domingo, agosto 02, 2009 |
Quando por nós és perscrutado intelectualmente, não és descoberto como és realmente |
"Na bonita oração com a qual conclui o seu comentário ao Apocalipse ressaltando a prioridade que em cada busca teológica da verdade compete ao amor, ele dirige-se a Deus com estas palavras: "Quando por nós és perscrutado intelectualmente, não és descoberto como és realmente; quando és amado, és alcançado".
Ou "A busca da verdade", segundo o Santo Padre Bento XVI.
(em Audiência Geral, no dia 22 de Abril de 2009, dedicada a Santo Ambrósio Autperto)
timshel |
posted by @ 6:48 da manhã |
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7 Comments: |
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não entendo muito bem o Papa. Então ele não é o teólogo da razão?
Para quê esta fregamentação do Homem? Para fazer género?
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em cima do joelho, a minha opinião:
A razão permite adivinhar Deus, mas apenas o amor permite alcançá-Lo.
A necessidade lógica de Deus assim outros indícios referentes às propriedades do Universo permitem adivinhar Deus (talvez por isso o Papa goste tanto da razão) mas não permitem (felizmente) prová-Lo.
Se o Papa quisesse provar a existência de Deus devia mudar de profissão.
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De acordo com o Tim. Deus não se "demonstra", Deus tem que ser mostrado. Mas não esqueçamos, MC, que razão e intuição andam sempre juntas. Digo isto porque não me parece uma fragmentação, a afirmação papal...
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meus senhores,
alguém mais atento confrontar-me-ia no comentátio acima e o post que acabei de escrever no jardim.
bom, admito que o Papa fale na perspectiva que o CBS defende. No meu comentário reajo a uma fragmentação muito presente na Igreja. Relembro a velha dicotomia "corpo/alma".
Sem pretender definir o amor (Deus me livre e guarde) sim, o mesmo é muito mais que emoção. Embora sendo essa faceta mais manifesta e que por vezes oculta o que o amor é. Sendo, creio, um dom de Deus.
Perturba-me pensar em termos de "alcançar" Deus. Creio ser muito mais verdadeiro que Deus nos alcance. E que trabalheira deve ter.
Ninguém pode demonstar Deus a outrém. Testemunhá-lo, talvez.
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"Ninguém pode demonstar Deus a outrém. Testemunhá-lo, talvez"
é isso que eu digo.
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É um tremendo engano dizer-se que este é o Papa da Razão sem se perceber que noção de Razão implica.
Ele é profundamente anti-razão das luzes- a tal que assimilar a razão ao conhecimento meramente científico.
A razão dele é helenística, ou melhor, da patrística, dos Srtomata do Clemente de Alexandria.
Vale a pena ler o que ele escreveu a propósito da brutal crítica ao racionalismo das luzes e tradição kantiana.
Já tive aqui uma conversa com o Vítor a esse propósito.
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Ele até chega a andar próximo do espiritismo e da tradição mística.
Mas é racionalista por herança cultural grega.
E aposto com v.s que estou mais que certa.
Anda meio mundo a dizer bacorada por não se entender o alargamento da Razão que é a principal tarefa deste Papa contra o jacobinismo e positivismo cientoino que anda por aí muito excitado de novo.
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não entendo muito bem o Papa. Então ele não é o teólogo da razão?
Para quê esta fregamentação do Homem? Para fazer género?