sábado, fevereiro 17, 2007
notícia Pública
Redes religiosas essenciais na prevenção da sida
16.02.2007, António Marujo
As organizações religiosas desempenham um papel fundamental na prevenção do HIV/sida, afirma um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), que alerta, ao mesmo tempo, para a necessidade de uma maior colaboração entre essas organizações e as agências públicas.
Redigido a partir da realidade de dois países africanos - Zâmbia e Lesoto - o relatório (www.who.int/hiv) foi divulgado em Washington (Estados Unidos) e em Genebra (Suíça), onde está a sede da OMS.
«As organizações religiosas são uma parte vital da sociedade civil», diz Kevin de Cook, director do departamento da OMS para o HIV/sida. «Uma vez que garantem uma proporção substancial do apoio nos países desenvolvidos, ajudando muitas vezes as populações mais vulneráveis a viver sob condições adversas, as organizações de base religiosa devem ser reconhecidas como contribuidoras essenciais para os esforços universais de acesso» à prevenção, acrescenta o mesmo responsável.
O relatório calcula que entre 30 por cento e 70 por cento das infra-estruturas de saúde em África têm uma referência religiosa. Mas a cooperação entre essas instituições e os programas de saúde públicos é ainda reduzida, nota. Ligados só à Igreja Católica, em todo o mundo, estão 26,7 por cento dos centros de tratamento, de acordo com o cardeal mexicano Javier Lozano Barragan, presidente do Conselho Pontifício para a Saúde.

Carlos Cunha
posted by @ 12:34 da tarde  
2 Comments:
  • At 17 de fevereiro de 2007 às 19:40, Blogger cbs said…

    O domínio humanitário é exemplo flagrante de eficácia, especialmente em Àfrica, na cooperação trilateral entre uma organização integovernamental do grupo da ONU, um constelação de organizações na maioria dos casos de origem religiosa (mas não só)e os estados.
    O relevo maior vai para as ONG em parceria com a OMS; o elo fraco são os estados.

    Exemplo flagrante da mudança na cena internacional destes tempos, relevo dos actores não estatais, apagamento e ineficácia dos estados.

    Esta é uma vertente do novo paradigma na cena internacional: supranacionalidade e cooperação, a materialização da visão idealista.
    Caracteristicas ainda muito frágeis (e com corrupções, a que as organizações religiosas são menos vulneráveis) mas já fundamentais e em crescendo.

     
  • At 20 de fevereiro de 2007 às 12:36, Blogger Miguel Marujo said…

    Fossem os bispos portugueses e também estas redes religiosas andariam longe da "verdade revelada e da doutrina da Igreja".

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here