terça-feira, março 03, 2009 |
Citações |
A casa de hóspedes
O ser humano é uma casa de hóspedes Toda manhã uma nova chegada. A alegria, a depressão, a falta de sentido, como visitantes inesperados. Recebe e entretém a todos Mesmo que seja uma multidão de dores Que violentamente varrem a tua casa e tiram os teus móveis. Ainda assim trata os teus hóspedes honradamente Eles podem estar a limpar-te para um novo prazer. O pensamento escuro, a vergonha, a malícia, encontra-os à porta rindo. Agradece a quem vem,porque cada um foi enviadocomo um guardião do além.
Rumi Mestre Sufi do sec. XII . Aberto a todas as formas
Meu coração está aberto a todas as formas É uma pastagem para as gazelas E um claustro para os monges cristãos Um templo para os ídolos A Caaba do peregrino As Tábuas da Torá E o livro do Corão. Professo a religião do amor E qualquer direção que avancem Seus camelos A religião do Amor Será minha religião e minha fé.
Ib'n Arabi Século XII . Este o meu fim e o teu
Minha casa está em ruínas Os frutos do meu trabalho foram engolidos E meus filhos não encontram lugar em minha casa Outro dorme em minha cama. Eu agora verto lágrimas de arrependimento E lamento por meus erros Que meu estado lhe sirva de advertência Para trabalhar enquanto é tempo. O pássaro da alma voará E deixará o corpo desabitado A relva crescerá sobre o túmulo E talvez desabroche uma flor.
Abdullah Ansari Poeta persa nascido em Herat, no século XI .
posto por vítor mácula, na diferença e deferência |
posted by @ 3:19 da tarde |
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11 Comments: |
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para os interessados com alguma preguiça bibliográfica:
http://www.alfurqan.pt/
http://www.mubar.org/
o que não cobre, como é evidente, todas as possibilidades corânicas; mas pode servir de ponto de partida aos interessados.
quanto à questão de entender o outro a partir de si mesmo, é simples: qualquer um de nós tende a ir às fontes que espelham a sua própria atitude; assim, um teoditador duma religião balizará a outra a partir das teoditaduras desta; um teoimbecil como eu tenderá etc; que cada qual seja o que seja no que seja com; carapuças e salários, a Deus a primeira e última palavra
ámen
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De acordo Vitor, completamente de acordo.
Mas depois, resta isto: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim (João 14, 6)
Quanto mais ando, mais me convenço que Jesus é a mesmo única razão pela qual sou cristão e não adorador do sol. Não há outra razão filosofica ou religiosa, só Ele, a Palavra e a Vida(Morte). Não sei como me arranjaria se vivesse nos gelos de Ganimedes, não sei... Cristo teria lá aparecido?
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oh eu idem idem, cbs, tudo começa em mim e para mim pelo rosto, presença e acção de Cristo. quanto aos gelos de Ganimedes, também cabe a nós que Cristo lá aparecça ;) quanto à aparicção outra do verbo divino que preside a toda a criação, já disse por aqui que isso é um mistério maior no qual não dedilho cordas. limito-me a tentar ser de e por Cristo com e pelos outros, e ao contrário do que possa parecer, nem sequer dou importância de maior às minhas derivas teológicas que se incrustam no meu apelo e busca do Deus de Jesus Cristo que anseio que habite todas as minhas palavras e actos, e unicamente aí ganham o seu sentido e orientação.
ámen e abraço
PS: “e unicamente aí ganham o seu sentido e orientação.” Está em itálico LOL
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Poetas e místicos muçulmanos não são autoridade doutrinária, tal como a poesia de Oscar Wilde e prosa de Chesterton não define o catolicismo.
Ainda estou à espera duma citação corânica.
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'Eu agora verto lágrimas de arrependimento E lamento por meus erros'
Aqui está o problema. A Alá a justiça acaba aqui e nem começa.
Alá aceitaria o arrependimento de Caim, que chorou o seu erro. Mas o Deus bíblico, Javé, condenou Caim pela incapacidade de Caim reparar o estrago.
Só Jesus consegue ser logicamente misericordioso e justo ao mesmo tempo, porque: 1) pela Sua morte o homem totalmente depravado é capacitado a arrepender-se, e 2) em Cristo o seu mal é pago.
O mais é irracionalidade. É lamechice negligente; não um amor santo. Sublinho: santo - o atributo mais apontado a Deus na Escritura.
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2.177 . "A virtude não consiste só em que orientais vossos rostos até ao levante ou ao poente. A verdadeira virtude é a de quem crê em Deus, no Dia do Juízo Final, nos anjos, no Livro e nos profetas; de quem distribuiu seus bens em caridade por amor a Deus, entre parentes, órfãos, necessitados, viajantes, mendigos e em resgate de cativos (escravos)."
a retomar desde o primeiro comentário; como se vê, num dos links está o Corão, com sistema de busca e tudo; mas eu não sou muçulmano, apenas pasmo com a má fé e desinformação voluntária que grassa em todos nós por esse mundo fora e adentro.
e acabou-se o peditório da peste JAJAJAJAJAJAJAJAJAJAJAJAJAJAJA!
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De novo, só reafirmas o que disse: Alá contenta-se em quem acredita que ele existe e é caridoso. Mas o mal fica por penalizar. É injusto, logo não é amoroso. Permanece negligente e nada santo: contenta-se com os esforços humanos pelo bem, que neste caso são mero comércio:
'Acredito que existes. Fiz a minha quota de bem. Quero o Céu. Cobra'.
Resumindo: salvação por obras. Glorificação do homem. Deus-servo, sub-humano e irresponsável, sem senso de rectidão.
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Lindo!
Esta é a grande resposta que se pode dar.
E serviço público- o proletariado anda a precisar de educação poética
ehehe
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Zazie, tentas-me a experimentar concordar com o Vítor só para te ver embasbacada e sem saber o que fazer por não poderes discordar de mim.
Seria priceless.
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Estás enganado.
Não me embasbaco por tão pouco porque gosto mais de poesia que cultivar o espírito de contradição gratuita.
Mas continuo a dizer que o proletariado precisa de educação poética.
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Se é por aí, podes ler alguns dos meu poemas proletários. Estão no meu blogue. Perdoa-me o amadorismo. Por outro lado poesia profissional parece-me em si uma contradição (já que estamos nisto).
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para os interessados com alguma preguiça bibliográfica:
http://www.alfurqan.pt/
http://www.mubar.org/
o que não cobre, como é evidente, todas as possibilidades corânicas; mas pode servir de ponto de partida aos interessados.
quanto à questão de entender o outro a partir de si mesmo, é simples: qualquer um de nós tende a ir às fontes que espelham a sua própria atitude; assim, um teoditador duma religião balizará a outra a partir das teoditaduras desta; um teoimbecil como eu tenderá etc; que cada qual seja o que seja no que seja com; carapuças e salários, a Deus a primeira e última palavra
ámen