quinta-feira, fevereiro 22, 2007 |
eu explico: (1) da doutrina |
Credo in unum Deum Patrem omnipotentem, factorem caeli et terrae, visibilium omnium et invisibilium Et in unum Dominum Jesum Christum, Filium Dei unigenitum, et ex Patre natum ante omnia saecula. Deum de Deo, lumen de lumine, Deum verum de Deo vero. Genitum, non factum, consubstantialem Patri: per quem omnia facta sunt. Qui propter nos homines et propter nostram salutem descendit de caelis. Et incarnatus est Spiritu Sancto ex Maria Virgine, et homo factus est. Crucifixus etiam pro nobis sub Pontio Pilato; passus et sepultus est, Et resurrexit tertia die, secundum Scripturas, et ascendid in caelum, sedet ad dexteram Patris. Et iterum venturus est cum gloria, judicare vivos et mortuos; cujus regni non erit finis. Et in Spiritum Sanctum, Dominum et vivificantem: qui ex Patre Filioque procedit. Qui cum Patre et Filio, simul adoratur et conglorificatur: qui locutus est per prophetas. Et unam, sanctam, catholicam et apostolicam Ecclesiam. Confiteor unum baptisma, in remissionem peccatorum. Et exspecto resurrectionem mortuorum, et vitam venturi saeculi. Amen.
A ver se continuo amanhã. José |
posted by @ 11:25 da tarde |
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3 Comments: |
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:) Boa José, às vezes nas conversas perdemos o Norte... mas Ele tá lá, é só reparar Nele...
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Comento aqui o que o Miguel diz logo abaixo sem campo de comentários: isto não é maifestação de diversidade, isto não é uma possível reposta, isto é a definição de catolicismo pelo concilio de Niceia. isto não é doutrina: é o núcleo central da fé cristã a que se adere de formas diferentes. a diferença está na forma de adesão. ou algum católico afirma em consciência não professar alguma parte disto? há, é claro a questão do filioque mas isso são minudências para ortodoxos...
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Estas, evidentemente, são algumas das "coisas essenciais". Outras, por exemplo, e entrando já a toda a força pelo lado polémico (o que nos separa dos irmãos protestantes), podem ser a Transubstanciação, a Imaculada Conceição e a realidade (não apenas simbólica, mas efectiva) dos sacramentos. Outra coisa que julgo ser essencial é concordar com pelo menos a grande maioria dos pontos da moral católica (não sendo dogma, admito que um católico pode ser seriamente católico e discordar de algumas, mas se for a maioria, começo a suspeitar que não leu de facto as justificações dos teólogos e do Magistério, que vão beber à Bíblia e à Tradição, tipicamente. Se não leu, que leia e depois converse.) Mas eu sou uma daquelas pessoas um tanto estrita...
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Boa José, às vezes nas conversas perdemos o Norte... mas Ele tá lá, é só reparar Nele...