a negar ou a fazer-te de parva porque ninguém inventou nada a não ser tu.

    Em Portugal não é proibido ser-se ateu. Escusas de te disfarçar de católica.

    E escusas de tentar desencaminhar mais Teresas/Magdalias ou gozar e fingir que nem existem porque existem e já te deram a corrida merecida que os endemoninhados merecem.

     
  • At 9 de julho de 2010 às 11:36, Blogger BLUESMILE said…

    Ui...Ahaha primeiro sou ateia e endemoinhada , mas ao mesmo tempo sou católica com devoções a santa tersinha do menino jeusus. Sem falar na maga patalógica. è a conversão mais rápida da blogosfera numa caixa de comentários.

    A clarividência da nazzie sobre a minha pessoa é tanta que até parece que anda com conversas de comadres com ceguinhas.

    Eu não costumo bater em ceguinhas, por dó, mas posso abrir uma excepção.

     
  • At 9 de julho de 2010 às 11:37, Blogger BLUESMILE said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 9 de julho de 2010 às 12:11, Blogger zazie said…

    Podias completar o currículo e mostrar os grupos que crias e os vídeos que postas na qualidade de ateia.

    Só te lembras do "catolicismo" quando assinas bluesmile como mulher.

    O Bluesmile homem e a mulher que usa estes nicks são ateus militantes e divertem-se a fazer prognósticos acerca dos distúrbios mentais do Papa e dos raios que o fulminam por ele dizer aquelas vergonhas da moralidade reaccionária católica.

    A verdade é que nem os ateus te aturam e até o Murcho diz que causas mais dano à ciência e ao ateísmo com a tua ignorância que se fosses católica.

     
  • At 9 de julho de 2010 às 13:23, Blogger zazie said…

    Ah, e também tens azar porque a link e registo do blogger é igual.

    Hão-de ser problemas de "comportamentos desviantes ou esquizóides negações da realidade",

    para te parafrasear.

    Quanto a isto não ser mera treta da blogosfera, como disseste, nem mentiste.

    Tu própria já garantiste que tens outros meios para desviar católicas. Se os textos forjados que coleccionas entre os ateus não chegarem, há outros meios de lhes "fazer ver a verdade".

    Não sei se fazem parte das técnicas das bruxas maçónicas. Isso já é detalhe que tu deves saber, quando afirmas:

    «De Magdalia a 4 de Abril de 2009 às 14:05
    Afonso, mandei-lhe um e-mail para o endereço de e-mail da Tribuna.
    »



    «De Bluesmile a 4 de Abril de 2009 às 14:35
    Deve ser a pedir a censura dos meus posts

    Se assim for paciência.

    Não é por causa disso que a Teresa deixará de ser confrontada com a verdade , por outros meios mais eficazes que não os blogosféricos.
    »

     
  • At 9 de julho de 2010 às 13:40, Blogger BLUESMILE said…

    Sim, sim, , naturalmente.
    Isto está tudo interligado, os complots mundiais, a Maga Dália amante da religião Wicca,
    o Afonsinho do condado que prega em tribunas e tem amigos gays,
    a associação de cegos e
    amblíopes de Portugal, o senhor esteves, os ateus militantes, o Papa, os padres pedófilos, as fufas, as porteiras que andam a farejar links, as contas bancárias, o facebook, os desvintes de púdicas católicas, os desviantes de menores, os ùteros de aluguer, os coentros, o tou-te-a-ber.
    Sim, sim, que isto está tudo interligado e até há provas on line e a vítima de perseguição de todo este complot intergaláctico é a pobre nazzie .

     
  • At 9 de julho de 2010 às 13:53, Blogger BLUESMILE said…

    Ah e eu sou hermafrodita, sou homem e mulher ao mesmo tempo, tal como sou fufa e barbuda
    ( ai nazzizinha, essas fantasias eróticas recalcadas enchiam um divâ de psicanalista),
    mas o desiderato da nazzie é tão intenso que não murcha mesmo em blogues ateus onde lê e treslê deliciosas prosas.
    As melhoras.

     
  • At 9 de julho de 2010 às 14:08, Blogger zazie said…

    És uma triste.

    Já só te restam os esgares, já que sorriso é coisa que desconheces.

    Trata-te. Metes dó.

     
  • At 9 de julho de 2010 às 17:50, Blogger BLUESMILE said…

    Quedemo-nos então pela compaixão mútua: a nazzie a regurgitar húmidas piedades pela hermafrodita barbuda, inda por cima ateia;

    eu a compadecer-me da sopeira das gárgulas, que, de bata aos xadrezinhos,
    só lubrifica quando está online
    a insultar alguém.
    As melhoras.

     
  • At 25 de agosto de 2010 às 17:58, Blogger Arnaldo Ribeiro said…

    REVELAÇÃO/EXORTAÇÃO
    Urge difundirmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo já vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber em sí, criando Irmãos Espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõe o título do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos já podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE ESSA AÇÃO DE CRISTO: (LC.4.21) – Então passou Jesus a dizer-lhes: Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (JB.14.17) – O Espírito da verdade que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis; porque Ele habita convosco e estará em vós. – Regozijemo- nos ante a presença do Nosso Senhor, e façamos jus ao poder que o Filho do Homem traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

    (MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FÔRA NÃO HAVER NASCIDO:

    E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:

    E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ:

    (MC.14.41) – Chegou a hora, o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores: E hoje, quem desejar interagir com o Filho do Homem e participar da obra comum da nossa criação, deve inteirar-se da fundamentação contida na “Bibliogênese de Israel”, que já está disponível na internet (Editora Biblioteca 24x7). E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta...

     
  • At 30 de dezembro de 2015 às 02:31, Blogger John said…

  • At 21 de junho de 2016 às 04:01, Blogger 柯云 said…

  • At 29 de agosto de 2017 às 04:53, Blogger Unknown said…

  • At 6 de junho de 2018 às 02:04, Blogger jeje said…

  • At 10 de agosto de 2018 às 07:55, Blogger 5689 said…

Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here