quinta-feira, março 06, 2008
Já que os católicos não se mexem
Vítor Mácula a blogger do Trento!

Tiago Cavaco
posted by @ 4:55 da tarde  
5 Comments:
  • At 7 de março de 2008 às 11:49, Blogger Vítor Mácula said…

    Hã?... bem, seria um interessante espaço para aprofundar tematicamente e entre outras coisas, a minha mariologia.

    Rendas, casas velhas e brinquedos. Mais pró gótico do que pró punk ;)

    Um abraço, Tiago

     
  • At 7 de março de 2008 às 12:20, Blogger Nuno Fonseca said…

    Bem-vindo.

    Mas penso que se pronuncia 'mariolatria'. Lole.

    Paz.

     
  • At 7 de março de 2008 às 12:43, Blogger Vítor Mácula said…

    Ah ah ah!

    Mas a mariologia é a despronunciação e desconstrução da sua própria latria, descobrindo a parte reveladora que cabe a Maria;)

     
  • At 7 de março de 2008 às 14:17, Blogger Nuno Fonseca said…

    Vítor,

    Se calhar é melhor estratégia não irmos por aí, pois não ajuda ao ecumenismo, e bem sabes que a Palavra remete Maria para um papel de fidelidade à lei moisaica, e ao louvor monoteísta e iconoclausta de Javé, o Senhor, sendo que figuras humanas esculpidas para adoração seriam grande heresia para qualquer judia, que apenas associava tal prática idólatra ao ocidente decaído.

    Isto nem indo à Palavra, que inviabiliza completamente uma co-redenção, ou co-mediação, sublinhando a condenação da idolatria e todo o acréscimo à revelação dada à igreja pelos apóstolos, e tudo o que se intrometa entre o homem e Cristo, o único cujo sangue derramado na cruz pode redimir-nos, e que pela ressurreição nos fez achar a vida.

    Paz.

     
  • At 7 de março de 2008 às 17:43, Blogger Vítor Mácula said…

    Nuno.

    Bem, eu não tenho estratégia, a não ser partilhar o que vivo e penso e etc. Evidentemente que ter falado logo da mariologia é uma clássica provocação ao protestantismo, e embora o tivesse feito em tom de brincadeira, passa-se que tenho e vivo uma mariologia. Se isso é motivo de divisão (como é que se diz nos jornais, fracturante) e é política do Trento não enveredar por fracturações, tudo bem. Aliás, eu nunca começaria a postar sem perguntar por mail a vossas senhorias as regras que pudesse haver. Mas pelo menos até publicar o meu primeiro post, mantenho o estatuto de comentador ;)

    Tudo o que avanças é aliás, e como sabes, extremamente pertinente. Mas então, prefiro quedar-me até saber disso da estratégia ou regras de convivência, que evidentemente respeitarei, ou recusarei mantendo-me então no papel de leitor e comentador.

    Também não sei se quero ajudar ao ecumenismo; mas aqui depende muito do que se está a falar quando se diz tal. Também deixaria isto para quando se definisse a minha participação e etc

    Agape ;)

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here