quarta-feira, março 05, 2008
A Título de Exemplo:
Escutava a Palavra pregada pelo pastor da igreja baptista da cidade, que conhecera recentemente a minha decisão em dar esta vida a Jesus, e que, após pôr termo à oração de despedida, falou-me na mudança a fazer na minha pessoa para receber a graça de Deus:

1. Trocar de óculos (Vogue, transparentes);
2. Tirar os brincos (de preto);
3. Escolher outro chapéu (militar, esquerdista).

Tudo o que desejava era um renascimento espiritual em Cristo, e, em vez, deram-me um Extreme-Makeover, versão retro-heterossexual.

Isto vindo da mesma comunidade que em pleno Portugal pós-revolucionário se dividiu pelas mulheres que não ficaram caladas, e insistiam no pecado de vestir calças e ir ao cinema.

Repensemos.

Nuno Fonseca
posted by @ 10:43 da manhã  
3 Comments:
  • At 5 de março de 2008 às 13:38, Blogger Pedro Leal said…

    Nuno

    Se sempre houve tensão geracional dentro da igreja, como em qualquer outro grupo humano, quanto mais agora nestes acelerados e pós-modernos dias... Mas o exemplo que dás é bom. Porque, no fundo, tanto tu como o Pastor buscavam desde logo o conforto institucional (legítimo, diga-se): tu, querendo mudar o interior mantendo o exterior; o Pastor, procurando garantir à partida a tua harmonização física com o resto da igreja. E não vou advogar aqui a velha formula de cedência mútua para atingir uma plataforma de entendimento. Não o faço, porque isso é o erro estafado e recorrente: procurar na estrutura o que só pode ser conseguido pelo próprio crente. Por muito que soe à generalidade das pessoas como fuga para a frente, frase-feita ou argumentação circular, o essencial, o realmente importante, é o ter em comum o conhecimento e o encontro com Cristo e o amor à Sua Palavra. É isso que faz a igreja. Com brincos ou sem brincos. Com vinho ou sem ele. Com homens de um lado e mulheres do outro ou todos misturados.

     
  • At 5 de março de 2008 às 15:08, Blogger Nuno Fonseca said…

    Um grandessíssimo ámen a tudo o que disseste, Pedro.

    Eu também não desaprovo do dito pastor, pessoa a quem muito respeito, e a sua igreja, mais tradicionalista, têm tanto lugar no Corpo como a mais liberal Assembleia de Deus.

    Não era ele que estava errado, simplesmente aquele não era o meu Monte Sinai; o lugar santo abque Espírito Sto me chamou.

    No fundo é isto: o nosso Deus, sendo trinitário, é uno e plural -- e assim deve ser a igreja.

    Paz.

     
  • At 31 de outubro de 2012 às 13:40, Blogger Unknown said…

    Quando trocou os seus oculos vogue, os doou ou que fez com eles?
    Eu estou pensando em fazer algo assim, mas ainda nao me decidi.

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here