sábado, março 17, 2007
relativismo
Soube hoje (através da coluna do João Pereira Coutinho no Expresso - por vezes, como hoje por exemplo, aparecem curiosidades interessantes neste tipo de artigos) que o Papa Urbano XVIII proibiu o uso do tabaco em 1624. A proibição seria removida no século seguinte. Mas durante algumas dezenas de anos fumar terá sido um pecado grave expressamente proibido pelo Santo Padre.

Eu não fumo mas também não tenho nenhuma posição particular no que diz respeito a estas questões (estou-me aliás fundamentalmente nas tintas para elas). Até gosto de canto gregoriano.

timshel
posted by @ 5:31 da tarde  
3 Comments:
  • At 17 de março de 2007 às 19:59, Blogger zazie said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 17 de março de 2007 às 20:00, Blogger zazie said…

    Ja´estive para postar os sermões contra o tabaco. Têm uma história muito engraçada. Começaram com ligação aos manifestos contra o alcool dos romanos e depois seguiram com a Igreja Católica. Mas os principais adeptos foram protestantes

    Tenho um demónio do tabaco no Cocanha. Acho que foi o primeiro boneco que postei para ilustrar o antigo lema do blogue, e da Tallulah: "never practice two vices at onde"

     
  • At 17 de março de 2007 às 20:06, Blogger zazie said…

    toma lá um

    The devil of tobacco "drinking." From William Hornby's The Scourge of Drunkennes, an anti-smoking pamphlet printed by G. Eld for Thomas Baylie, London, 1618.
    http://www.imagesonline.bl.uk/britishlibrary/controller/subjectidsearch?id=8246&startid=35454&width=4&height=2&idx=2

    meditation of the flesh and spirit" and "A prayer against temptation".

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here