quarta-feira, fevereiro 04, 2009
I. A simbiose histórica entre razão e fé na cultura cristã
A questão de partida é angústia do Homem perante a vida e o trágico destino final. Agindo, sentindo, pensando, o ser humano tenta compreender a realidade em que se insere, procura um sentido para a existência, busca uma causa primeira, em suma, busca a Verdade.
As religiões do mito primordial são a primeira resposta a essa interrogação fundamental. A função desse “saber” não é apenas explicativa, mas simultaneamente normalizadora (moral) da vida social, uma necessidade para a sobrevivência humana.
Curiosamente, houve um local, onde a moral não impôs as suas regras de comportamento, pela via religiosa. Na Grécia antiga desenvolveu-se um modo de pensar extremamente elaborado, a interrogação apoiada nas regras do juízo, aquela forma de pensar que depois designámos por pensamento racional ou filosofia (amor pelo saber).
E substituindo o Úrano primevo, tornado antropofágico, pelos deuses humanizados do Olimpo, a filosofia grega tomou para si o lugar das religiões míticas, na busca de respostas ao mistério do Ser. Com excepção dos cínicos, toda a filosofia grega conduz ao Absoluto, e particularmente Platão, identifica um mundo supra-sensível – acessível por meio da ascese – com a Alegoria da caverna, onde o homem vê sombras da Luz, dos arquétipos ou ideias puras, do Bem, do Bom, do Belo; valores positivos de onde decorrem outros, negativos, estabelecendo uma Moral, como um caminho para a Felicidade.
O cosmopolitismo do império romano, dominado de início pela filosofia grega, com destaque para os estóicos, veio permitir, por uma via judaica, a introdução da fé num deus único. A conjunção da filosofia grega com o judaísmo cristão, possibilitou essa simbiose entre razão e fé, desenvolvida depois, ao longo da idade média, pelos filósofos cristãos, como o platonismo de Agostinho de Hipona (séc. V) ou o aristotelismo de Tomás de Aquino (séc. XIII).
Introduzida a fé no domínio filosófico, a filosofia tranformou-se num poderoso auxiliar da religião, na busca de sempre: a Verdade absoluta.
cbs - à Mc
posted by @ 10:17 da tarde  
11 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here