quinta-feira, dezembro 10, 2009
Blankets
Blankets é uma novela gráfica de Craig Thompson, de 2003, mais uma preciosidade que o João Leal me fez chegar. É a história, entre outras histórias, da ruptura do autor com o ambiente e a educação evangélica (ou fundamentalista, conforme queiram) vivida numa pequena cidade de província. Mesmo preferindo outro final (mas se o final fosse pró-evangélico o livro não sairia, por certo, das prateleiras de literatura religiosa…), trata-se de uma excelente peça de arte e de um documento sobre as vivências de infância e juventude numa família fundamentalista (em parte transponíveis para Portugal).
Lembrei-me do quadradinho acima por causa da presente e mediática Cimeira de Copenhaga. Tornou-se o Ambiente uma questão dogmática?
Pedro Leal
posted by @ 12:37 da tarde  
7 Comments:
  • At 11 de dezembro de 2009 às 00:35, Blogger cbs said…

    dogmática e política, e mexendo em dinheiro, amplia o dogmatismo.
    mas não te preocupes Pedro, este planeta tem um bioma dinâmico, já sofreu muitos aquecimentos globais, já tratou da saúde a muitas espécies, e "no pasa nada". se o macaco nú não aguenta, temos pena...

    mas a aldrabice cientista também se vem ampliando, desde aquela treta da fusão nuclear a frio.

     
  • At 11 de dezembro de 2009 às 17:06, Blogger zazie said…

    Porque é que v.s não deixam de lado as fitas de mercearia que nada interessam e não comentam mas é coisas destas .

    Há-de estar o ateísmo militante a proibir tudo e a impor o mundo às avessas e os crentinhos a perderem tempo em querelas bizantinas do sexo da poluição ou do dinheiro.

     
  • At 11 de dezembro de 2009 às 17:08, Blogger zazie said…

    Esta merda dos esquentamentos climáticos foi a maior imbecilidade que podiam ter inventado para fazer passar como boa a puta da poluição.

    Como se a Ciência fosse bruxaria divina e as consequências a milhares de anos invalidassem a trampa em que está o planeta pela fuçanga do carcanhol.

    Leiam Teixeira de Pascoaes que ecologvia é poesia e a Criação é a única coisa sagrada.

     
  • At 11 de dezembro de 2009 às 17:10, Blogger zazie said…

    Eu cada vez me convenço mais que a crença religiosa é uma crença de segunda por que, em desviando para as ideologias, os ateus ficam mais fanáticos que um jihadista e os crentes mais indiferentes que um calhau.

     
  • At 11 de dezembro de 2009 às 17:13, Blogger zazie said…

    Um ateu militante é alguém que é capaz de servir uma religião para combater qualquer religião.

    E um crente ideológico é sempre alguém capaz de alinhar ao lado do ateísmo em nome de um paraíso ideológico comum.

     
  • At 11 de dezembro de 2009 às 19:08, Blogger Pedro Leal said…

    cbs

    Não julgues que não partilho algumas das preocupações "ecologistas" - afinal somos responsáveis pelo planeta que Deus nos deu. Mas quanto a fés já estou servido. Já agora, não é o "bioma dinâmico" que tem a última palavra... aliás, provalmente uma das razões para este alarmismo todo é o "macaco nú" julgar-se mais importante do que é.

    zazie
    Essa é uma preocupação séria. A questão é que essa gente nunca respeitou a religião, apenas a tolerou, até às vezes com um certo paternalismo, e com o poder na mão...

     
  • At 11 de dezembro de 2009 às 23:28, Blogger cbs said…

    Só para esclarecer a minha posição; apesar de preferir menos fumo, e de ter "preocupações ecologistas" como dizes Pedro, sou tão adepto do carro eléctrico como da energia nuclear. Lamento o ecologismo fanático.
    Mas lamento também o boicote de projectos como o dos veículos eléctricos por interesse das industrias a petróleo (e compreendo que se evitem cortes abruptos).
    E lamento ainda mais as manipulaçoes pseudo científicas como foi o caso da "fusão a frio" e parece ser o caso do aquecimento global (já ninguém se lembra da febre do arrefecimento global nos anos 80 se não estou em erro).

    Fundamentalmente, que se entendam e se deixem de aldrabices. Não preciso que me provem os males da poluição para saber que devo cuidar do ambiente.

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here