segunda-feira, dezembro 01, 2008
Amável Roncalli, o meu Papa
No dia 28 de outubro de 1958, há meio século atrás, era eleito Papa o idoso patriarca de Veneza, Angello Giuseppe Roncalli, que tomava o nome de João XXIII, depois de quase 20 anos de pontificado de Pio XII, muito criticado pela alegada insensibilidade frente à perseguição dos judeus pelo nazismo.
Em menos de cinco anos, a duração de seu pontificado, conseguiu colocar em marcha uma das maiores transformações da Igreja católica romana, que passou do autoritarismo ao conciliarismo, do integrismo ao compromisso com a história, da contra-reforma à reforma, da cristandade medieval à modernidade, da aliança com o poder à Igreja dos pobres, e do anátema ao diálogo.
Colocava fim a quatro séculos de Contra-Reforma, fazendo sua, sem a citar, a proposta de Lutero: A Igreja deve estar em permanente reforma
cbs citando...
posted by @ 1:07 da tarde  
2 Comments:
  • At 1 de dezembro de 2008 às 14:28, Blogger cbs said…

    sou da Igreja de João XXIII, sou da Igreja de Lutero.
    Lutero era um católico que nunca terá imaginado as consequencias da sua afirmação; mas mais não fez do que lutar pela verdade na Igreja, verdade sem a qual não há integridade.

     
  • At 1 de dezembro de 2008 às 23:26, Blogger Pedro Leal said…

    Sim, Lutero não se excluiu, foi excluído. Ele queria apenas reformar a igreja a que pertencia. Mas foi posto de lado porque reconhecia mais autoridade à Bíblia do que ao Papa ou à Tradição.

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here