quarta-feira, março 19, 2008
Insultos de comunóide ofendido sempre são melhores que fogueiras absolutistas
Até compreendo que os católicos deste blogue, por falta de sensatez, julguem que a igreja evangélica seja apenas a versão não-romana do Vaticano, em que o protestante mais influente (tipo: presidente americano) nos é uma espécie de Papa, a quem obedecemos uniformemente, e que devemos por ele responder cada vez que ele nos visita o altar, mas aqui constato que os níveis de provincianismo neo-inquisidor quebra já o termómetro trentista.

E como este é mais um caso de 'Antes de moveres o cisco do olho do teu irmão, tira o tronco do teu', peço aos meu manos catós que não me obriguem a repostar fotos do sr Adolfo e bispos romanos de mãos dadas, ou frescos das cruzadas; ambos não evolvendo armas de destruição maciça.

Mas pergunto sinceramente: porque haverão os cristãos evangélicos portugueses de se responsabilizar por um outro, americano, numa decisão de política externa, que nem concerne a fé, que é o único ponto comum com ele?

E se sim, como explicam Giuliani?

Nuno Fonseca
posted by @ 11:46 da manhã  
9 Comments:
  • At 19 de março de 2008 às 12:20, Blogger CC said…

    Caro Nuno,
    devolvo-te a pergunta: porque haverão os cristãos evangélicos portugueses de se responsabilizar por um outro, americano, numa decisão de política externa, que nem concerne a fé, que é o único ponto comum com ele?
    Não sei. Não compreendo. Tens de perguntar a quem se abespinha cada vez que se critica o Bush.

    Estou-me nas tintas para o que pensa o Giuliani.

     
  • At 19 de março de 2008 às 12:29, Blogger Nuno Fonseca said…

    E eu estou-me nas tintas para o que se pensa do George W.

    Mas o tom do teu post foi 'como diriam os nossos amigos protestantes', o que penso ser um eufemismo para 'Tiago Cavaco', que, como qualquer outro indivíduo, responde por ele mesmo, mas à luz de quem toda uma fé não deve ser estereotipada.

    E a minha irritação é só essa: raiva contra o preconceito muito português de estrangeirar e demonizar o cristão que não é católico-romano.

    Paz.

     
  • At 19 de março de 2008 às 13:13, Blogger CC said…

    Ó que caralho!,
    o «como diriam os nossos amigos protestantes» vem na sequência do «still counting», que é uma brincadeira que faço com o irritante gosto de muitos trentistas de postar em inglês. Não tem nada a ver com o Tiago.

    A referência ao Tiago prende-se a posição dele (e não dos evangélicos em geral) face à guerra ao Iraque e, em especial, com um poste recente dele no Voz do Deserto, em que ele escreve o seguinte: «Se em política as mentiras graves não forem assuntos de pi__otas e c__inhas serão assuntos do quê?».
    E perguntei-lhe (a ele, Tiago Cavaco, e não a todos os evangélicos do mundo) «Sim, serão assunto do quê, Tiago? Em que outro assunto podem as mentiras dos líderes políticos serem graves?
    Não estou a ver. Talvez sobre a g_erra?
    »

    Nunca disse nem insinuei que todos os evangélicos defendem o modo como foi preparada esta guerra. Ou que esta foi uma guerra de evangélicos.
    E, sim, há católicos que apoiaram a guerra, e alguns ainda a defendem hoje, já depois de se conhecer o embuste e as mentiras em que ela se sustentou. E então?
    Como católico, interessa-me a posição da Santa Sé e não a do católico Zé dos Anzóis ou do colunista da revista da moda.

    E continuo sem perceber por que razão uma crítica ao Bush e à sua administração (e não ao mundo evangélico) causa tais mecanismos de defesa.

     
  • At 19 de março de 2008 às 14:33, Blogger Nuno Fonseca said…

    CC,

    Por mecanismos de defesa podes também dizer 'apologética', e não há mal nela, quando feita racionalmente, não desculpabilizando onde há culpa, mas evindencianda a ausência dela quando atribuída injustamente.

    Podes não ter intentado generalizar a posição dos evangélicos no George Bush, mas a tua linguagem deu azo a essa interpretação, que é, sim, um nervo muito sensível entre os protestantes portugueses, pelo histórico preconceito que nos pinta como hereges e estrangeirados.

    Paz.

     
  • At 19 de março de 2008 às 15:48, Blogger zazie said…

    O que é que tem o Giuliani? até foi execelente mayor.

    Só há uma grande pancada nestas tretas- é que já me fartei de ler por aqui que se andou a apoiar a administração Bush e a guerra do Iraque e agora não se pode fazer um post a falar dos mortos que daí vieram.

    Porque, completamente idiota é algum português pensar que pelo facto de mandar uns artigos para a Atlãntico ou para um blogue, o Bush sabe e fica muito contente com o apoio.

     
  • At 19 de março de 2008 às 15:55, Blogger zazie said…

    E depois, o "comunóide" do CC está tão out das catalogações de hoje em dia que só por burrice se poderia ver no que escreve qualquer semelhança com o BE.

    Até eu, que tenho pó a tudo o que é de esquerda, sou obrigada a linkar posts dele...

    Um conservador é um conservador é um conservador.

    E isso, nos dias que correm separa as águas. Até o Tim ao pé dele passa por jacobino

    ":O)))

     
  • At 19 de março de 2008 às 16:28, Blogger Nuno Fonseca said…

    O Giuliani foi um exemplo dum católico que apoiou a guerra.

    Mas ó Zazie, eu não disse que o CC era cumonóide, mas apenas a estética do discurso dele.

    Se calhar até sou mais eu que ele.

    Paz.

     
  • At 19 de março de 2008 às 16:56, Blogger zazie said…

    Apoiou, como? aquilo é tudo patriotismo, mas o gajo não tinha poder para apoiar nada. Eu ainda gosto do Giuliani. Dava um bom presidente da Câmara de Lisboa

    ":OP

    A boca do comunóide BE não era para ti, era para outro post mais atrás mas isto encravou.

    Claro que o CC é um comuna desgraçado. Mas é daqueles que já não se fazem. Por isso nem é de esquerda

    ":OP

     
  • At 19 de março de 2008 às 16:57, Blogger zazie said…

    beijocas para ti e boa Páscoa.

    Eu vim só para defender o malandro do CC porque ele tem muito sentido de humor e eu vendo-me sempre por uma boa piada.

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here