terça-feira, março 03, 2009
Citações
A casa de hóspedes

O ser humano é uma casa de hóspedes
Toda manhã uma nova chegada.
A alegria, a depressão, a falta de sentido, como visitantes inesperados.
Recebe e entretém a todos
Mesmo que seja uma multidão de dores
Que violentamente varrem a tua casa e tiram os teus móveis.
Ainda assim trata os teus hóspedes honradamente
Eles podem estar a limpar-te para um novo prazer.
O pensamento escuro, a vergonha, a malícia, encontra-os à porta rindo.
Agradece a quem vem,porque cada um foi enviadocomo um guardião do além.

Rumi
Mestre Sufi do sec. XII
.
Aberto a todas as formas

Meu coração está aberto a todas as formas
É uma pastagem para as gazelas
E um claustro para os monges cristãos
Um templo para os ídolos
A Caaba do peregrino
As Tábuas da Torá
E o livro do Corão.
Professo a religião do amor
E qualquer direção que avancem Seus camelos
A religião do Amor
Será minha religião e minha fé.

Ib'n Arabi
Século XII
.
Este o meu fim e o teu

Minha casa está em ruínas
Os frutos do meu trabalho foram engolidos
E meus filhos não encontram lugar em minha casa
Outro dorme em minha cama.
Eu agora verto lágrimas de arrependimento
E lamento por meus erros
Que meu estado lhe sirva de advertência
Para trabalhar enquanto é tempo.
O pássaro da alma voará
E deixará o corpo desabitado
A relva crescerá sobre o túmulo
E talvez desabroche uma flor.

Abdullah Ansari
Poeta persa nascido em Herat, no século XI
.

posto por vítor mácula, na diferença e deferência
posted by @ 3:19 da tarde  
11 Comments:
  • At 3 de março de 2009 às 15:37, Blogger Vítor Mácula said…

    para os interessados com alguma preguiça bibliográfica:

    http://www.alfurqan.pt/

    http://www.mubar.org/

    o que não cobre, como é evidente, todas as possibilidades corânicas; mas pode servir de ponto de partida aos interessados.

    quanto à questão de entender o outro a partir de si mesmo, é simples: qualquer um de nós tende a ir às fontes que espelham a sua própria atitude; assim, um teoditador duma religião balizará a outra a partir das teoditaduras desta; um teoimbecil como eu tenderá etc; que cada qual seja o que seja no que seja com; carapuças e salários, a Deus a primeira e última palavra

    ámen

     
  • At 3 de março de 2009 às 16:20, Blogger cbs said…

    De acordo Vitor, completamente de acordo.

    Mas depois, resta isto: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim (João 14, 6)

    Quanto mais ando, mais me convenço que Jesus é a mesmo única razão pela qual sou cristão e não adorador do sol. Não há outra razão filosofica ou religiosa, só Ele, a Palavra e a Vida(Morte). Não sei como me arranjaria se vivesse nos gelos de Ganimedes, não sei... Cristo teria lá aparecido?

     
  • At 3 de março de 2009 às 16:53, Blogger Vítor Mácula said…

    oh eu idem idem, cbs, tudo começa em mim e para mim pelo rosto, presença e acção de Cristo. quanto aos gelos de Ganimedes, também cabe a nós que Cristo lá aparecça ;) quanto à aparicção outra do verbo divino que preside a toda a criação, já disse por aqui que isso é um mistério maior no qual não dedilho cordas. limito-me a tentar ser de e por Cristo com e pelos outros, e ao contrário do que possa parecer, nem sequer dou importância de maior às minhas derivas teológicas que se incrustam no meu apelo e busca do Deus de Jesus Cristo que anseio que habite todas as minhas palavras e actos, e unicamente aí ganham o seu sentido e orientação.

    ámen e abraço

    PS: “e unicamente aí ganham o seu sentido e orientação.” Está em itálico LOL

     
  • At 3 de março de 2009 às 16:53, Blogger Nuno Fonseca said…

    Poetas e místicos muçulmanos não são autoridade doutrinária, tal como a poesia de Oscar Wilde e prosa de Chesterton não define o catolicismo.

    Ainda estou à espera duma citação corânica.

     
  • At 3 de março de 2009 às 17:01, Blogger Nuno Fonseca said…

    'Eu agora verto lágrimas de arrependimento
    E lamento por meus erros'

    Aqui está o problema. A Alá a justiça acaba aqui e nem começa.

    Alá aceitaria o arrependimento de Caim, que chorou o seu erro. Mas o Deus bíblico, Javé, condenou Caim pela incapacidade de Caim reparar o estrago.

    Só Jesus consegue ser logicamente misericordioso e justo ao mesmo tempo, porque: 1) pela Sua morte o homem totalmente depravado é capacitado a arrepender-se, e 2) em Cristo o seu mal é pago.

    O mais é irracionalidade. É lamechice negligente; não um amor santo. Sublinho: santo - o atributo mais apontado a Deus na Escritura.

     
  • At 3 de março de 2009 às 17:02, Blogger Vítor Mácula said…

    2.177 . "A virtude não consiste só em que orientais vossos rostos até ao levante ou ao poente. A verdadeira virtude é a de quem crê em Deus, no Dia do Juízo Final, nos anjos, no Livro e nos profetas; de quem distribuiu seus bens em caridade por amor a Deus, entre parentes, órfãos, necessitados, viajantes, mendigos e em resgate de cativos (escravos)."

    a retomar desde o primeiro comentário; como se vê, num dos links está o Corão, com sistema de busca e tudo; mas eu não sou muçulmano, apenas pasmo com a má fé e desinformação voluntária que grassa em todos nós por esse mundo fora e adentro.

    e acabou-se o peditório da peste JAJAJAJAJAJAJAJAJAJAJAJAJAJAJA!

     
  • At 3 de março de 2009 às 17:09, Blogger Nuno Fonseca said…

    De novo, só reafirmas o que disse: Alá contenta-se em quem acredita que ele existe e é caridoso. Mas o mal fica por penalizar. É injusto, logo não é amoroso. Permanece negligente e nada santo: contenta-se com os esforços humanos pelo bem, que neste caso são mero comércio:

    'Acredito que existes. Fiz a minha quota de bem. Quero o Céu. Cobra'.

    Resumindo: salvação por obras. Glorificação do homem. Deus-servo, sub-humano e irresponsável, sem senso de rectidão.

     
  • At 3 de março de 2009 às 19:59, Blogger zazie said…

    Lindo!

    Esta é a grande resposta que se pode dar.

    E serviço público- o proletariado anda a precisar de educação poética

    ehehe

     
  • At 3 de março de 2009 às 21:45, Blogger Nuno Fonseca said…

    Zazie, tentas-me a experimentar concordar com o Vítor só para te ver embasbacada e sem saber o que fazer por não poderes discordar de mim.

    Seria priceless.

     
  • At 3 de março de 2009 às 21:48, Blogger zazie said…

    Estás enganado.

    Não me embasbaco por tão pouco porque gosto mais de poesia que cultivar o espírito de contradição gratuita.

    Mas continuo a dizer que o proletariado precisa de educação poética.

     
  • At 3 de março de 2009 às 22:11, Blogger Nuno Fonseca said…

    Se é por aí, podes ler alguns dos meu poemas proletários. Estão no meu blogue. Perdoa-me o amadorismo. Por outro lado poesia profissional parece-me em si uma contradição (já que estamos nisto).

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here