quarta-feira, junho 23, 2010
Anti Clericalismo
Algo mudou no inicio da era moderna, quando o protestantismo criou uma nova historiografia, como o objectivo de mostrar que a Igreja está manchada pelo pecado, totalmente corrompida e destruída; já não é a Igreja de Cristo, pelo contrário, é instrumento do Anticristo. Assim, corrompida até ao fundo, já não é Igreja, mas Anti-Igreja.
Naquele momento alguma coisa mudou, e necessariamente nasceu uma historiografia católica para a combater, para mostrar que, não obstante os pecados que inegavelmente tinham sido cometidos e que eram demasiado evidentes, a Igreja Católica ainda continuava a ser a Igreja de Cristo, sempre a Igreja dos santos, a Santa Igreja.
Nesse momento de contraposição entre duas historiografias, na qual a católica se via constrangida à apologética, a mostrar que a santidade da Igreja permanecia, naturalmente atenuou-se a voz da confissão dos pecados da Igreja. A situação agrava-se depois com as acusações do Iluminismo, pensamos em Voltaire (esmaguem a infame!) e no aumento dessas acusações até Nietzsche, com quem a Igreja não só aparece como Anti-Igreja, mas também como o grande mal da Humanidade, que contém em si toda a culpa, que destrói e impede o progresso, sendo os pecados da Igreja aumentados a ponto de se tornarem verdadeiros mitos, de modo a que toda a história das cruzadas, da Inquisição, da feitiçaria, se conforma como uma única visão de absoluta negatividade da Igreja.

Neste panorama a Igreja é obrigada a mostrar que, não obstante os elementos negativos da sua caminhada, continua a ser o instrumento da salvação e do Bem. E não da destruição da Humanidade.
Joseph Ratzinger (Dicionário por Marco Tosatti, Paulus Editora 2006)
posto por cbs

Etiquetas: ,

posted by @ 5:27 da tarde  
1 Comments:
  • At 25 de junho de 2010 às 06:37, Blogger BLUESMILE said…

    "Neste panorama a Igreja é obrigada a mostrar que, não obstante os elementos negativos da sua caminhada, continua a ser o instrumento da salvação e do Bem. E não da destruição da Humanidade."

    Ao contrário do que aconteceu tantas vezes.

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here