terça-feira, fevereiro 05, 2008
Da religião na América
Em oposição às teses que sustentavam uma retracção da religião à medida que proliferavam os ideais de liberdade e de humanismo, na América, a vitalidade religiosa conduziu ao ideal de liberdade e à própria modernidade.
Helena Vilaça, Público 5-02-2008

A isto, importa-me ressalvar o laicismo do aparelho de estado, que é instrumental.
O facto do politico ser religioso não é contraditório com a neutralidade do estado perante as religiões, tal como com as ideologias. Assim como me parece um erro e uma redução escrever na constituição "a caminho do socialismo", parece-me também um erro a confessionalidade religiosa da coisa pública.

Repito que isso não é obstáculo à religiosidade na política - como demonstra a América - direi mesmo que, só com um espírito religioso poderemos resolver os problemas do Poder.
Não passa de um mito (falido) a ideia iluminista europeia de que o ateísmo, ou mesmo o agnosticismo, são avanços evolutivos da Humanidade. São avanços mas na direcção do vazio.
cbs
posted by @ 2:17 da tarde  
5 Comments:
  • At 6 de fevereiro de 2008 às 06:28, Blogger timshel said…

    uma excelente defesa da laicidade com a qual estou inteiramente acordo

     
  • At 7 de fevereiro de 2008 às 09:47, Blogger Scott said…

    Também questiono se o ateismo e o agnosticismo representam um avanço. São posições já antigas. Andam com mãos dadas, por assim dizer. A afirmação "não há deus" é só um pouco mais velho que a resposta: "não podemos saber com certeza." As duas representam uma fuga ao que não podemos controlar. A tal fuga é só a primeira numa série que acaba por ser uma fuga à responsabilidade. Só Deus nos salva disso.

     
  • At 17 de junho de 2009 às 22:23, Blogger Flavinha said…

    Deixo esse comentarios.Ler é muito bom por, isso vocês estão aprovados

     
  • At 17 de junho de 2009 às 22:35, Blogger Flavinha said…

    A religião de vocês é maravilhosa,não sabia que vocês usavão a politica na cultura religiosas,a imagem também é muito bonita vocês sabem como satisfazer um leitor. .Muito legal o trabalho de vocês ADOREI , AMEI , BJSSSS.

     
  • At 25 de agosto de 2009 às 02:55, Blogger Unknown said…

    esse blogger tem muito poca coisa
    coloq mais coizas

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here